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Minha NFS-e foi rejeitada, e agora?

Neste artigo, descubra mais sobre como identificar uma rejeição de serviços (NFS-e) no Omie e como solucioná-la.

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Escrito por Thais Oldani
Atualizado há mais de 3 semanas

No Omie, você pode emitir Notas Fiscais de Serviço utilizando uma Ordem de Serviço ou através de um Contrato de Serviço.

Sabemos que no momento de emitir a sua NFS-e você pode encontrar alguma rejeição inesperada por parte da Prefeitura.

Mas não se preocupe: preparamos este artigo especialmente para te ajudar a identificar, entender e corrigir qualquer rejeição de forma simples e rápida! 🚀

💡 Dicas

  • Se a rejeição da sua NFS-e não estiver descrita no nosso Guia de Rejeições, fique tranquilo: nosso suporte está pronto para te ajudar.

    Entre em contato conosco e informe que há uma NFS-e rejeitada. Identificaremos o problema e apontaremos a correção necessária para que sua nota seja emitida.

  • Para rejeições relacionadas a Notas Fiscais de Produto, clique aqui.

Tópicos do Artigo:


Por que as rejeições ocorrem?

Uma Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e) pode ser emitida através de dois tipos: Webservice ou TXT.

No Omie, para emitir uma NFS-e via webservice, as informações inseridas na Ordem de Serviço (OS) ou em um Contrato de Serviço são organizadas e formatadas em um arquivo XML e enviadas automaticamente para a Prefeitura, que valida e processa a solicitação.

Caso alguma informação esteja incorreta, ausente ou incompatível, a Prefeitura rejeita a emissão.

Recebeu uma rejeição? Vamos te ajudar!

Preparamos este artigo para te ajudar a entender o motivo da rejeição, identificar onde está o problema e, claro, corrigir de forma simples e rápida. 🚀


Como corrigir rejeições na emissão da NFS-e

O primeiro passo é identificar o Padrão de Integração adotado pela sua Prefeitura.

Em seguida, analisar a mensagem de rejeição retornada por ela, para compreender o motivo da falha na emissão.


📌 Entenda o que é um Padrão de Integração

O Padrão de Emissão de NFS-e é o modelo de comunicação definido por cada prefeitura para que sistemas externos, como o Omie, possam emitir Notas Fiscais de Serviço eletrônicas diretamente no portal da prefeitura.

Como cada município tem autonomia para escolher ou desenvolver seu próprio sistema, ainda não é adotado um modelo único de emissão de NFS-e no Brasil. Por isso, cada cidade pode utilizar um Padrão diferente, como por exemplo: Betha, Ginfes, ISSNet, WebISS, entre outros.

Esses padrões funcionam como “pontes digitais”: são conjuntos de regras e formatos que permitem que o Omie envie os dados corretamente à prefeitura, sem a necessidade de digitar as informações manualmente no site da prefeitura.


💡 Em algumas prefeituras, a emissão das NFS-es segue uma ordem sequencial. Por isso, caso ocorra uma rejeição, será necessário primeiro corrigir a OS rejeitada antes de seguir com os próximos faturamentos.

1) Identificando o Padrão da Prefeitura

No Omie, o Padrão de Integração utilizado pela sua Prefeitura é definido durante a configuração do sistema, e pode ser consultado de duas formas:

Através da Ordem de Serviço Rejeitada

1) Acesse a Ordem de Serviço rejeitada e clique na aba de "Comunicação com a Prefeitura":

2) Nessa aba, você poderá visualizar um texto que demonstra o Padrão configurado no seu aplicativo Omie, como por exemplo, "Município de Suzano (SP) com integração automática com a prefeitura (Eicon v3I)":


Através das Configurações

1) No canto superior direito, acesse a engrenagem de "Configurações":

2) Na aba “Principais”, clique em “ 1. Dados da Minha Empresa”:

3) Acesse a aba “Nota Fiscal de Serviço”, então é possível visualizar o Padrão utilizado no campo "Modelo de Integração":

Através do "Painel de NFS-e"

1) Acesse o menu suspenso do módulo de "Serviços e NFS-e" e clique em "Painel de NFS-e":

2) No Painel de NFS-e, arraste a barra de rolagem para o lado, até visualizar a coluna "Modelo de Integração". Nela, haverá a informação de seu Padrão:


2) Identificando o motivo da rejeição

Agora, será necessário localizar o retorno da Prefeitura com a mensagem de erro dentro de sua Ordem de Serviço. Para isso, siga os passos abaixo:

🎓 Confira um exemplo de visualização pela OS

4) Após identificar o padrão de integração utilizado pela sua Prefeitura e a mensagem de rejeição retornada, consulte nosso Guia de Rejeições.

