Motivo
A Rejeição 356 ocorre porque o grupo de informações de exportação (chamado de tag <exporta>) foi incluído em uma NF-e que não é de exportação.
Existem dois cenários principais:
Nota de Entrada (
tpNF = 0): Você está emitindo uma nota de entrada - como uma compra ou devolução de cliente, mas informou dados de saída do país. Notas de entrada, por padrão, não levam mercadorias para fora do Brasil.Destino Nacional (
idDestdiferente de 3): Você informou que o destino da mercadoria é dentro do Brasil - seja no seu estado ou para outro estado, mas preencheu os campos de porto ou aeroporto de embarque.
Como corrigir
1) Para aplicar a correção, é necessário a avaliação de dois pontos:
ℹ Para expandir a informação, basta clicar na seta em cima da descrição do campo de interesse.
(1) Conferir se o tipo de nota se enquadra no cenário
(1) Conferir se o tipo de nota se enquadra no cenário
1.1) Primeiramente, confira se a nota está sendo emitida através da opção que melhor se enquadra ao seu cenário.
Caso você esteja emitindo uma devolução de uma exportação e a mercadoria exportada não saiu do território nacional, sugerimos que a emissão seja feita através da opção "Outras notas de Entrada".
Caso você esteja emitindo uma devolução de uma exportação e mercadoria exportada saiu do território Nacional, para devolvê-la será preciso realizar o processo de nacionalização novamente, devendo ser emitido uma Nota de Importação.
💡 Em caso de dúvidas sobre as regras a serem aplicadas para o seu processo de venda, consulte a sua contabilidade.
(2) Conferir se a informação de Local de Saída corresponde a exportação
(2) Conferir se a informação de Local de Saída corresponde a exportação
2.1) Deverá ser informado o local de saída do País somente no caso de exportação.
Assim, se você está emitindo uma nota para um Cliente/Fornecedor estrangeiro, mas não se trata de uma exportação, marque a opção "O cliente é estrangeiro, mas na verdade não se trata de uma exportação", seguindo os passos abaixo:
2) Feita as validações e ajustes, após o reenvio da NF-e, a nota será reenviada para ocorrer nova comunicação junto a SEFAZ:



