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Cadastrando uma nova Remessa de Produto

Nesse artigo, descubra como cadastrar uma nova Remessa de Produto.

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Escrito por Kessy Silva
Atualizado há mais de um mês

A Remessa de Produto é um documento que formaliza o envio de mercadorias sem cobrança ao Destinatário. Este tipo de nota é muito comum em situações em que as movimentações de mercadoria não possuem finalidade comercial, como remessas para conserto, demonstração, bonificação ou retorno ao fornecedor.

O cadastro de Remessas pode ocorrer de duas formas:

Tópicos do Artigo:


Cadastrando uma Remessa de Produto

1) Após realizar o login no Omie e acessar o seu Aplicativo, acesse o Módulo de Vendas e NF-e:

2) Acesse o menu suspenso do módulo de Vendas e NF-e e clique em “Incluir” no grupo "Remessa de Produto":

💡 Para abrir o menu suspenso, passe o mouse pelo nome do Módulo.

3) Assim, será criado um registro de Remessa de Produto.
​Agora será necessário preencher os Dados Principais da Remessa.



​Informando os Dados Principais da Remessa

Após incluir o registro da Remessa de Produto, será apresentada a tela inicial, e você poderá preencher os dados principais de sua Remessa. Ao fim do preenchimento, clique em "Salvar":

  • (1) Cliente: Selecione o Cliente/Destinatário vinculado a operação.

    Caso ele não esteja cadastrado, você pode incluí-lo diretamente nesta tela. Para isso, basta clicar no 🔗 clipe de papel azul, localizado acima do nome do campo, e a tela de inclusão do Cliente/Fornecedor será acionada:

  • (2) Previsão: Data de previsão para emissão da NF-e de Remessa.

  • (3) Vendedor: Pessoa responsável pela operação.

  • (4) Tipo do Frete: Tipo de frete utilizado para entrega dos itens em sua empresa.

  • (5) Valor do Frete: Caso haja frete, informe o valor neste campo.

  • (6) Cenário Fiscal: Defina o Cenário Fiscal que teve os impostos configurados para seus produtos movimentados nas operações de Remessa de Produto.


Incluindo os Produtos da Remessa

1) Ao fim do preenchimento dos Dados Principais e cadastro de sua Remessa, é hora de adicionar os Itens!

Para isso, clique no botão "Novo Item":

2) Assim, será apresentado a tela de “Novo Item da Nota de Remessa”.

Siga as orientações abaixo para realizar os principais preenchimentos:

  • (1) Produto: Preencha qual Produto está sendo enviado. Ele deve estar previamente cadastrado.


    Caso ele não esteja cadastrado, você pode incluí-lo diretamente nesta tela. Para isso, basta clicar no 🔗 clipe de papel azul, localizado acima do nome do campo, e a tela de inclusão de Produto será acionada:

  • (2) CFOP: O CFOP é a sigla de Código Fiscal de Operações e Prestações, das entradas e saídas de mercadorias, intermunicipal e interestadual. É um código numérico que identifica a natureza de circulação da mercadoria, ou seja, indica qual operação você fazendo.

Converse com seu contador para entender quais CFOP's você deve utilizar.

  • (3) Quantidade: Quantidade que está sendo enviada do produto. É essa quantidade que vai ser baixada do estoque quando a Remessa for faturada e a Nota Fiscal Eletrônica for gerada.

  • (4) Local de Estoque: Definição do Local de Estoque que será baixado quando a Remessa for concluída e a NF-e for gerada.

  • (5) Valor Unitário do Item: Defina o valor equivalente a cada unidade do Produto. Este valor será destacado na Nota Fiscal.

  • (6) Código EAN (GTIN): Código de Barras do Produto, ele é preenchido automaticamente a partir da informação do Cadastro do Produto.

  • (7) % do Desconto: Houve desconto em relação ao valor original do Produto? Informe o percentual ou valor de desconto aqui.

    Para alterar de % percentual para R$ valor, clique no ícone de setas acima do campo:

💡 Informações importantes

  • O campo “Valor da Mercadoria” será preenchido automaticamente para você! Ele é equivalente à multiplicação do campo “Quantidade” pelo campo “Valor Unitário do Item”.

