Passar para o conteúdo principal

(221) Rejeição: Confirmado o recebimento da NF-e pelo destinatário

Rejeição NF-e 221

Thais Oldani avatar
Escrito por Thais Oldani
Atualizado há mais de um mês

Motivo

Essa rejeição ocorre quando o destinatário da NF-e já registrou o Evento de Manifestação do Destinatário – Confirmação da Operação e, posteriormente, o emitente tenta realizar o cancelamento da nota fiscal.

Após a confirmação da operação pelo destinatário, a SEFAZ entende que a transação foi validada entre as partes, impedindo o cancelamento da NF-e.

Exemplo:



Como corrigir

1) É necessário entrar em contato com o destinatário da NF-e e solicitar que ele registre um novo Evento de Manifestação, substituindo a confirmação realizada anteriormente.

Os eventos recomendados são:

  • Operação não Realizada, ou

  • Desconhecimento da Operação

2) Após a homologação de um desses eventos pela SEFAZ, o cancelamento da NF-e poderá ser efetuado.

De acordo com as regras da SEFAZ, cada tipo de Evento de Manifestação pode ser registrado apenas uma vez, e somente o último evento registrado permanece válido:

⚠️ Caso a mercadoria já tenha sido entregue e até mesmo registrada no estoque do destinatário, recomenda-se consultar a contabilidade para avaliar a necessidade de emissão de uma Nota Fiscal de Devolução.


📚 Artigos Relacionados

Respondeu à sua pergunta?