Os campos xPed e nItemPed, presentes na Nota Fiscal Eletrônica, são utilizados para informar, respectivamente, o número do Pedido de Compra e o número do Item dentro desse Pedido.
Embora não sejam obrigatórios, esses campos têm um papel importante na rastreabilidade, facilitando o controle e a conferência dos pedidos em processos de compras e vendas.
Esses dados podem ser utilizados de duas formas, dependendo da sua posição na operação comercial:
Se você está recebendo uma NF-e (como comprador): o seu fornecedor pode preencher esses campos com as informações do seu Pedido de Compra, facilitando o cruzamento automático dos dados no seu sistema e a conferência do que foi adquirido.
Se você está emitindo uma NF-e (como vendedor): você pode preencher os campos com os dados do Pedido de Compra do seu cliente, diretamente no Pedido de Venda.
Tópicos do Artigo
Como o fornecedor deve preencher esses campos
Ao importar uma nota de compra, para que o Omie consiga vincular corretamente o XML ao Pedido de Compra existente no sistema, o fornecedor precisa preencher dois campos no momento da emissão da NF-e:
Campo xPed
(ID: I60)
Campo xPed
(ID: I60)
O que é: representa o número do Pedido de Compra que você (cliente) enviou ao fornecedor.
Como preencher: O código do Pedido de Compra é gerado automaticamente pelo Omie no momento em que o pedido é cadastrado.
Para que o fornecedor consiga preencher corretamente os campos da NF-e, basta que você compartilhe esse número com ele.
Durante a emissão da nota fiscal, o fornecedor deve inserir esse código no campo
xPed
no seu sistema emissor.
Campo nItemPed
(ID: I61)
Campo nItemPed
(ID: I61)
O que é: corresponde ao número do item dentro do seu Pedido de Compra.
Como preencher: na emissão da NF-e, o fornecedor deve indicar a posição correta do item, conforme informado no seu Pedido de Compra.
Por exemplo, se no seu Pedido de Compra o produto X é o item 1, esse número deve ser utilizado no campo
nItemPed
.
Como eu devo preencher essas informações
Ao emitir uma Nota Fiscal Eletrônica no Omie, é possível informar os campos xPed
- número do Pedido de Compra - e nItemPed
- número do item do pedido, para que o seu cliente consiga identificar e vincular corretamente a nota ao pedido original cadastrado no sistema dele.
1) Para isso, acesse o Pedido de Venda de interesse, e clique duas vezes no item:
2) Ao acessar o item do Pedido de Venda, acesse a aba "Informações Adicionais" e preencha os campos "Número do Pedido de Compra" e "Item do Pedido de Compra", conforme as orientações recebidas do seu fornecedor:
3) Tudo pronto! Quando você emitir a nota, essa informação será impressa no XML, conforme exemplo abaixo:
Como demonstrar o xPed e o nItemPed na DANFE
O Omie possui uma configuração que permite exibir o número e o item do Pedido de Compra nos itens do DANFE.
1) Acesse as configurações do Omie:
2) Clique em Dados da Minha Empresa:
3) Acesse a aba "Nota Fiscal de Produto" (1) e clique na opção "Ambiente da SEFAZ" (2):
4) Ao acessar as configurações de Nota Fiscal de Produto, marque a opção "Exibir o número e o item do Pedido de Compra nos itens do DANFE", e clique em Confirmar:
5) Após essa configuração, basta preencher o xPed e o nItemPed nos seus Pedidos de Venda.
Quando a NF-e for emitida, esses dados serão também demonstrados no DANFE: