Faturou o Pedido de Venda para o seu cliente, mas por algum motivo, você precisa fazer a devolução dessa mercadoria? Fácil, veja os passos abaixo:

1. Menu de Pedidos de Venda

Acessando o Menu de Vendas e NF-e, clique na opção "Etapas dos Pedidos", no grupo Venda de Produto mencionado na figura acima.

2. Localizando a Nota Fiscal a ser devolvida

  1. utilize esse campo para pesquisar a nota fiscal, seja pelo nome do cliente ou pelo número da nota.
  2. dê dois cliques no card para abrir a nota.

3. O pedido faturado

Clique no botão "Devolver".

3.1. Confirmando a Devolução de Venda

  1. clique no botão "Sim" para confirmar a devolução.

4. Escolhendo uma das opções (Importar a nota do cliente ou Gerar uma nota de devolução)

  1. se o seu cliente gerou uma nota fiscal retornando as mercadorias, você pode digitar a chave de acesso ou selecionar o XML da nota.
  2. caso contrário, você mesmo pode criar essa nota.

5. Preenchendo / alterando o Pedido de Devolução

  1. Motivo da Devolução. Motivo pela desistência da venda. Já existem alguns motivos cadastrados, mas você pode incluir um novo e o melhor de tudo, é no próprio campo. O "Motivo da Devolução" informado é destacado nos "Dados adicionais" do DANFE ;-)
  2. Itens que compõem a Devolução. Selecione o item e clique no botão "Editar Item", para abrir as características do produto.

Para realizar a devolução total do pedido, basta informar:

  1. CFOP da Devolução. Informe o CFOP que será utilizado e clique no botão "Salvar". Caso queira, você pode editar os impostos também. Se por ventura você não souber qual CFOP e/ou impostos utilizar, dê um #alo para o seu amigo contador! ;-)

Se a devolução for parcial, ou seja, uma quantidade inferior ao que foi vendida ou a devolução de apenas um dos itens, basta clicar no botão Editar item", para alterar a quantidade a ser devolvida ou o botão "Excluir" para excluir o produto que não será devolvido.

5.1. Alterando a quantidade e informando o CFOP

  1. Quantidade. Quantidade que está sendo devolvida do produto.
  2. CFOP. CFOP é a sigla de Código Fiscal de Operações e Prestações, das entradas e saídas de mercadorias, intermunicipal e interestadual. É um código numérico que identifica a natureza de circulação da mercadoria, ou seja, indica qual operação você fazendo. Converse com seu contador para entender quais CFOP's você deve utilizar.

5.2. Definindo os impostos ICMS, ICMS Substituição Tributária, IPI, PIS e COFINS

Acesse as abas "ICMS", "ICMS Substituição Tributária", "IPI", "PIS" e "COFINS", conforme indicado na figura acima, e preencha as informações necessárias para o cálculo dos impostos. Seu contador pode te ajudar bastante e ele é a pessoa indicada para responder o que você deve colocar em cada campo, pois isso varia muito em função do enquadramento legal de sua empresa x o produto que você está devolvendo x o tipo de operação que está sendo realizada.

6. Conferindo e Concluindo o pedido de Devolução

Clique no botão "Conferir" para verificar se todas as informações estão de acordo.

6.1.

Você também pode gerar a pré-nota, basta clicar no botão "Veja como vai ficar o DANFE (pré-nota)" e, se tudo estiver de acordo, clique no botão "Concluir Devolução de Venda".

6.2. Pré-nota

7. Acompanhando a Devolução

Depois de solicitar a devolução do pedido de devolução de venda você pode (e deve...) acompanhar a resposta da Secretaria da Fazenda (SEFAZ).

7.1. Acessando o Pedido de Devolução de Venda

Acesse o Menu de Vendas e NF-e e clique em "Exibir todas" no grupo Devolução de Venda, conforme mencionado na figura acima.

7.2. Analisando a resposta da Secretaria da Fazenda (SEFAZ)

O Omie demonstra através de uma representação em cores, destacada na Situação o que representa o pedido de devolução de venda conforme indicado na figura acima, o que está acontecendo:

  1. ✓ Concluído: sucesso! a solicitação foi autorizada pela Secretaria da Fazenda (SEFAZ) e a nota fiscal foi gerada. Nesse momento, após a autorização, a conta a pagar será gerada no módulo "Finanças", assim como serão geradas as entradas no estoque dos produtos devolvidos.
  2. • Concluído (aguardando retorno da SEFAZ): a solicitação ainda está sendo analisada e processada pela Secretaria da Fazenda (SEFAZ). Calma aí :)
  3. • Pendente: são pedidos de devoluções que ainda não foram concluídos.
  4. • Concluído (NF-e rejeitada): a solicitação foi rejeitada pela Secretaria da Fazenda (SEFAZ). Nesse caso a nota fiscal não foi gerada.
  5. × Cancelado: são notas fiscais que foram canceladas.

A atualização da situação de cada solicitação de emissão de nota fiscal (com suas respectivas cores) é feita de forma automática pelo Omie a cada 10 segundos.

8. Entendendo e resolvendo "os vermelhos"

Quando uma solicitação de emissão de nota fiscal é rejeitada pela Secretaria da Fazenda (SEFAZ), isso pode ocorrer por duas principais razões:

  1. a Secretaria da Fazenda (SEFAZ) está fora do ar. Sim, Terráqueos, a Secretaria da Fazenda (SEFAZ) vira e mexe fica fora do ar. Nessa situação, você pode entrar novamente no pedido e clicar para Reenviar a NFe.
  2. alguma informação está errada no pedido de devolução de venda e foi criticada pela SEFAZ. Aqui é com você: descubra e ajuste o que está errado. Para isso, acesse a aba "Mensagens SEFAZ" do pedido de devolução de venda.

8.1. Verificando exatamente o que a Secretaria da Fazenda (SEFAZ) te falou

  1. marque a opção "Exibir todas as mensagens de comunicação com a SEFAZ". Ao marcar essa opção você visualiza todas as mensagens que a SEFAZ retorna. Vários tipos de inconsistência podem ser apresentados. De forma geral, as mensagens são auto-explicativas. Você deve analisar cada uma, providenciar o devido ajuste, salvar e reenviar o pedido de devolução de venda, conforme a imagem acima.
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