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Faturando e emitindo a Nota Fiscal (NF-e)

Nesse artigo, descubra como faturar e emitir uma Nota Fiscal (NF-e) através de um Pedido de Venda.

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Escrito por Diego Pancera
Atualizado há mais de 5 meses

O Omie oferece uma solução completa para faturar e emitir Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e) de forma simples, intuitiva e eficiente! 🚀

Você pode gerenciar todo o processo de faturamento, desde a criação do seu Orçamento, Pedido até a emissão da NF-e, tudo em um só lugar.

Tópicos do Artigo

🎓 Confira o nosso treinamento exclusivo sobre o tema:

Além deste material, a Omie oferece uma série de treinamentos, sem custo adicional, eliminando qualquer barreira no aprendizado das suas funcionalidades e recursos:


Primeiros Passos

1) Antes de iniciar o processo de faturamento de uma Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) no Omie, é necessário garantir que todas as configurações necessárias estejam devidamente realizadas.

Para facilitar essa etapa inicial e garantir que você esteja preparado para começar a emitir suas notas fiscais, preparamos um artigo:

2) Depois de concluir as configurações iniciais, cadastre um Pedido de Venda:


Faturando o Pedido de Venda

1) Para faturar o Pedido de Venda, acesse as "Etapas dos Pedidos" pelo menu suspenso do módulo de "Vendas e NF-e":

2) Basta arrastar o card que representa seu pedido de venda para a coluna "4. Faturado", e a mágica acontece 😄

Nesse momento, a solicitação de emissão da nota fiscal será enviada para a Secretaria da Fazenda (SEFAZ) do seu Estado


Acompanhando o faturamento do Pedido de Venda

Após solicitar o faturamento do pedido de venda, você pode (e deve) acompanhar a resposta da Secretaria da Fazenda (SEFAZ)

1) Acesse as "Etapas dos Pedidos" pelo menu suspenso do módulo de "Vendas e NF-e":

2) O Omie demonstra o status das emissões por uma representação em cores, destacada em cada card (de pedido de venda), conforme figura abaixo:

Verde: sucesso! A solicitação foi autorizada pela Secretaria da Fazenda (SEFAZ) e a nota fiscal foi gerada. Nesse momento, após a autorização, a(s) conta(s) a receber será(ão) geradas no módulo "Finanças", conforme as condições que você informou, assim como serão geradas as baixas no estoque dos produtos vendidos

Amarelo: a solicitação ainda está sendo analisada e processada pela Secretaria da Fazenda (SEFAZ). Calma aí :)

Vermelho: a solicitação foi rejeitada pela Secretaria da Fazenda (SEFAZ). Nesse caso a nota fiscal não foi gerada, e a(s) contas a receber e baixas no estoque também não

3) A atualização da situação de cada solicitação de emissão de nota fiscal (com suas respectivas cores) é feita de forma automática pelo Omie a cada 10 segundos. Porém, se você estiver com pressa, pode fazer essa atualização manualmente, pressionando o botão "Comunicação com a SEFAZ"

💡 #DicaDoBem: você pode acompanhar as emissões por aqui também:


Rejeições SEFAZ

Quando uma solicitação de emissão de nota fiscal é rejeitada pela Secretaria da Fazenda (SEFAZ), isso pode ocorrer por duas principais razões:

  1. A Secretaria da Fazenda (SEFAZ) está fora do ar.

    Sim, é verdade que a Secretaria da Fazenda (SEFAZ) ocasionalmente pode enfrentar instabilidades e ficar fora do ar. Nesses casos, você não precisa se preocupar ou tomar nenhuma ação específica. O Omie foi projetado para lidar com essa situação e agir de forma automática.


    Quando o Omie identifica que a SEFAZ está indisponível, ele continua tentando enviar as solicitações periodicamente, sem que você precise intervir.

  2. Alguma informação está errada no pedido de venda e foi criticada pela SEFAZ,

    E para te ajudar com isso, separamos um artigo com as rejeições que podem ocorrer e como resolvê-las 😉



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