Neste artigo, você encontrará as possíveis causas para uma rejeição no padrão SefinNacNFSe, além das orientações necessárias para resolvê-las.
⚠️ Antes de iniciar qualquer ajuste, certifique-se de qual é o padrão utilizado pela sua prefeitura.
Motivo
Essa rejeição pode ocorrer durante a emissão de uma NFS-e quando a prefeitura identifica que o código de serviço informado no campo "Código do serviço ou CNAE" está incorreto e precisa ser ajustado.
💡 Código de Tributação Nacional
Em alguns municípios, além do código de tributação nacional, também é necessário informar o código de tributação municipal, que é específico da Prefeitura.
Se o contribuinte informar apenas o código nacional e ainda assim a nota for rejeitada, é importante verificar o que está sendo exigido pela Prefeitura.
O que fazer nesse caso?
Acesse um XML da nota fiscal emitida pelo Portal Nacional da NFS-e e verificar se existe a tag <cTrbMun>
, que representa o código municipal exigido.
Como preencher no Omie
Quando for necessário enviar ambos os códigos (nacional e municipal), utilize o seguinte formato no campo de Código de Serviço: 171901/001
171901 → Código nacional (LC 116)
001 → Código municipal (específico da Prefeitura)
Solução
1) Para correção, acesse o menu suspenso do módulo de “Serviços e NFS-e” e clique em “Exibir Todas”:
2) Dê um duplo clique sobre a Ordem de Serviço rejeitada de interesse:
3) Na aba "Serviço", preencha o campo “Código do serviço ou CNAE” e clique em "Salvar":
💡 Em caso de dúvidas sobre o preenchimento, consulte sua contabilidade.
4) Com as informações ajustadas, clique em “Reenviar “NFS-e”: