Sabemos que no momento de emitir a sua NF-e pode ocorrer alguma rejeição, e isso acontece, pois o Omie gera o arquivo XML (que é basicamente um formato de arquivo universal usado para criar documentos com dados organizados) e envia para a SEFAZ realizar validação do mesmo.
Mas não se preocupe, pois neste artigo iremos te ajudar a identificar as rejeições, bem como entende-las e corrigi-las. 😊
COMO IDENTIFICAR MINHA REJEIÇÃO?
Antes de tudo, precisamos nos certificar que o Pedido de Venda, Remessa de Produto ou a Nota de Entrada que você emitiu foi rejeitada.
Para sabermos se foi rejeitada, o pedido ficará com uma ‘tarja vermelha”, veja na imagem abaixo

Agora que identificamos que o pedido foi rejeitado, precisamos entender o motivo da rejeição. E para isso, basta dar “dois cliques” no Pedido e acessar a aba “Comunicação com a SEFAZ”.

- marque a opção "Exibir todas as mensagens de comunicação com a SEFAZ". Ao marcar essa opção você visualiza todas as mensagens que a SEFAZ retorna.
Vários tipos de inconsistência podem ser apresentados.
De forma geral, as mensagens são “autoexplicativas” e você deve analisar cada uma, providenciar o devido ajuste, salvar e reenviar o pedido de venda, conforme a imagem abaixo.

Agora que estamos experts nas rejeições e como analisar... Bom, vamos ao que interessa! Como corrigi-las! 😊
Abaixo listamos as rejeições mais comuns e todas as dicas para corrigi-las!
(206) Rejeição: NF-e já está inutilizada na Base de dados da SEFAZ;
(336) Rejeição: Informado o grupo de exportação no item em operação que não é com exterior;
(387) Rejeição: Código de Enquadramento Legal do IPI inválido;
(481) Rejeição: Código Regime Tributário do emitente diverge do cadastro na SEFAZ
(508) Rejeição: CST incompatível na operação com Não Contribuinte;
(525) Rejeição: CFOP de Importação e não informado dados da DI;
(539) Rejeição: Duplicidade de NF-e com diferença na Chave de Acesso;
(600) Rejeição: CSOSN incompatível na operação com Não Contribuinte;
(660) Rejeição: CFOP de Combustível e não informado grupo de combustível;
(690) Rejeição: Pedido de cancelamento para NF-e com CT-e ou MDF-e;
(694) Rejeição: Não informado o grupo de ICMS para a UF de destino;
(695) Rejeição: Informado indevidamente o grupo de ICMS para a UF de destino;
(696) Rejeição: Operação com não contribuinte deve indicar operação com consumidor final;
(697) Rejeição: Alíquota interestadual do ICMS com origem diferente do previsto;
(806) Rejeição: Operação com ICMS-ST sem informação do CEST;
(815) Rejeição: Valor do ICMS Interestadual para UF de Destino difere do calculado;
(854) Rejeição: Unidade Tributável (tag: uTrib) incompatível com produto informado;
(873) Rejeição: Operação com medicamentos e não informado os campos de rastreabilidade [nItem:nnn];
(877) Rejeição: Data de fabricação maior que a data de processamento [nItem:nnn];
(889) Rejeição: Obrigatória a informação do GTIN para o produto;