Passar para o conteúdo principal
Cadastrando Locais de Estoque

Neste artigo, descubra como acessar as configurações para cadastrar novos locais de estoque no Omie.

Thais Oldani avatar
Escrito por Thais Oldani
Atualizado há mais de uma semana

Com o passar dos anos, acompanhamos o quanto o mercado de venda de produtos vem se adaptando, tanto na forma de vender quanto na forma de entregar. Um dos grandes desafios é realizar a entrega com celeridade, e para isso é importante utilizar estratégias de logística para atender sempre uma maior quantidade de clientes com agilidade e eficiência.

A administração de seus estoques é um dos pilares para um negócio bem-sucedido, e o Omie oferece as ferramentas certas para gerenciar seus produtos em locais de estoque diferentes! Veja como é simples! 🚀

Temos um treinamento exclusivo sobre o tema que você pode conferir no vídeo abaixo:

Neste artigo, teremos os seguintes tópicos:


Cadastrando um novo Local de Estoque

1) Acesse as configurações, clicando no ícone de engrenagem, no canto superior direito:

2) Na aba "Principais", clique na opção "11. Locais de Estoque":

3) Nesta tela, você terá uma visão completa de todos os estoques já cadastrados (1). E também, você terá a opção de adicionar um novo local de estoque de forma simples e rápida. Basta clicar em "+ Incluir" (2).


Preenchendo as informações do novo local de estoque

1) Ao clicar em "+ Incluir", você poderá preencher os seguintes campos:

  • (1) Código. Escolha um código único para identificar este local de estoque.

  • (2) Descrição. Insira um nome descritivo para o local de estoque.

  • (3) Tipo de Estoque. Temos 3 opções para definir o tipo de estoque:

    • Estoque próprio da empresa: o estoque de responsabilidade da própria empresa.

    • Estoque próprio da empresa em poder de terceiros: o estoque é da empresa, mas está sob a responsabilidade de um cliente ou fornecedor.

    • Estoque de terceiros em poder da empresa: o estoque pertence a um cliente ou fornecedor, mas é mantido pela própria empresa.

      Cliente ou Fornecedor: Nos casos de estoque de terceiros ("Estoque próprio da empresa" ou "Estoque de terceiros em poder da empresa"), selecione o cliente ou fornecedor associado a este local:

  • (4) Disponibilidade. Selecione onde este local de estoque poderá ser utilizado no sistema:

    • Local de estoque disponível para Venda de Produto: Indica a permissão de que os produtos desse local de estoque, poderão ser utilizados para Vendas de Produto

    • Local de estoque disponível para Entrada da Ordem de Produção: Indica a permissão de que os produtos produzidos, poderão fazer parte desse estoque;

    • Local de estoque disponível para Consumo da Ordem de Produção: Indica a permissão de que os produtos armazenados nesse local, poderão ser utilizados na produção de produtos;

    • Local de estoque disponível para Remessa de Produto: Indica a permissão de que os produtos armazenados nesse local, poderão ser utilizados na remessa de produtos;

  • (5) Sugestão de Compra. Marque esta opção para considerar este local de estoque na funcionalidade de Sugestão de Compra. Isso permite que os produtos armazenados neste local sejam incluídos na Sugestão de Compra, facilitando a reposição de estoque.

  • (6) Informar o Endereço do Local de Estoque. Ao marcar essa opção, é possível preencher o endereço do local de estoque. Esse endereço poderá ser utilizado como endereço de retirada na Nota Fiscal Eletrônica (NF-e):

💡 Dica para aprimorar a sua experiência

Se o CNPJ inserido no campo "Endereço do Local de Estoque" estiver registrado como um Cliente e Fornecedor no Omie, o sistema priorizará todas as informações presentes no cadastro. Portanto, é fundamental manter esses dados sempre atualizados.

Se, porventura, você inserir informações diferentes neste campo em relação ao cadastro, o sistema não considerará os dados divergentes, utilizando apenas as informações presentes no cadastro.


2) Por fim, clique em "Salvar":

3) Seu novo Local de Estoque foi cadastrado e está pronto para ser utilizado! 🚀


Inativando um Local de Estoque

Se você precisar desativar um local de estoque no Omie, o processo é simples!

Basta acessar a lista de locais de estoque e selecionar o local de interesse (1). Na barra lateral esquerda, você verá a opção "Ativo" (2):

Clique nela para inativar o local de estoque. A partir desse momento, esse local não estará mais disponível para uso, mas suas informações ainda serão mantidas para referência futura:


📚 Artigos relacionados que podem ser de grande ajuda:

peso produto, marca produto, garantia produto, modelo produto
Respondeu à sua pergunta?