O Pedido de Venda facilita o controle e organização das vendas de Produtos. Ele reúne informações importantes sobre o Cliente, as condições comerciais e financeiras estabelecidas, e oferece uma visão clara e detalhada do andamento de cada fase, desde a negociação de um Orçamento até o faturamento e entrega.
Além de ser a principal ferramenta para gerenciar o que deve ser entregue aos Clientes, o Pedido de Venda também é responsável pela geração do faturamento, emissão da Nota Fiscal (NF-e) e pela atualização do financeiro, com a criação das Contas a Receber, e de Estoque, com a saída dos produtos faturados.
Confira como cadastrar os seus Pedidos de Venda no Omie! 🚀
🎓 Confira o nosso treinamento exclusivo sobre o tema:
Tópicos do Artigo
Incluindo um Pedido de Venda
1) Após realizar o login no Omie e acessar o seu aplicativo, acesse o módulo de "Vendas e NF-e":
2) Para incluir um Pedido de Venda, clique no Passo "3 Cadastrar Pedidos e Faturar", para acessar o Kanban de Vendas:
3) Na primeira coluna do Kanban de Vendas (1), clique em "+ Novo Pedido de Venda"(2):
💡 Dica
Outra forma de cadastrar seus Pedidos de Venda é através do menu suspenso do módulo "Vendas e NF-e (1)". No grupo de opções de "Venda de Produto", clique em "Incluir (2)":
4) A tela de registro do Pedido de Venda será exibida. Preencha as informações iniciais:
(1) Cliente: Preencha o nome do Cliente para quem você está realizando a venda;
(2) Previsão de Faturamento: Informe a data que você planeja emitir a Nota Fiscal e entregar os produtos ao seu cliente;
(3) Vendedor: O vendedor que você preencher neste campo, aparecerá no Contas a Receber gerado pelo faturamento do Pedido de Venda;
(4) Numero de Parcelas: Este campo mostra quantas Parcelas serão criadas quando o Pedido de Venda for faturado. Exemplo, se o total do faturamento for R$ 500 e você escolher 2 parcelas, serão geradas 2 Contas a Receber no valor de R$ 250 cada uma;
(5) Cenário Fiscal: Escolha o Cenário Fiscal que será usado, conforme configurado no "Configurar Impostos”;
(6) Salvar: Botão para salvar as informações preenchidas;
💡 Dica
A indicação do vendedor também é utilizada caso seja necessário calcular as comissões para a sua equipe posteriormente. Dispomos de um documento completo que orienta sobre o processo de geração do relatório de Comissões de Vendas.
5) Com o Pedido de Venda incluído, você pode prosseguir com a inclusão dos Itens que serão vendidos e parametrização dos demais dados do Pedido.
Incluindo os Produtos no Pedido de Venda
1) Para incluir um novo item ao seu Pedido de Venda, clique em "+ Novo Item":
2) Assim, será apresentado a tela de “Novo Item do Pedido de Venda”.
Siga as orientações abaixo para realizar os principais preenchimentos:
(1) Produto: selecione o produto vendido.
Caso o produto não esteja previamente cadastrado, realize seu cadastro clicando no 🔗 Clipe de papel azul, localizado acima do nome do campoConfira o artigo: "Cadastrando os Produtos que Compro, Estoco e Revendo".
(2) CFOP: o CFOP é o Código Fiscal de Operações e Prestações, que identifica a natureza de circulação da mercadoria/qual operação está sendo realizada. Converse com seu contador para entender quais CFOPs você deve utilizar para os seus itens.
(3) Quantidade: quantidade vendida do produto. É essa quantidade que terá saída no estoque quando essa nota fiscal eletrônica for emitida.
(4) Local de Estoque: definição do Local de Estoque onde haverá a saída do item.
Saiba mais: "Cadastrando Locais de Estoque"
(5) Preço Unitário de Venda
(6) Tabela de Preço: caso tenha uma Tabela de Preço configurada, é possível utiliza-lá.
(7) % do Desconto: Informe o percentual de desconto.
Caso deseje informar diretamente o valor de desconto, clique no ícone de ⇆ setas, para alterar o parâmetro considerado para o campo:
(8) Cenário Fiscal: o Omie possibilita informar um Cenário Fiscal diferente por item. Ao selecionar o cenário, caso ele esteja configurado, as informações de tributação para o item serão automaticamente trazidas ao Pedido.
(9) "Continuar incluindo mais itens" ou "Incluir Item": caso precise incluir mais itens ao Pedido, a partir da opção "Continuar incluindo mais itens" você pode registrar o Produto incluído e prosseguir com novas inclusões. Se desejar incluir somente este Produto, clique em "Incluir Item".
Informando os Impostos nos Produtos
1) Chegou o momento de preencher as tributações dos produtos na venda. Com os itens adicionados, selecione o produto desejado até que a linha em destaque laranja apareça sobre o item (1) e, em seguida, clique na opção "Editar item" (2):
💡 Dica
Caso o Cenário Fiscal selecionado para o Pedido de Venda esteja devidamente configurado, os tributos serão preenchidos automaticamente.
