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Tabelas de Preço

Neste artigo, descubra como cadastrar e configurar uma Tabela de Preço.

Thais Oldani avatar
Escrito por Thais Oldani
Atualizado essa semana

Às vezes, uma diferença de poucos centavos pode fazer com que você conquiste a venda e o cliente. Mas, essa mesma diferença de poucos centavos pode, na verdade, representar um prejuízo em função da margem de lucro estreita aplicada no preço de venda utilizado. Portanto, é necessário um mecanismo que permita você definir sua política comercial, garantindo competitividade e também assegurando que todas as condições e limites serão respeitados

Para isso, trazemos o controle de "Tabelas de Preço"!

Uma tabela de preço nada mais é do que uma lista que indica o preço de venda para cada produto, definindo valores mínimos e máximos, descontos, e definindo também para quais cenários essas condições podem ser aplicadas. E o mais legal: você pode criar quantas tabelas forem necessárias conforme seu negócio 😉

Tópicos do Artigo:


Criando a Tabela de Preço

1) Acesse as configurações do sistema, clicando na engrenagem no canto superior direito:

2) Acesse a aba "Vendas de Produtos", e clique em "Tabela de Preço dos Produtos":

3) Nesta tela, serão apresentadas as suas tabelas de preço e você terá as seguintes opções:

  • (1) Editar. Clique aqui para editar a tabela selecionada na listagem;

  • (2) Incluir. Clique aqui para incluir uma nova a tabela de preços;

  • (3) Atualizar Produtos da Tabela de Preço. Clique aqui para atualizar os produtos da tabela selecionada;

  • (4) Anexos. Clique aqui para adicionar anexos à tabela selecionada na listagem;

  • (5) Excluir. Clique aqui para excluir a tabela selecionada na listagem;

  • (6) Suspender Tabela de Preço. Clique aqui para suspender a tabela selecionada na listagem;

4) Ao clicar em "+ Incluir", você poderá preencher as informações da nova tabela de preço:

  • (1) Nome da Tabela. Como a tabela deve ser chamada;

  • (2) Código da Tabela. Preenchimento opcional.


Configurando a Tabela de Preço

1) Comece definindo as seguintes opções:

  • (1) Quais são os produtos que vão fazer parte da tabela de preço? Filtre os produtos que irão ser considerados na Tabela por Família, código NCM, Característica e/ou Fornecedor.

  • (2) Para quais clientes esta tabela de preço pode ser utilizada? A Tabela de Preços só poderá ser utilizada em operações de Venda com clientes que fazem parte do filtro definido.

💡 É possível utilizar mais de um filtro, tanto para os Produtos como para os Clientes. E no caso dos Produtos, é possível definir se eles devem atender a todos os filtros ou apenas um deles:

2) Em "Outras informações importantes da tabela", defina qual será a ação da tabela:

💡 De onde vem os preços desta tabela?

Você consegue definir de onde você vai utilizar o preço do produto. Pode ser do CMC, do preço de venda (definido no cadastro), ou até mesmo em cima de outra tabela de preço.

E você ainda pode indicar o local de estoque base para alteração dos preços da tabela:

3) Por último, você ainda pode definir se essa tabela vale apenas por um período específico (para fazer uma promoção pontual/sazonal, por exemplo) (1), além de definir padrões de desconto (2) e se o preço calculado deve ser arredondado (3):

4) Com tudo pronto, basta ativar a tabela de preço:

💡 Dicas para aprimorar a sua experiência

  • Caso você queira visualizar todos os produtos da tabela, ou alterar o preço de um produto em específico, é possível controlar isso pela aba "Produtos da Tabela de Preço":


Utilizando a Tabela de Preço

⚠️ Lembrete

Se a Tabela de Preço definida estiver suspensa, não será possível faturar o Pedido de Venda!

1) Para utilizar a Tabela de Preço, crie um novo Pedido de Venda, ou, acesse um Pedido já cadastrado.

2) Ao incluir o item no Pedido de Venda, preencha a Tabela de Preço de interesse:

💡 Se os produtos já foram adicionados ao Pedido e você deseja alterar a Tabela de Preço de um item, clique sobre o produto, clique em "Editar Item", e então, altere a Tabela de Preço:


Aprendizado de utilização da Tabela de Preço

Além disso, o sistema utiliza um mecanismo de aprendizado para a utilização da Tabela de Preços, sendo avaliado:

  • (1) Se existe algum pedido com o item incluído para o mesmo cliente. Se sim, será utilizada a mesma opção de tabela do último pedido incluído;

  • (2) Se não houver um pedido para o mesmo cliente, será analisado se há um pedido com esse item para algum cliente. Se sim, será utilizada mesma opção do último pedido incluído;

  • (3) Se não houver uma venda desse item para algum cliente, será utilizada a tabela de preço por ordem alfabética;

  • (4) Se não houver tabelas de preço, será utilizada a opção de preço de venda do cadastro do produto.

💡 Importante

Nos itens 1 e 2, será observado os últimos 90 dias. Se o último pedido incluído ultrapassar isso, será utilizada a opção 3.


Definindo a permissão para alteração do preço do produto

Você pode definir se o vendedor conseguirá, ou não, alterar o preço de venda caso exista alguma tabela de preço para o produto.

1) Para isso, acesse as Configurações do sistema:

2) Clique na aba "Venda de Produtos" (1) e configure a opção "Não permitir alterar o preço unitário do produto se alguma tabela de preço estiver disponível" (2):

3) Com essa opção marcada, o vendedor deverá escolher o preço de uma das tabelas disponíveis, proporcionando total segurança e tranquilidade que a sua política comercial está sendo respeitada!


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