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Cadastrando um novo Pedido de Venda

Neste artigo, descubra como cadastrar um Pedido de Venda.

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Escrito por Beatriz Araujo
Atualizado essa semana

O Pedido de Venda torna mais fácil controlar e organizar das vendas que ainda precisam ser faturadas e entregues. Ele reúne informações importantes sobre o cliente, as condições comerciais e financeiras estabelecidas, e oferece uma visão clara e detalhada do andamento de cada fase, como: Negociação de um Orçamento, preparação do Pedido, pronto para faturar, faturado e pronto para entrega.

Além de ser a principal ferramenta para gerenciar o que deve ser entregue aos clientes, o Pedido de Venda também é responsável pela geração do faturamento, emissão da Nota Fiscal (NF-e) e pela atualização do estoque com a saída dos produtos faturados.

A seguir mostraremos um passo a passo de como cadastrar seus Pedidos de Venda! 😄


Tópicos do Artigo

🎓 Confira o nosso treinamento exclusivo sobre o tema:


Incluindo um Pedido de Venda

1) Realize primeiramente o login no Omie. Após, acesse o módulo de "Vendas e NF-e":

2) Para incluir um Pedido de Venda, clique no passo "3 Cadastrar Pedidos e Faturar", assim, você será direcionado ao Kanban de Vendas:

3) Na primeira coluna do Kanban de Vendas (1), clique em "+ Novo Pedido de Venda"(2):

💡 Dica

Outra forma de cadastrar seus Pedidos de Venda é através do menu suspenso do módulo "Vendas e NF-e (1)". Na opção de "Venda de Produto", clique em "Incluir (2)":

4) Esta é a tela principal do Pedido de Venda, onde será possível preencher as informações iniciais:

  • (1) Cliente: Preencha o nome do Cliente para quem você está realizando a venda;

  • (2) Previsão de Faturamento: Informe a data que você planeja emitir a Nota Fiscal e entregar os produtos ao seu cliente;

  • (3) Vendedor: O vendedor que você preencher neste campo, aparecerá no Contas a Receber gerado pelo faturamento do Pedido de Venda;

  • (4) Numero de Parcelas: Este campo mostra quantas Parcelas serão criadas quando o Pedido de Venda for faturado. Exemplo, se o total do faturamento for R$ 500 e você escolher 2 parcelas, serão geradas 2 Contas a Receber no valor de R$ 250 cada uma;

  • (5) Cenário Fiscal: Escolha o Cenário Fiscal que será usado, conforme configurado no "Configurar Impostos”;

  • (6) Salvar: Botão para salvar as informações preenchidas;

💡 Dica

A indicação do vendedor também é utilizada caso seja necessário calcular as comissões para a sua equipe posteriormente. Dispomos de um documento completo que orienta sobre o processo de geração do relatório de Comissões de Vendas.

Demais Abas do Pedido de Venda

Além da aba principal do Pedido de Venda, o sistema oferece diversas outras abas para um controle completo.

1) A aba "Departamento" permite associar o pedido a um setor específico da empresa.

Para realizar a distribuição de valores entre os departamentos possuímos um artigo completo. Para mais detalhes sobre visite nosso site e consulte as informações:

2) Em "Frete e Outras Despesas", é possível registrar custos adicionais relacionados ao transporte ou outras despesas vinculadas ao pedido:

3) A aba "Informações Adicionais" (1) e "Observações" (2) possibilita incluir dados extras importantes para o pedido.

Para preencher a aba de informações adicionais, possuímos um passo a passo completo. Para realizar leia nosso Artigo:

4) Em "Parcelas", você pode visualizar as condições de pagamento, como número de parcelas e vencimentos:

5) A aba "E-mail para o Cliente" possibilita o preenchimento do endereço de e-mail para o envio dos documentos emitidos diretamente ao cliente:

💡 Dica

O endereço de e-mail exibido automaticamente na aba "E-mail para o Cliente" é o registrado no Cadastro do Cliente:


Incluindo os Produtos no Pedido de Venda

1) Para adicionar os produtos que serão vendidos, possuímos um artigo completo sobre o assunto:


Informando os Impostos nos Produtos

1) Chegou o momento de preencher as tributações dos produtos na venda. Com os itens adicionados, selecione o produto desejado até que a linha em destaque laranja apareça sobre o item (1) e, em seguida, clique na opção "Editar item" (2):

💡 Dica

Caso o Cenário Fiscal selecionado esteja devidamente configurado, os tributos serão preenchidos automaticamente. Leia nossos artigos de como cadastrar e configurar os impostos:

2) Nesta tela do item do Pedido de Venda, será exibido as abas dos impostos:

  • (1) ICMS;

  • (2) ICMS Substituição Tributaria. Esta aba somente ficará disponível ao preencher na aba de ICMS um CST ou CSOSN com Substituição Tributária.

  • (3) ICMS Interestadual. Esta aba somente ficará disponível, caso seu pedido contenha três informações: esteja marcado para Consumo Final, Cliente de outro estado e Não contribuinte do ICMS.

  • (4) IPI;

  • (5) PIS;

  • (6) COFINS;

⚠️ Importante

A sua Contabilidade é a mais adequada para orientá-lo no preenchimento correto de cada campo, pois as tributações a serem informadas podem variar de acordo com regime tributário da sua empresa, o tipo de produto vendido e a natureza da operação.

Demais Abas do Item no Pedido de Venda

Além da aba de tributação, o item no Pedido de Venda conta com outras abas importantes.

1) A aba "Observações" permite adicionar comentários ou informações relevantes sobre o item:

⚠️ Importante

Os dados que você preencher em observações não serão exibidas no XML ou no DANFE da NF-e, sendo visíveis apenas no Pedido de Venda e em sua impressão.

2) Na Aba de "Informações Adicionais", é possível incluir dados extras que podem ser úteis para o processamento do pedido:

  • (1) Número do Pedido de Compra e Item do pedido de compra; Esse campo corresponde ao xPed e nItemPed;

  • (2) Código do Benefício Fiscal: Refere-se ao código específico que identifica o tipo de benefício fiscal aplicado à operação, como isenções, reduções ou outros incentivos tributários.

  • (3) Número da FCI (Ficha de Conteúdo de Importação): É referente ao código utilizado para identificar a Ficha de Conteúdo de Importação, um documento exigido pela legislação fiscal brasileira para produtos importados.

  • (4) Categoria do Item: Você pode definir uma Categoria específica para cada item do pedido;

  • (5) Cenário Fiscal: É possível selecionar um Cenário Fiscal diferente para cada produto;

  • (6) Informações para a Nota Fiscal: O que for informado aqui exibido na Nota Fiscal;

3) Já a aba "Lei de Transparência dos Impostos" lhe dá a oportunidade de preencher os dados sobre os tributos Federais, de acordo com as exigências legais:

3) Todas as informações necessárias para realizar o faturamento foram preenchidas. 🎉

Disponibilizamos uma variedade de artigos sobre o Vendas para que você possa conferir mais detalhes relacionados aos seus Pedidos:



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