  • O Código NCM é preenchido automaticamente a partir do Cadastro do Produto. NCM significa “Nomenclatura Comum do Mercosul” e trata-se de um código de oito dígitos estabelecido pelo governo brasileiro para identificar a natureza das mercadorias. Ele também indica qual a “alíquota do IBPT”.

  • Similar ao campo de Valor da Mercadoria, o Omie já realiza o cálculo automático do “Valor Total do Item”! Este valor é referente a multiplicação do campo “Quantidade” pelo campo “Valor Unitário do Item”, já acrescentando o valor do IPI e Substituição Tributária (caso tenha sido informado) e já subtraindo o Desconto (quando informado).


Definindo as informações e Impostos do Produto

No Item adicionado, é possível preencher informações de Impostos e outros detalhes, através das abas próprias. Confira abaixo mais informações sobre as abas apresentadas:

1) Abas ICMS, ICMS Substituição Tributária, IPI, PIS e COFINS: Para o cálculo dos Impostos, realize o preenchimento das informações de tributação (situação tributária, alíquotas, etc), seguindo as orientações de sua equipe contábil:

📌 Seu contador pode te ajudar bastante e ele é a pessoa indicada para responder o que você deve colocar em cada campo, pois isso varia muito em função do enquadramento legal de sua empresa x o produto que você está enviando x o tipo de operação que está sendo realizada.

2) Aba Observações: Precisa registrar observações internas sobre o Item? Esses dados podem ser preenchidos no campo específico. Essas informações não serão levadas a NF-e, podendo ser vistas somente internamente e/ou na Impressão da Remessa de Produto.


3) Aba Informações Adicionais: A adição de informações dos campos dessa Aba são opcionais. Aqui você poderá preencher:


  • (1) Peso Líquido (Kg)

  • (2) Peso Bruto (Kg)

  • (3) Número do Pedido de Compra: Equivalente ao xPed do XML da NF-e, referente ao número do pedido de compra.

  • (4) Item do Pedido de Compra: Número do item do pedido de compra na nota, informação da Tag nItemped no XML.

  • (5) Cenário Fiscal: Caso o item utilize um cenário fiscal diferente do Cenário configurado para a Remessa, é possível atualizar a informação diretamente nos dados adicionais do Produto.

  • (6) Código do Benefício Fiscal: Consulte a sua contabilidade e a Tabela de código de benefício fiscal para confirmar a incidência de benefício fiscal.

  • (7) Número da FCI (Ficha de Conteúdo da Importação): A FCI, ou Ficha de Conteúdo de Importação, é um documento para empresas que utilizam produtos contendo insumos importados em sua composição.

  • (8) Local de Estoque de Entrada: Caso o Local de Estoque de terceiros esteja cadastrado, é possível informá-lo como Local de Entrada. Assim, ao concluir sua Remessa de Produto, o sistema poderá criar automaticamente a entrada de estoque neste local (além de criar a saída de estoque do local informado para a Remessa/Produto).

  • (9) Informações para a Nota Fiscal: Informações adicionais para o item, essa informação será apresentada abaixo do item no DANFE.

  • (10) Não gerar a saída de estoque ao emitir a NF-e

  • (11) Não somar esse item no total da NF-e


Preenchendo as Informações Adicionais

Além de informar a “Categoria” e o “Projeto”, você pode indicar mais uma série de informações referentes a Remessa de Produto!

Confira mais informações no Artigo:


Concluindo e emitindo sua Remessa de Produto

1) O Omie possibilita a pré-visualização do DANFE antes de sua emissão.

Com todos os dados preenchidos, você pode realizar a visualização de sua Pré-Nota!
Para isso, basta clicar em “Conferir”, opção disponível no menu lateral esquerdo de sua Remessa de Produto:


2) Na tela de Conferência, selecione a opção “Veja como vai ficar o DANFE (pré-nota)”:

3) Caso tudo esteja em conformidade, para se comunicar com a SEFAZ e gerar a sua NF-e, clique em “Concluir Agora”:

4) Pronto! A comunicação com a SEFAZ será iniciada para que a geração de sua NF-e ocorra após validação da SEFAZ.

📌 Para acompanhar a emissão de sua NF-e de Remessa e prosseguir em casos de rejeições, leia também:


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