Passar para o conteúdo principal

Rejeição NFS-e: Informe um código de tributação nacional existente na data de competência informada na DPS, conforme a lista de serviços nacional

Padrão: SefinNacNFSe

Pedro Freitas avatar
Escrito por Pedro Freitas
Atualizado há mais de 3 semanas

Neste artigo, você encontrará as possíveis causas para uma rejeição no padrão SefinNacNFSe, além das orientações necessárias para resolvê-las.

⚠️ Antes de iniciar qualquer ajuste, certifique-se de qual é o padrão utilizado pela sua prefeitura.


Motivo

Essa rejeição pode ocorrer durante a emissão de uma NFS-e quando a prefeitura identifica que o código de serviço informado no campo "Código do serviço ou CNAE" está incorreto e precisa ser ajustado.

💡 Código de Tributação Nacional

Em alguns municípios, além do código de tributação nacional, também é necessário informar o código de tributação municipal, que é específico da Prefeitura.

Se o contribuinte informar apenas o código nacional e ainda assim a nota for rejeitada, é importante verificar o que está sendo exigido pela Prefeitura.

O que fazer nesse caso?

Acesse um XML da nota fiscal emitida pelo Portal Nacional da NFS-e e verificar se existe a tag <cTrbMun>, que representa o código municipal exigido.

Como preencher no Omie

Quando for necessário enviar ambos os códigos (nacional e municipal), utilize o seguinte formato no campo de Código de Serviço: 171901/001

  • 171901 → Código nacional (LC 116)

  • 001 → Código municipal (específico da Prefeitura)


Solução

1) Para correção, acesse o menu suspenso do módulo de “Serviços e NFS-e” e clique em “Exibir Todas”:

2) Dê um duplo clique sobre a Ordem de Serviço rejeitada de interesse:

3) Na aba "Serviço", preencha o campo “Código do serviço ou CNAE” e clique em "Salvar":

💡 Em caso de dúvidas sobre o preenchimento, consulte sua contabilidade.

4) Com as informações ajustadas, clique em “Reenviar “NFS-e”:


📚 Artigos Relacionados

Respondeu à sua pergunta?