O Omie oferece uma solução completa para faturar e emitir Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e) de forma simples, intuitiva e eficiente! 🚀
Você pode gerenciar todo o processo de faturamento, desde a criação do seu Orçamento, Pedido até a emissão da NF-e, tudo em um só lugar.
Tópicos do Artigo
🎓 Confira o nosso treinamento exclusivo sobre o tema:
Além deste material, a Omie oferece uma série de treinamentos, sem custo adicional, eliminando qualquer barreira no aprendizado das suas funcionalidades e recursos:
Primeiros Passos
1) Antes de iniciar o processo de faturamento de uma Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) no Omie, é necessário garantir que todas as configurações necessárias estejam devidamente realizadas.
Para facilitar essa etapa inicial e garantir que você esteja preparado para começar a emitir suas notas fiscais, preparamos um artigo:
2) Depois de concluir as configurações iniciais, cadastre um Pedido de Venda:
Faturando o Pedido de Venda
1) Para faturar o Pedido de Venda, acesse as "Etapas dos Pedidos" pelo menu suspenso do módulo de "Vendas e NF-e":
2) Basta arrastar o card que representa seu pedido de venda para a coluna "4. Faturado", e a mágica acontece 😄
Nesse momento, a solicitação de emissão da nota fiscal será enviada para a Secretaria da Fazenda (SEFAZ) do seu Estado
Acompanhando o faturamento do Pedido de Venda
Após solicitar o faturamento do pedido de venda, você pode (e deve) acompanhar a resposta da Secretaria da Fazenda (SEFAZ)
1) Acesse as "Etapas dos Pedidos" pelo menu suspenso do módulo de "Vendas e NF-e":
2) O Omie demonstra o status das emissões por uma representação em cores, destacada em cada card (de pedido de venda), conforme figura abaixo:
Verde: sucesso! A solicitação foi autorizada pela Secretaria da Fazenda (SEFAZ) e a nota fiscal foi gerada. Nesse momento, após a autorização, a(s) conta(s) a receber será(ão) geradas no módulo "Finanças", conforme as condições que você informou, assim como serão geradas as baixas no estoque dos produtos vendidos
Amarelo: a solicitação ainda está sendo analisada e processada pela Secretaria da Fazenda (SEFAZ). Calma aí :)
Vermelho: a solicitação foi rejeitada pela Secretaria da Fazenda (SEFAZ). Nesse caso a nota fiscal não foi gerada, e a(s) contas a receber e baixas no estoque também não
3) A atualização da situação de cada solicitação de emissão de nota fiscal (com suas respectivas cores) é feita de forma automática pelo Omie a cada 10 segundos. Porém, se você estiver com pressa, pode fazer essa atualização manualmente, pressionando o botão "Comunicação com a SEFAZ"
Rejeições SEFAZ
Quando uma solicitação de emissão de nota fiscal é rejeitada pela Secretaria da Fazenda (SEFAZ), isso pode ocorrer por duas principais razões:
A Secretaria da Fazenda (SEFAZ) está fora do ar.
Sim, é verdade que a Secretaria da Fazenda (SEFAZ) ocasionalmente pode enfrentar instabilidades e ficar fora do ar. Nesses casos, você não precisa se preocupar ou tomar nenhuma ação específica. O Omie foi projetado para lidar com essa situação e agir de forma automática.
Quando o Omie identifica que a SEFAZ está indisponível, ele continua tentando enviar as solicitações periodicamente, sem que você precise intervir.Alguma informação está errada no pedido de venda e foi criticada pela SEFAZ,
E para te ajudar com isso, separamos um artigo com as rejeições que podem ocorrer e como resolvê-las 😉
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