Confira como configurar o seu Cenário Fiscal:
2) Nesta tela do item do Pedido de Venda, serão exibidas as abas de tributos:
(1) ICMS;
(2) ICMS Substituição Tributaria. Esta aba somente ficará disponível ao preencher na aba de ICMS um CST ou CSOSN com Substituição Tributária.
(3) ICMS Interestadual. Esta aba somente ficará disponível, caso seu Pedido contenha três informações: esteja marcado para Consumo Final, Cliente de outro estado e Não contribuinte do ICMS.
(4) IPI;
(5) PIS;
(6) COFINS.
⚠️ Importante
A sua Contabilidade é a mais adequada para orientá-lo no preenchimento correto de cada campo, pois as tributações a serem informadas podem variar de acordo com regime tributário da sua empresa, o tipo de Produto vendido e a natureza da operação.
Demais Abas do Item do Pedido de Venda
ℹ Para expandir a informação, basta clicar na seta em cima da descrição do campo de interesse.
Para além das abas voltadas as informações de tributação do item, o item no Pedido de Venda conta com outras abas importantes:
Aba Observações
Aba Observações
A aba "Observações" permite adicionar comentários ou informações relevantes sobre o item:
⚠️ Importante
Os dados que você preencher em observações não serão exibidas no XML ou no DANFE da NF-e, sendo visíveis apenas no Pedido de Venda e em sua impressão.
Aba Informações Adicionais
Aba Informações Adicionais
Na Aba de "Informações Adicionais", é possível incluir dados extras sobre o Produto que podem ser úteis para o processamento do pedido:
(1) Número do Pedido de Compra e Item do pedido de compra; Esse campo corresponde ao xPed e nItemPed;
(2) Código do Benefício Fiscal: Refere-se ao código específico que identifica o tipo de benefício fiscal aplicado à operação, como isenções, reduções ou outros incentivos tributários (tag CBENEF no XML da NF-e).
💡 Há regulamentos específicos que definem exceções à exigência do Código de Benefício Fiscal. Consulte a sua contabilidade para confirmar a necessidade de preenchimento da informação.
(3) Número da FCI (Ficha de Conteúdo de Importação): É referente ao código utilizado para identificar a Ficha de Conteúdo de Importação, um documento exigido pela legislação fiscal brasileira para produtos importados.
(4) Categoria do Item: Você pode definir uma Categoria específica para cada item do pedido;
(5) Cenário Fiscal: É possível selecionar um Cenário Fiscal diferente para cada produto;
(6) Informações para a Nota Fiscal: O que for informado aqui exibido na Nota Fiscal;
(7) Além disso, existem 3 opções importantes: Não gerar a saída de estoque ao emitir a NF-e., Não gerar conta a receber para este item e Não somar este item no total da NF-e;
Demais Abas do Pedido de Venda
Além dos dados iniciais para cadastro do Pedido de Venda, há também outras Abas que podem ser preenchidas:
ℹ Para expandir a informação, basta clicar na seta em cima da descrição do campo de interesse.
Aba Departamentos
Aba Departamentos
A partir desta aba, é possível realizar a distribuição ou rateio dos valores do Pedido de Venda por "Departamento".
Aba Frete e outras Despesas
Aba Frete e outras Despesas
Em "Frete e Outras Despesas", é possível registrar custos e informações relacionadas ao transporte vinculado ao Pedido:
Aba Parcelas
Aba Parcelas
Em "Parcelas", você pode visualizar as condições de pagamento, como data de Vencimento e Valor a Receber, conforme o valor total do Pedido e número de parcelas definido:
Aba E-mail para o Cliente
Aba E-mail para o Cliente
A aba "E-mail para o Cliente" possibilita o preenchimento do endereço de e-mail para o envio dos documentos fiscais emitidos no faturamento.
Caso o endereço de e-mail tenha sido informado no Cadastro do Cliente, ele será automaticamente exibido nesta aba ao criar Pedidos de Venda para ele.
Concluindo e emitindo sua NF-e
1) O Omie possibilita a pré-visualização do DANFE antes de sua emissão.
Com todos os dados preenchidos, você pode realizar a visualização de sua Pré-Nota!
Para isso, basta clicar em “Conferir”, opção disponível no menu lateral esquerdo de seu Pedido de Venda:
2) Na tela de Conferência, selecione a opção “Veja como vai ficar o DANFE (pré-nota)”:
3) Caso tudo esteja em conformidade, clique em “Faturar Agora” para se comunicar com a Sefaz e gerar sua NF-e de venda:
4) E pronto! A NF-e será transmitida para uma comunicação junto a SEFAZ.
Caso esteja tudo correto, o Cliente receberá um link do Ajuda Omie para acesso ao documento fiscal, e os seus Produtos e financeiro serão movimentados. 🚀