Passar para o conteúdo principal
Todas as coleçõesRejeições de NF-e
(303) Rejeição: Uso Denegado: Destinatário não habilitado a operar na UF
(303) Rejeição: Uso Denegado: Destinatário não habilitado a operar na UF

Rejeição NF-e 303

Kessy Silva avatar
Escrito por Kessy Silva
Atualizado há mais de um mês

Motivo

Esse processo ocorre quando a SEFAZ identifica alguma irregularidade fiscal do Cliente/Destinatário.

São situações da Inscrição Estadual que ocasionam a denegação de uso da NF-e:

  • I.E. Suspensa;

  • I.E. Cancelada;

  • I.E. Baixada;

  • I.E. Em Processo de Baixa.


Como Corrigir

Deve-se verificar se a Inscrição Estadual do Destinatário encontra-se em uma das situações listadas acima. Após a verificação, é recomendado que a situação seja informada ao Destinatário para que ele verifique sua situação com a SEFAZ.

Somente o representante legal do Destinatário deverá, junto a SEFAZ, normalizar sua Inscrição Estadual. Após a regularização, será possível realizar emissões posteriores para o CNPJ em questão, pois a NF-e denegada não poderá ser reenviada.

📌 Qual a diferença entre uma nota rejeitada e uma nota denegada?

A nota rejeitada não gera numeração para a SEFAZ, podendo ser corrigida e reenviada para a emissão com a mesma numeração.
Já as notas denegadas são enviadas para a SEFAZ e têm sua numeração registrada. Por este motivo, a numeração denegada não pode ser reutilizada, não permitindo o reenvio da NF-e nessa situação.

Para consultar a situação cadastral do Destinatário e realizar a emissão da NF-e em outro registro posteriormente a regularização, siga os passos abaixo:

1) Consulte a situação cadastral do Destinatário através do site do SINTEGRA ou do Cadastro Centralizado de Contribuinte.

💡 Se a consulta do cadastro indicar o status "Habilitado", mas ao emitir a nota a SEFAZ retornar a denegação, o Destinatário deve entrar em contato com a SEFAZ da UF para alinhar as informações sobre o seu cadastro, pois pode haver atualizações pendentes no site da SEFAZ.

2) Após a regularização, feita pelo destinatário, acesse o cadastro do Pedido de Venda que apresentou o Uso Denegado.

3) Agora basta duplicar o Pedido de Venda em questão:


4) Com a criação do novo registro, confira as informações e emita a nota.


📚 Artigos Relacionados

Respondeu à sua pergunta?