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Tabelas de Preço

Neste artigo, descubra como cadastrar e configurar uma Tabela de Preço.

Thais Oldani avatar
Escrito por Thais Oldani
Atualizado há mais de um mês

Às vezes, uma diferença de poucos centavos pode fazer com que você conquiste a venda e o cliente. Mas, essa mesma diferença de poucos centavos pode, na verdade, representar um prejuízo em função da margem de lucro estreita aplicada no preço de venda utilizado. Portanto, é necessário um mecanismo que permita você definir sua política comercial, garantindo competitividade e também assegurando que todas as condições e limites serão respeitados

Para isso, trazemos o controle de "Tabelas de Preço"!

Uma tabela de preço nada mais é do que uma lista que indica o preço de venda para cada produto, definindo valores mínimos e máximos, descontos, e definindo também para quais cenários essas condições podem ser aplicadas. E o mais legal: você pode criar quantas tabelas forem necessárias conforme seu negócio 😉

Tópicos do Artigo:


Criando a Tabela de Preço

1) Acesse as configurações do sistema, clicando na engrenagem no canto superior direito:

2) Acesse a aba "Vendas de Produtos", e clique em "Tabela de Preço dos Produtos":

3) Nesta tela, serão apresentadas as suas tabelas de preço e você terá as seguintes opções:

  • (1) Editar. Clique aqui para editar a tabela selecionada na listagem;

  • (2) Incluir. Clique aqui para incluir uma nova a tabela de preços;

  • (3) Atualizar Produtos da Tabela de Preço. Clique aqui para atualizar os produtos da tabela selecionada;

  • (4) Anexos. Clique aqui para adicionar anexos à tabela selecionada na listagem;

  • (5) Excluir. Clique aqui para excluir a tabela selecionada na listagem;

  • (6) Suspender Tabela de Preço. Clique aqui para suspender a tabela selecionada na listagem;

4) Ao clicar em "+ Incluir", você poderá preencher as informações da nova tabela de preço:

  • (1) Nome da Tabela. Como a tabela deve ser chamada;

  • (2) Código da Tabela. Preenchimento opcional.


Configurando a Tabela de Preço

1) Comece definindo as seguintes opções:

  • (1) Quais são os produtos que vão fazer parte da tabela de preço? Filtre os produtos que irão ser considerados na Tabela por Família, código NCM, Característica e/ou Fornecedor.

  • (2) Para quais clientes esta tabela de preço pode ser utilizada? A Tabela de Preços só poderá ser utilizada em operações de Venda com clientes que fazem parte do filtro definido.

💡 É possível utilizar mais de um filtro, tanto para os Produtos como para os Clientes. E no caso dos Produtos, é possível definir se eles devem atender a todos os filtros ou apenas um deles:

2) Em "Outras informações importantes da tabela", defina qual será a ação da tabela:

💡 De onde vem os preços desta tabela?

Você consegue definir de onde você vai utilizar o preço do produto. Pode ser do CMC, do preço de venda (definido no cadastro), ou até mesmo em cima de outra tabela de preço.

E você ainda pode indicar o local de estoque base para alteração dos preços da tabela:

3) Por último, você ainda pode definir se essa tabela vale apenas por um período específico (para fazer uma promoção pontual/sazonal, por exemplo) (1), além de definir padrões de desconto (2) e se o preço calculado deve ser arredondado (3):

4) Com tudo pronto, basta ativar a tabela de preço:

💡 Caso você queira visualizar todos os produtos da tabela, ou alterar o preço de um produto em específico, é possível controlar isso pela aba "Produtos da Tabela de Preço":


Utilizando a Tabela de Preço

⚠️ Lembrete

Se a Tabela de Preço definida estiver suspensa, não será possível faturar o Pedido de Venda!

1) Para utilizar a Tabela de Preço, crie um novo Pedido de Venda, ou, acesse um Pedido já cadastrado.

2) Ao incluir o item no Pedido de Venda, preencha a Tabela de Preço de interesse:

💡 Se os produtos já foram adicionados ao Pedido e você deseja alterar a Tabela de Preço de um item, clique sobre o produto, clique em "Editar Item", e então, altere a Tabela de Preço:


Aprendizado de utilização da Tabela de Preço

Além disso, o sistema utiliza um mecanismo de aprendizado para a utilização da Tabela de Preços, sendo avaliado:

  • (1) Se existe algum pedido com o item incluído para o mesmo cliente. Se sim, será utilizada a mesma opção de tabela do último pedido incluído;

  • (2) Se não houver um pedido para o mesmo cliente, será analisado se há um pedido com esse item para algum cliente. Se sim, será utilizada mesma opção do último pedido incluído;

  • (3) Se não houver uma venda desse item para algum cliente, será utilizada a tabela de preço por ordem alfabética;

  • (4) Se não houver tabelas de preço, será utilizada a opção de preço de venda do cadastro do produto.

💡 Importante

Nos itens 1 e 2, será observado os últimos 90 dias. Se o último pedido incluído ultrapassar isso, será utilizada a opção 3.


Definindo a permissão para alteração do preço do produto

Você pode definir se o vendedor conseguirá, ou não, alterar o preço de venda caso exista alguma tabela de preço para o produto.

1) Para isso, acesse as Configurações do sistema:

2) Clique na aba "Venda de Produtos" (1) e configure a opção "Não permitir alterar o preço unitário do produto se alguma tabela de preço estiver disponível" (2):

3) Com essa opção marcada, o vendedor deverá escolher o preço de uma das tabelas disponíveis, proporcionando total segurança e tranquilidade que a sua política comercial está sendo respeitada!


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