Sabemos que no momento de emitir a sua NF-e pode ocorrer alguma rejeição, e isso acontece, pois o Omie gera o arquivo XML (que é basicamente um formato de arquivo universal usado para criar documentos com dados organizados) e envia para a SEFAZ realizar validação do mesmo.

Mas não se preocupe, pois neste artigo iremos te ajudar a identificar as rejeições, bem como entende-las e corrigi-las. 😊

COMO IDENTIFICAR MINHA REJEIÇÃO?

Antes de tudo, precisamos nos certificar que o Pedido de Venda, Remessa de Produto ou a Nota de Entrada que você emitiu foi rejeitada.

Para sabermos se foi rejeitada, o pedido ficará com uma ‘tarja vermelha”, veja na imagem abaixo

Agora que identificamos que o pedido foi rejeitado, precisamos entender o motivo da rejeição. E para isso, basta dar “dois cliques” no Pedido e acessar a aba “Comunicação com a SEFAZ”.

- marque a opção "Exibir todas as mensagens de comunicação com a SEFAZ". Ao marcar essa opção você visualiza todas as mensagens que a SEFAZ retorna.

Vários tipos de inconsistência podem ser apresentados.

De forma geral, as mensagens são “autoexplicativas” e você deve analisar cada uma, providenciar o devido ajuste, salvar e reenviar o pedido de venda, conforme a imagem abaixo.

Agora que estamos experts nas rejeições e como analisar... Bom, vamos ao que interessa! Como corrigi-las! 😊

Abaixo listamos as rejeições mais comuns e todas as dicas para corrigi-las!

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