Lá você encontrará orientações detalhadas sobre a causa do erro e como corrigi-lo.


Guia de Rejeições de NFS-e

Com as informações em mãos, acesse o nosso Guia de Rejeições, e:

  1. Pesquise pelo seu padrão
    Use a busca da página para localizar o nome do padrão da sua Prefeitura.

  2. Encontre a rejeição e siga a instrução de correção
    Dentro do padrão, procure pela mensagem da rejeição que você recebeu e siga o passo a passo indicado para corrigir o problema.

🔍 Use a busca (Ctrl + F ou Command + F) para localizar rapidamente a mensagem de rejeição dentro da página.


❓FAQ Rejeição de NFS-e

1) O que é uma rejeição?

No Omie, uma rejeição de NFS-e significa que a Prefeitura não aceitou os dados enviados para a emissão da nota.

2) Por que a Prefeitura rejeitou a minha NFS-e?

A Prefeitura rejeita a nota quando algum dado obrigatório está incorreto, ausente, incompatível ou não está de acordo com as regras do município em que a nota foi emitida.

3) Preciso excluir a OS rejeitada e incluir uma nova OS?

Você pode corrigir os dados diretamente na OS e tentar reenviar a NFS-e. Não é necessário excluir e criar uma nova.

4) O que implica uma nota estar rejeitada?

Quando uma Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e) está rejeitada no Omie, isso significa que ela não foi aceita pela Prefeitura e, por isso, não foi gerada.

No entanto, basta realizar os ajustes necessários e reenviar a OS.

5) A Nota Fiscal rejeitada gera obrigação de pagamento de tributos?

Não. Se a nota não foi registrada com sucesso não há obrigação tributária gerada por ela.

Apenas notas autorizadas pela Prefeitura geram recolhimento de tributos, como o ISS.

6) Existe um prazo para reenviar a nota corrigida?

Sim. A maioria das prefeituras impõe prazos para emissão da NFS-e após a prestação do serviço.

Verifique a legislação municipal para as regras que se aplicam ao seu negócio.

7) É possível cancelar uma nota rejeitada?

Sim, mas não é necessário.

Como a nota não foi autorizada, ela não tem validade legal e a OS não precisa ser cancelada. Para emitir a nota, basta aplicar as correções relacionadas e reenviar a OS.

8) Quem pode me ajudar a corrigir os dados de uma NFS-e rejeitada?

A sua contabilidade é a principal fonte para orientar quais dados devem ser preenchidos corretamente, de acordo com as exigências da sua Prefeitura.

Além disso, você pode contar com o nosso Guia de Rejeições de NFS-e, que ajuda a entender o motivo da rejeição e como corrigi-la.

E se ainda tiver dúvidas, nosso time de suporte está à disposição para te auxiliar.

9) A rejeição pode impactar no meu faturamento mensal?

Quando o faturamento é esperado e não ocorre — por exemplo, devido a uma nota rejeitada — isso pode comprometer o controle e o acompanhamento dos seus faturamentos no sistema.

Caso a nota não seja corrigida e reenviada ainda dentro do mês, podem surgir impactos importantes.

Por isso, é fundamental corrigir qualquer rejeição o quanto antes.

10) Notas rejeitadas entram no livro fiscal?

Não. Como não há um documento emitido com validade legal, notas rejeitadas não são escrituradas.

Apenas notas autorizadas e válidas devem compor os livros fiscais e relatórios contábeis.

11) Como evitar futuras rejeições de notas?

  • Mantenha as configurações do Omie atualizadas, conforme os padrões esperados pela Prefeitura;

  • Mantenha os dados dos clientes atualizados;

  • Confirme o código de serviço antes da emissão;

  • Verifique com o contador se sua Inscrição Municipal está ativa.

12) A rejeição pode ser causada por instabilidade no sistema da Prefeitura?

Sim. Às vezes, mesmo que os dados estejam corretos, a rejeição ocorre por falhas técnicas temporárias no sistema da prefeitura. Nesse caso, aguarde alguns instantes e tente o reenvio. Caso a rejeição permaneça entre em contato com o suporte da Prefeitura.

13) Qual a diferença entre nota rejeitada e nota cancelada?

  • Nota rejeitada: A emissão da nota não foi aceita pela prefeitura e não há um documento com validade fiscal.

  • Nota cancelada: A nota foi aceita e emitida pela Prefeitura, mas depois cancelada por solicitação do emissor, seguindo as regras e prazos legais.

