No Omie, você pode emitir Notas Fiscais de Produto (modelo 55) utilizando um Pedido de Venda, Remessa de Produto, Nota Complementar ou de Ajuste, Nota de Importação ou uma Nota de Entrada.
Sabemos que, ao emitir sua NF-e, você pode encontrar alguma rejeição inesperada por parte da SEFAZ. Mas não se preocupe: preparamos este artigo especialmente para te ajudar a identificar, entender e corrigir qualquer rejeição de forma simples e rápida! 🚀
💡 Dicas
Se a rejeição da sua NF-e não estiver descrita neste artigo, fique tranquilo: nosso suporte está pronto para te ajudar com agilidade! Entre em contato conosco e informe que há uma NF-e rejeitada. Em instantes, identificaremos o problema e apontaremos a correção necessária para que sua nota seja emitida.
Para rejeições relacionadas a Notas Fiscais de Serviço, clique aqui.
Para facilitar ainda mais o acompanhamento das rejeições, você pode receber notificações sempre que uma nota for rejeitada:
Tópicos do Artigo:
Por que as rejeições ocorrem?
O processo de emissão de uma NF-e começa com o Omie reunindo todas as informações do seu Pedido de Venda, Remessa de Produto ou Nota de Entrada. Essas informações são organizadas e formatadas em um arquivo XML, que é enviado para a Secretaria da Fazenda (SEFAZ).
A SEFAZ, então, valida o arquivo XML para garantir que todos os dados estejam corretos e em conformidade com a legislação vigente. Se todas as informações no arquivo corresponderem ao padrão esperado e estiverem corretas, a NF-e será aprovada e emitida.
No entanto, se algum dado estiver incorreto, ausente, ou não estiver em conformidade com os requisitos estabelecidos pela SEFAZ, a NF-e será rejeitada.
💡 O arquivo XML é uma linguagem de marcação que define regras para a formatação de documentos, facilitando a leitura por humanos e máquinas. No caso da NF-e, o XML é gerado seguindo critérios de escrituração fiscal estabelecidos pela SEFAZ, para assegurar que todas as informações estejam corretas e no formato exigido.
Como identifico uma rejeição na minha NF-e?
Para começar, é necessário confirmar se o registro que você tentou emitir foi rejeitado.
Existem quatro maneiras principais de identificar uma rejeição na sua NF-e. Abaixo, você encontrará um guia sobre cada uma dessas formas.
Confira o artigo para saber mais:
Catálogo de erros e suas correções
Confira abaixo uma lista de rejeições de NF-e comuns e as correções recomendadas para cada uma delas.
💡 #DicaDoBem: Para facilitar a busca pela rejeição, experimente usar o atalho de teclado "CTRL + F" e pesquise por uma palavra-chave relacionada.