Passar para o conteúdo principal
Cadastrando um novo Pedido de Venda

Nesse artigo, descubra como fazer o cadastro de um pedido de venda

Hugo Alves avatar
Escrito por Hugo Alves
Atualizado há mais de uma semana

O pedido de venda permite que você registre e gerencie o que foi vendido e precisa ser faturado e entregue indicando para qual cliente, quais as condições comerciais e financeiras negociadas e demais informações, proporcionando uma clara visão do que está em cada etapa do processo (em pedido (negociação) / em preparação / pronto para faturar / faturado / pronto para entregar).

Além de ser a principal ferramenta para gerenciar o que você precisa entregar para os clientes, o pedido de venda é o que gera o faturamento e a emissão da nota fiscal (NF-e), assim como realiza as baixas no estoque dos produtos faturados!

Tópicos do Artigo

🎓 Confira o nosso treinamento exclusivo sobre o tema:

Além deste material, a Omie oferece uma série de treinamentos, sem custo adicional, eliminando qualquer barreira no aprendizado das suas funcionalidades e recursos:


Incluindo um Pedido de Venda

Para cadastrar o Pedido de Venda, acesse o menu suspenso do Módulo de "Vendas e NF-e", e no tópico "Venda de Produto" clique em "Incluir":


Essa é a tela principal do Pedido de Venda, e você poderá preencher:


  1. Cliente. Informe o cliente para quem você está vendendo. Caso seja um cliente novo, você pode incluí-lo diretamente daqui. Para isso, basta clicar no link 🔗 e a inclusão do cliente será acionada.

  2. Previsão de Faturamento. Data que indica quando você pretende faturar a nota fiscal e providenciar a entrega dos produtos para o cliente

  3. Total de Mercadorias. Somatório da multiplicação do campo "Quantidade" pelo campo "Valor Unitário do Item". O Omie faz essa conta automaticamente para você

  4. Total de Desconto. Total de desconto concedido. Esse campo é atualizado automaticamente, e é a somatória do desconto aplicado nos produtos incluídos no pedido de venda

  5. Total de IPI. Total do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) apurado. Esse campo é atualizado automaticamente, e é a somatória do IPI de todos os produtos incluídos no pedido de venda (quando aplicável)

  6. Total de Subst. Tributária. Total do ICMS de Substituição Tributária apurado. Esse campo é atualizado automaticamente, e é a somatória do ICMS de Substituição Tributária de todos os produtos incluídos no pedido de venda (quando aplicável)

  7. Valor Total do Pedido. Total que será cobrado do cliente. Esse campo é atualizado automaticamente, e é a somatória de todos os produtos incluídos no pedido de venda

  8. Vendedor. O vendedor informado aqui será levado também para o contas a receber gerado pelo faturamento do pedido de venda. Isso pode ser muito útil caso você queira apurar comissões depois para sua equipe

  9. Número de Parcelas. Este campo indica quantas contas a receber serão geradas quando o pedido de venda for faturado. Por exemplo, se o total é de R$ 900,00 e você indicou serem 3 parcelas, serão geradas 3 contas a receber, cada uma no valor de R$ 300,00

  10. Cenário Fiscal. Escolha do cenário fiscal a ser utilizado, configurado na "Configuração dos impostos e demais complicações"


Incluindo os produtos no Pedido de Venda

Para incluir que produtos serão vendidos, separamos um artigo completo:

💡 Origem do Pedido de Venda

Após cadastrar o pedido de venda, nas etapas dos pedidos (kanban de vendas) em cada card será demonstrada a origem do orçamento/pedido de venda:

  • Importante: A origem não aparecerá apenas para os orçamentos/pedidos criados diretamente pelo Omie


Informando os Impostos do Pedido de Venda

Chegou a hora da tributação! Com os itens incluídos, clique em "Editar item":

Acesse as abas "ICMS", "ICMS Substituição Tributária", "ICMS Interestadual" (se houver), "IPI", "PIS" e "COFINS", conforme indicado na figura abaixo, e preencha as informações necessárias para o cálculo dos impostos:

📣 Importante

Seu contador é a pessoa mais indicada para auxiliá-lo no preenchimento correto de cada campo, pois isso pode variar consideravelmente com base no enquadramento legal da sua empresa, no produto que está sendo vendido e no tipo de operação sendo realizada.

Se você deseja simplificar e agilizar o preenchimento das informações fiscais, você pode criar um cenário fiscal personalizado:


Informações Adicionais

No item do Pedido de Venda, acesse a aba "Informações Adicionais", conforme indicado na figura abaixo, e preencha as informações:

Aqui você pode parametrizar alguns detalhes importantes:

  1. Número do Pedido de Compra. Esse campo corresponde ao xPed

  2. Item do Pedido de Compra. Esse campo corresponde ao nItemPed

  3. Categoria do Item. Aqui você pode determinar uma categoria por item do pedido

  4. Cenário Fiscal. Há a possibilidade de escolher um Cenário Fiscal diferente para cada produto

  5. Informações para a Nota Fiscal. O conteúdo informado aqui será impresso na nota fiscal

  6. E ainda, temos 3 possibilidades importantes:



📚 Artigos Relacionados

Respondeu à sua pergunta?