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(778) Rejeição: Informado NCM inexistente
(778) Rejeição: Informado NCM inexistente

Rejeição NF-e 778

Bruno Hortins avatar
Escrito por Bruno Hortins
Atualizado há mais de uma semana

Motivo

De tempos em tempos a SEFAZ atualiza a listagem de NCMs vigentes e deixa de utilizar alguns deles o 778 será retornada


Quando for emitida uma NF-e e o NCM não existir ou estiver em vermelho na tabela de NCM publicada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - MDIC, a NF-e será rejeitada.


Como Corrigir?

1) Recomendamos que você baixe a tabela de NCMs atualizada, o que pode ser feito diretamente no Portal Nacional da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) ou solicitando assistência ao seu contador.

Através do link fornecido abaixo, você poderá acessar diversos documentos disponibilizados pelo Portal da NF-e, incluindo as tabelas de NCM:

💡 No link, pesquise pelo arquivo chamado "Tabela de NCM e respectiva uTrib (Comércio Exterior)" e escolha a opção vigente na data atual.

2) Identifiquei que o NCM está desatualizado no Omie. Como posso atualizar o NCM atualizá-lo?

Confirme com a sua contabilidade qual dos NCMs em vigência você pode usar para o seu produto. Então, acesse o cadastro de interesse e atualize a informação no campo Código NCM, conforme exemplo abaixo:

Após realizar a atualização no cadastro do produto, clique em "Salvar". Será demonstrado uma mensagem questionando se você deseja atualizar automaticamente todos os Pedidos de Venda em aberto que possuem esse produto; clique em "Sim":




Feito isso, basta retornar ao Pedido de Venda e reenviar a NF-e:

💡 Em caso de dúvidas sobre as regras a serem aplicadas para o seu processo, consulte a sua contabilidade.

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