Passar para o conteúdo principal

Visualizando as Rejeições de NF-e

Neste artigo, descubra todas as formas de visualizar no Omie as Rejeições de Nota Fiscal de Produto.

Diego Pancera avatar
Escrito por Diego Pancera
Atualizado há mais de 6 meses

No Omie, você pode emitir Notas Fiscais de Produto (modelo 55) utilizando um Pedido de Venda, Remessa de Produto, Nota Complementar ou de Ajuste, Nota de Importação ou uma Nota de Entrada.

Os dados são transmitidos à SEFAZ, que os processa e, caso estejam corretos, emite a NF-e. Se houver alguma inconsistência nas informações, a SEFAZ retorna uma mensagem de rejeição, impedindo a emissão da NF-e.

Portanto, é muito importante saber identificar quando uma NF-e é rejeitada e onde encontrar os detalhes sobre o motivo da rejeição.

Tópicos do Artigo:


Visualizando o status de emissão da NF-e

No Omie, você pode visualizar o status das NF-es de algumas formas, sendo elas:

Para expandir a informação, basta clicar na seta em cima da descrição do campo de interesse.

Através do Painel de NF-e

1) Acesse o menu suspenso do módulo de Vendas e NF-e clicando no segundo ícone do menu lateral à esquerda (1). Em seguida, clique em “Painel de NF-e” (2):

💡O Painel de NF-e também pode ser acessado a partir do Painel de NF-e do módulo de Compras, Estoque e Produção.

2) Neste Painel, serão apresentadas todas as Notas Fiscais faturadas através do Omie ou importadas para o sistema.

Serão demonstrados os status de comunicação com a SEFAZ, através da coluna “Situação”:

💡 É possível aplicar filtros de visualização considerando o “Tipo da NF-e” (1), a “Operação” de interesse (2) e o período de emissão (3). Após a aplicação de filtros, clique em “Atualizar” (4):

3) Caso deseje acessar o registro com a NF-e rejeitada, selecione ele na listagem (1) e clique na opção destinada à abertura (2):

Através do Kanban de Vendas (Pedido de Venda)

1) No Módulo de Vendas e NF-e, o Passo 3 indicará a quantidade de notas rejeitadas. Clique sobre o Passo para ter acesso ao Kanban de Vendas:

2) Você será direcionado para o Kanban de Vendas, onde Orçamentos e Pedidos de Venda são exibidos em cards.

Na coluna “Faturado” toda nota rejeitada estará com uma faixa vermelha na parte superior do card, e o status “NF-e Rejeitada”:

Através do registro que apresentou a rejeição

1) Para facilitar e agilizar a resolução de rejeições, o próprio registro — Pedido de Venda, Remessa de Produto, Nota Complementar, Nota de Importação ou Nota de Entrada — que apresentou a rejeição possui uma aba chamada “Comunicação com a SEFAZ” (1).

A partir dela, você encontrará todo o histórico de comunicação (2) relacionado à emissão, incluindo o retorno da SEFAZ sobre o documento e uma explicação detalhada do motivo da rejeição:

2) Ao dar um duplo clique na comunicação da listagem, é possível visualizar os detalhes da mensagem da SEFAZ e, também, o XML de Envio e de Retorno:


Configurando as Notificações de Rejeições de NF-e

💡São enviadas notificações de rejeições ocorridas em até 90 dias.

Para facilitar ainda mais o acompanhamento das rejeições, você pode receber notificações por e-mail sempre que uma nota for rejeitada! 🚀

Para configurar essa funcionalidade, basta configurar as notificações em seu sistema e marcar a opção demonstrada abaixo:

Confira mais detalhes neste Artigo:


📚 Artigos Relacionados

Respondeu à sua pergunta?