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Preenchendo o xPed e o nItemPed

Nesse artigo, descubra como informar o Número do Pedido de Compra e o Número do Item.

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Escrito por Thais Oldani
Atualizado essa semana

Os campos xPed e nItemPed, presentes na Nota Fiscal Eletrônica, são utilizados para informar, respectivamente, o número do Pedido de Compra e o número do Item dentro desse Pedido.

Embora não sejam obrigatórios, esses campos têm um papel importante na rastreabilidade, facilitando o controle e a conferência dos pedidos em processos de compras e vendas.

Esses dados podem ser utilizados de duas formas, dependendo da sua posição na operação comercial:

  • Se você está recebendo uma NF-e (como comprador): o seu fornecedor pode preencher esses campos com as informações do seu Pedido de Compra, facilitando o cruzamento automático dos dados no seu sistema e a conferência do que foi adquirido.

  • Se você está emitindo uma NF-e (como vendedor): você pode preencher os campos com os dados do Pedido de Compra do seu cliente, diretamente no Pedido de Venda.

Tópicos do Artigo


Como o fornecedor deve preencher esses campos

Ao importar uma nota de compra, para que o Omie consiga vincular corretamente o XML ao Pedido de Compra existente no sistema, o fornecedor precisa preencher dois campos no momento da emissão da NF-e:

Campo xPed (ID: I60)

  • O que é: representa o número do Pedido de Compra que você (cliente) enviou ao fornecedor.

  • Como preencher: O código do Pedido de Compra é gerado automaticamente pelo Omie no momento em que o pedido é cadastrado.

    Para que o fornecedor consiga preencher corretamente os campos da NF-e, basta que você compartilhe esse número com ele.

    Durante a emissão da nota fiscal, o fornecedor deve inserir esse código no campo xPed no seu sistema emissor.

Campo nItemPed (ID: I61)

  • O que é: corresponde ao número do item dentro do seu Pedido de Compra.

  • Como preencher: na emissão da NF-e, o fornecedor deve indicar a posição correta do item, conforme informado no seu Pedido de Compra.

    • Por exemplo, se no seu Pedido de Compra o produto X é o item 1, esse número deve ser utilizado no campo nItemPed.

Confira um exemplo de uma NF-e com o xPed e o nItemPed preenchidos corretamente:

Confira um exemplo de um arquivo XML sem o preenchimento do xPed e do nItemPed:


Como eu devo preencher essas informações

Ao emitir uma Nota Fiscal Eletrônica no Omie, é possível informar os campos xPed - número do Pedido de Compra - e nItemPed - número do item do pedido, para que o seu cliente consiga identificar e vincular corretamente a nota ao pedido original cadastrado no sistema dele.

1) Para isso, acesse o Pedido de Venda de interesse, e clique duas vezes no item:

2) Ao acessar o item do Pedido de Venda, acesse a aba "Informações Adicionais" e preencha os campos "Número do Pedido de Compra" e "Item do Pedido de Compra", conforme as orientações recebidas do seu fornecedor:

3) Tudo pronto! Quando você emitir a nota, essa informação será impressa no XML, conforme exemplo abaixo:


Como demonstrar o xPed e o nItemPed na DANFE

O Omie possui uma configuração que permite exibir o número e o item do Pedido de Compra nos itens do DANFE.

1) Acesse as configurações do Omie:

2) Clique em Dados da Minha Empresa:

3) Acesse a aba "Nota Fiscal de Produto" (1) e clique na opção "Ambiente da SEFAZ" (2):

4) Ao acessar as configurações de Nota Fiscal de Produto, marque a opção "Exibir o número e o item do Pedido de Compra nos itens do DANFE", e clique em Confirmar:

5) Após essa configuração, basta preencher o xPed e o nItemPed nos seus Pedidos de Venda.

Quando a NF-e for emitida, esses dados serão também demonstrados no DANFE:


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