Depois de concluir todas as configurações no sistema, você já poderá cadastrar suas Ordens de Serviço e faturá-las, ou seja, transformar esses serviços em Notas Fiscais ou Recibos de Prestação de Serviço.
É importante saber que a forma como essas notas são enviadas para a prefeitura pode variar de acordo com o município. Isso acontece porque cada prefeitura possui suas próprias regras.
Por isso, existem duas formas de comunicação disponíveis para a emissão das notas. A seguir, explicamos cada uma delas de forma simples para você entender como funciona. 🚀
💡 Dica
Sugerimos que entre em contato com a sua contabilidade para obter informações mais detalhadas sobre a disponibilidade do seu município.
Tópicos do Artigo:
O que é comunicação via Webservice?
O Webservice é um tipo de comunicação que a prefeitura disponibiliza para emissão de Notas em outros sistemas, como o Omie, por exemplo.
É por esse tipo de comunicação que todas as informações da Nota Fiscal são enviadas para a Prefeitura validadas de forma automática.
⚠️ Importante
Para emitir Notas via Webservice, é necessário fazer o credenciamento na sua prefeitura. Por isso, verifique junto a sua contabilidade e a sua prefeitura como proceder com o credenciamento antes de emitir Notas no Omie.
O que é comunicação via TXT?
A comunicação via TXT ocorre quando a prefeitura não disponibiliza mecanismos para realizar a comunicação imediata com o Omie.
Sendo assim, para que a Nota Fiscal seja faturada, se faz necessário a exportação das informações geradas pelo Omie, para que os dados sejam importados diretamente no portal da Prefeitura e a Nota seja emitida.
Após o faturamento da Nota ser efetivado, é necessário importar manualmente os dados no Omie, para que a situação do faturamento seja atualizada.
⚠️ Importante
Não há integração disponível com sua prefeitura? Sem problemas! No Omie, clique na opção "Clique aqui para solicitar a integração com a sua prefeitura".
Você será direcionado para o nosso suporte. Nos envie o PDF e XML de uma nota emitida diretamente na sua prefeitura, assim, conseguimos verificar a possibilidade disponibilizar a integração com a prefeitura da sua cidade. 🚀
Como ocorre a emissão via Webservice
Nesses casos, tudo ocorre de forma automática!
Ao clicar para faturar, o Omie envia as informações para a validação da Prefeitura, ela valida as informações, emite a Nota e retorna os detalhes para o Omie, poupando você de preocupações.
Caso ocorra rejeição, os detalhes também são retornados, possibilitando a correção e reenvio da NFS-e.
Como descobrir se a minha Prefeitura tem integração Webservice?
Como descobrir se a minha Prefeitura tem integração Webservice?
1) Após realizar o login no Omie e acessar o seu aplicativo, acesse as configurações do sistema, clicando no ícone de engrenagem localizado no canto superior direito:
2) Clique na opção "1. Dados da Minha Empresa":
3) Na aba "Nota Fiscal de Serviço" é possível obter detalhes quando há integração via Webservice, conforme ilustrado abaixo:
Como ocorre a emissão via TXT
Aqui, o faturamento não é automatizado.
Ao clicar para faturar, os arquivos da nota devem ser exportados do Omie, importados diretamente no Portal da Prefeitura para validação e emissão da nota.
Após a emissão, os dados de emissão devem ser exportados do Portal da Prefeitura, e importados no Omie, para atualização do status.
Como descobrir se a minha Prefeitura tem integração via TXT?
Como descobrir se a minha Prefeitura tem integração via TXT?
1) Após realizar o login no Omie e acessar o seu aplicativo, acesse as configurações do sistema, clicando no ícone de engrenagem localizado no canto superior direito:
2) Clique na opção "1. Dados da Minha Empresa":
3) Na aba "Nota Fiscal de Serviço" é possível obter detalhes quando há integração via TXT, conforme ilustrado abaixo:
4) Pronto! Agora basta seguir os próximos passos.
📚 Artigos Relacionados







