De tempos em tempos a SEFAZ atualiza a listagem de NCMs vigentes e deixa de utilizar alguns deles. Quando isso ocorre caso você não tenha atualizado seus NCMs no cadastro dos produtos a rejeição 778 será retornada.

Motivo
Quando for emitida uma NF-e e o NCM não existir ou estiver em vermelho na tabela de NCM publicada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - MDIC, a NF-e será rejeitada.

Como Corrigir?

O indicado é baixar a tabela de NCMs atualizada, você pode fazer esse processo através do próprio site da fazenda, ou peça para o seu contador. Através do link abaixo você terá acesso a alguns documentos disponibilizados pela fazenda, incluindo as tabelas de NCM:

Link para tabela


Através desse link você pode baixar a tabela com a vigência atualizada, segue um exemplo:

Identificando que o NCM está desatualizado no Omie, como fazer para ajustar?
Confirme com a contabilidade qual dos NCMs em vigência você pode usar para o seu produto e atualize no cadastro.


Depois de atualizar e salvar, clique em Sim para atualizar nos pedidos de venda já criados:

Prontinho, agora só reenviar a nota :)


IMPORTANTE: Em caso de dúvidas sobre as regras a serem aplicadas para o seu processo de venda, consulte o seu contador.

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