14) Posso visualizar rejeições de forma mais rápida configurando notificações no meu sistema emissor?

Sim! No Omie, você pode ativar notificações automáticas para ser avisado sempre que uma NFS-e for rejeitada.

15) Posso gerar uma nova Ordem de Serviço com as informações corrigidas e manter a OS rejeitada sem alterações?

Sim! Ordens de Serviço rejeitadas não possuem valor fiscal e, por isso, não precisam ser canceladas, já que a NFS-e não chegou a ser gerada.

No entanto, para manter sua base de dados organizada e facilitar o controle dos seus faturamentos, é recomendável corrigir e reenviar a OS rejeitada.

Caso opte por cadastrar uma nova OS com as informações corretas, o ideal é cancelar manualmente a OS rejeitada:

16) Existe diferença entre o status "Rejeitada" e "Pendente" na NFS-e?

Sim. O status de "Rejeitada" significa que a prefeitura não aceitou a nota fiscal enviada.

Enquanto no status de "Pendente", a nota pode ter sido aceita, mas falta algum tipo de confirmação, como assinatura, vinculação ou liberação por parte da Prefeitura.

17) É possível reenviar a mesma nota várias vezes até ela ser aceita?

Sim, desde que o erro seja corrigido a cada tentativa, pois, ao reenviar a nota com o mesmo erro a rejeição continuará acontecendo.

18) Quem é responsável por corrigir a nota: o cliente ou o prestador?

A responsabilidade é sempre do prestador de serviços, pois é ele quem emite a nota.

19) O que significa o código de rejeição da nota?

Cada prefeitura possui sua própria lista de códigos de erro, que indicam o motivo exato da rejeição — por exemplo: "E100 – CNPJ do tomador inválido".

Para entender melhor o significado de cada código e como resolvê-lo, consulte a documentação oficial da sua prefeitura.

20) O código de erro da rejeição é sempre o mesmo em todas as prefeituras?

Não. Cada prefeitura pode adotar uma nomenclatura e estrutura de códigos diferentes.

Sempre consulte a documentação técnica do seu município, onde a nota está sendo emitida.

21) Qual o papel da contabilidade na correção de notas rejeitadas?

A contabilidade pode:

  • Auxiliar na identificação do erro (fiscal ou técnico);

  • Indicar o código de serviço correto;

  • Ajudar na regularização junto à prefeitura;

  • Orientar sobre impactos fiscais e contábeis.

22) Como saber se a prefeitura alterou regras que podem causar novas rejeições?

Fique atento a:

  • Comunicados no site da prefeitura;

  • Publicações no Diário Oficial do Município;

  • Informativos de sua contabilidade.

23) A prefeitura pode alterar regras de validação sem aviso prévio?

Sim, é possível que ocorram alterações nos parâmetros de validação adotados pelas prefeituras, mesmo sem aviso prévio.

Por isso, recomendamos que você mantenha um contato frequente com a sua contabilidade e acompanhe periodicamente o site oficial da prefeitura.

Assim, você se mantém atualizado sobre eventuais mudanças que possam impactar a emissão das NFS-e e evita surpresas no momento do faturamento.

24) A rejeição pode ser causada pela configuração incorreta de regime tributário?

Sim. Informar incorretamente o regime tributário (como Simples Nacional, Lucro Presumido, entre outros) no Omie pode causar a rejeição da nota fiscal.

Isso acontece porque algumas prefeituras fazem a validação desse dado com base nas informações que constam no cadastro da empresa junto ao município.

Quando há divergência entre o regime informado na nota e o registrado na prefeitura, a emissão pode ser rejeitada automaticamente.

Para evitar esse tipo de erro, verifique com sua contabilidade qual é o regime tributário correto e mantenha o cadastro atualizado no Omie.

25) A rejeição pode ser causada por timezone (fuso horário) incorreto na emissão?

Sim, especialmente em integrações via webservice.

Alguns servidores transmitem a data e hora com diferença do padrão exigido pela prefeitura, o que pode gerar rejeição por data inválida ou fora do período autorizado.

26) Como lidar com rejeição de notas em empresas que atuam com contratos de serviço (mensalidades)?

Recomendamos atenção redobrada com recorrência, datas e prazos de emissão.

No Omie, você consegue gerenciar seus contratos de serviço:

27) Notas rejeitadas podem causar divergências entre os relatórios de faturamento e financeiro?

Sim. Uma nota rejeitada não gera movimentação financeira, logo, ela não será apresentada nos seus relatórios financeiros.

Nos relatórios de faturamento, essas notas aparecerão com a indicação de que foram rejeitadas.


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