O Pedido de Venda torna mais fácil controlar e organizar das vendas que ainda precisam ser faturadas e entregues. Ele reúne informações importantes sobre o cliente, as condições comerciais e financeiras estabelecidas, e oferece uma visão clara e detalhada do andamento de cada fase, como: Negociação de um Orçamento, preparação do Pedido, pronto para faturar, faturado e pronto para entrega.
Além de ser a principal ferramenta para gerenciar o que deve ser entregue aos clientes, o Pedido de Venda também é responsável pela geração do faturamento, emissão da Nota Fiscal (NF-e) e pela atualização do estoque com a saída dos produtos faturados.
A seguir mostraremos um passo a passo de como cadastrar seus Pedidos de Venda! 😄
Tópicos do Artigo
🎓 Confira o nosso treinamento exclusivo sobre o tema:
Incluindo um Pedido de Venda
1) Realize primeiramente o login no Omie. Após, acesse o módulo de "Vendas e NF-e":
2) Para incluir um Pedido de Venda, clique no passo "3 Cadastrar Pedidos e Faturar", assim, você será direcionado ao Kanban de Vendas:
3) Na primeira coluna do Kanban de Vendas (1), clique em "+ Novo Pedido de Venda"(2):
💡 Dica
Outra forma de cadastrar seus Pedidos de Venda é através do menu suspenso do módulo "Vendas e NF-e (1)". Na opção de "Venda de Produto", clique em "Incluir (2)":
4) Esta é a tela principal do Pedido de Venda, onde será possível preencher as informações iniciais:
(1) Cliente: Preencha o nome do Cliente para quem você está realizando a venda;
(2) Previsão de Faturamento: Informe a data que você planeja emitir a Nota Fiscal e entregar os produtos ao seu cliente;
(3) Vendedor: O vendedor que você preencher neste campo, aparecerá no Contas a Receber gerado pelo faturamento do Pedido de Venda;
(4) Numero de Parcelas: Este campo mostra quantas Parcelas serão criadas quando o Pedido de Venda for faturado. Exemplo, se o total do faturamento for R$ 500 e você escolher 2 parcelas, serão geradas 2 Contas a Receber no valor de R$ 250 cada uma;
(5) Cenário Fiscal: Escolha o Cenário Fiscal que será usado, conforme configurado no "Configurar Impostos”;
(6) Salvar: Botão para salvar as informações preenchidas;
💡 Dica
A indicação do vendedor também é utilizada caso seja necessário calcular as comissões para a sua equipe posteriormente. Dispomos de um documento completo que orienta sobre o processo de geração do relatório de Comissões de Vendas.
Demais Abas do Pedido de Venda
Demais Abas do Pedido de Venda
Além da aba principal do Pedido de Venda, o sistema oferece diversas outras abas para um controle completo.
1) A aba "Departamento" permite associar o pedido a um setor específico da empresa.
Para realizar a distribuição de valores entre os departamentos possuímos um artigo completo. Para mais detalhes sobre visite nosso site e consulte as informações:
2) Em "Frete e Outras Despesas", é possível registrar custos adicionais relacionados ao transporte ou outras despesas vinculadas ao pedido:
3) A aba "Informações Adicionais" (1) e "Observações" (2) possibilita incluir dados extras importantes para o pedido.
Para preencher a aba de informações adicionais, possuímos um passo a passo completo. Para realizar leia nosso Artigo:
4) Em "Parcelas", você pode visualizar as condições de pagamento, como número de parcelas e vencimentos:
5) A aba "E-mail para o Cliente" possibilita o preenchimento do endereço de e-mail para o envio dos documentos emitidos diretamente ao cliente:
💡 Dica
O endereço de e-mail exibido automaticamente na aba "E-mail para o Cliente" é o registrado no Cadastro do Cliente:
Incluindo os Produtos no Pedido de Venda
1) Para adicionar os produtos que serão vendidos, possuímos um artigo completo sobre o assunto:
Informando os Impostos nos Produtos
1) Chegou o momento de preencher as tributações dos produtos na venda. Com os itens adicionados, selecione o produto desejado até que a linha em destaque laranja apareça sobre o item (1) e, em seguida, clique na opção "Editar item" (2):
💡 Dica
Caso o Cenário Fiscal selecionado esteja devidamente configurado, os tributos serão preenchidos automaticamente. Leia nossos artigos de como cadastrar e configurar os impostos:
2) Nesta tela do item do Pedido de Venda, será exibido as abas dos impostos:
(1) ICMS;
(2) ICMS Substituição Tributaria. Esta aba somente ficará disponível ao preencher na aba de ICMS um CST ou CSOSN com Substituição Tributária.
(3) ICMS Interestadual. Esta aba somente ficará disponível, caso seu pedido contenha três informações: esteja marcado para Consumo Final, Cliente de outro estado e Não contribuinte do ICMS.
(4) IPI;
(5) PIS;
(6) COFINS;
⚠️ Importante
A sua Contabilidade é a mais adequada para orientá-lo no preenchimento correto de cada campo, pois as tributações a serem informadas podem variar de acordo com regime tributário da sua empresa, o tipo de produto vendido e a natureza da operação.
Demais Abas do Item no Pedido de Venda
Demais Abas do Item no Pedido de Venda
Além da aba de tributação, o item no Pedido de Venda conta com outras abas importantes.
1) A aba "Observações" permite adicionar comentários ou informações relevantes sobre o item:
⚠️ Importante
Os dados que você preencher em observações não serão exibidas no XML ou no DANFE da NF-e, sendo visíveis apenas no Pedido de Venda e em sua impressão.
2) Na Aba de "Informações Adicionais", é possível incluir dados extras que podem ser úteis para o processamento do pedido:
(1) Número do Pedido de Compra e Item do pedido de compra; Esse campo corresponde ao xPed e nItemPed;
(2) Código do Benefício Fiscal: Refere-se ao código específico que identifica o tipo de benefício fiscal aplicado à operação, como isenções, reduções ou outros incentivos tributários.
(3) Número da FCI (Ficha de Conteúdo de Importação): É referente ao código utilizado para identificar a Ficha de Conteúdo de Importação, um documento exigido pela legislação fiscal brasileira para produtos importados.
(4) Categoria do Item: Você pode definir uma Categoria específica para cada item do pedido;
(5) Cenário Fiscal: É possível selecionar um Cenário Fiscal diferente para cada produto;
(6) Informações para a Nota Fiscal: O que for informado aqui exibido na Nota Fiscal;
(7) Além disso, existem 3 opções importantes: Não gerar a saída de estoque ao emitir a NF-e., Não gerar conta a receber para este item e Não somar este item no total da NF-e;
3) Já a aba "Lei de Transparência dos Impostos" lhe dá a oportunidade de preencher os dados sobre os tributos Federais, de acordo com as exigências legais:
3) Todas as informações necessárias para realizar o faturamento foram preenchidas. 🎉
Disponibilizamos uma variedade de artigos sobre o Vendas para que você possa conferir mais detalhes relacionados aos seus Pedidos: