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Gerando uma Devolução de Venda

Nesse artigo, descubra como emitir uma Nota de Devolução de Venda a partir do Pedido de Venda.

Thais Oldani avatar
Escrito por Thais Oldani
Atualizado há mais de 5 meses

O Pedido de Venda permite o registro e a gestão das vendas realizadas, incluindo o que precisa ser faturado e entregue. Nele, é possível especificar o cliente, as condições comerciais e financeiras negociadas, e outras informações importantes, oferecendo uma visão clara e intuitiva de cada etapa do processo.

Se você já faturou um Pedido de Venda, mas precisa realizar a Devolução da Mercadoria por algum motivo, veja como executar esse processo no Omie!

⚠️ Informação Importante

Ao realizar uma devolução de venda, o sistema gera automaticamente uma Conta a Pagar correspondente ao valor devolvido, com o objetivo de abater o valor recebido na venda.

Por exemplo, se você realizou uma venda de R$ 100,00 e devolveu um produto no valor de R$ 25,00, o sistema criará uma Conta a Pagar de R$ 25,00 para refletir a devolução

Observe que a Conta a Receber não será alterada; apenas o resultado do seu extrato será ajustado.

No extrato final, você verá:

  • Valor da Venda: R$ 100,00

  • Valor Devolvido: R$ 25,00

  • Total: + R$ 75,00

Tópicos do Artigo


Cadastrando a Devolução de Venda

1) Após logar no Omie, acesse o Módulo de Vendas e NF-e:

Tela inicial módulos - Vendas e NF-e

2) Clique no ícone do Módulo de Vendas e NF-e para abrir o menu suspenso e acessar outras opções disponíveis:

Menu Suspenso de Vends

3) No tópico "Venda de Produtos", clique em "Exibir todas":

4) Nesta tela, você verá uma lista de todos os Pedidos de Venda cadastrados no seu Omie até o momento. Encontre o Pedido faturado para o qual você precisa emitir uma devolução e dê um duplo clique sobre ele para continuar:

5) Ao acessar o Pedido de Venda, clique em "Devolver", no menu lateral esquerdo:

6) Com isso, uma mensagem será apresentada para confirmar se você deseja registrar a Devolução para este Pedido. Para prosseguir, cliique no botão "Sim":

7) O Omie oferece duas opções para você emitir esta Devolução, escolha a opção que melhor se adapta a sua situação:

Importar a NF-e de Devolução emitida pelo cliente

  1. Se o seu cliente já emitiu uma Nota Fiscal para devolver as mercadorias, você pode importá-la no sistema. Para isso, selecione a opção demonstrada abaixo e digite a chave de acesso ou selecione o arquivo XML da nota:

  2. Com isso, o sistema registrará esta NF-e automaticamente, e você precisará apenas conferir todos os dados e realizar o Recebimento da Nota:

Emitir a NF-e de Devolução do Pedido

  1. Se o seu cliente não emitiu uma Nota de Devolução, você pode emiti-la diretamente no Omie, clicando na opção destacada a seguir:


  2. Ao escolher esta opção, o sistema preencherá automaticamente os dados da Devolução com base nas informações do Pedido de Venda original. Você agora poderá preencher alguns dados adicionais.

    Primeiro, na tela inicial da Devolução de Venda, preencha o Motivo da Devolução.

    Devolução de Venda - Motivo da Devolução

    💡 Dicas:

    • O Omie oferece alguns motivos de devolução pré-cadastrados, mas você tem a opção de adicionar um novo diretamente neste campo.

    • O "Motivo da Devolução" que você informar será destacado nos "Dados Adicionais" do DANFE.

  3. Então, acesse cada um dos itens da Devolução e informe o CFOP da Devolução, conforme a orientação da sua Contabilidade:

  4. Informe a Quantidade que está sendo devolvida do produto.

    💡 Em caso de Devolução Parcial

    Se você estiver devolvendo uma quantidade menor do que foi vendida ou apenas um dos itens, siga estas etapas:

    1. Alterar Quantidade: Ajuste a quantidade a ser devolvida.

    2. Excluir Itens: Se algum item não for devolvido, clique no botão "Excluir" ao lado do produto para removê-lo da devolução.

  5. Em cada item da devolução, preencha todos os campos relacionados aos tributos conforme as orientações da sua contabilidade.

    Para isso, acesse as abas "ICMS", "ICMS Substituição Tributária", "IPI", "PIS" e "COFINS" e insira as informações necessárias para o cálculo dos tributos:

  6. Após preencher todos os campos e revisar os dados da devolução, clique no botão "Conferir":


  7. O Omie irá validar se todas as informações fornecidas atendem aos requisitos mínimos da SEFAZ.

    Para visualizar como o DANFE da devolução ficará, clique no botão "Veja como vai ficar o DANFE (pré-nota)". Isso permite que você verifique a aparência e os detalhes da nota antes de concluir o processo.

  8. Se todas as informações estiverem corretas após a revisão, clique no botão "Concluir Agora" para finalizar o processo de devolução:

  9. Agora, você poderá acompanhar o status da emissão diretamente pelo Omie.


Acompanhando a emissão na SEFAZ

1) Após emitir a Devolução através de um Pedido de Venda, você pode acompanhar a resposta da SEFAZ e o status de emissão diretamente pelo Omie.


Para isso, clique no ícone do Módulo de Vendas e NF-e para abrir o menu suspenso e acessar outras opções disponíveis:

Menu Suspenso de Vends

2) No tópico "Devolução de Venda", clique em "Exibir todas":

4) Aqui, o Omie demonstrará todas Devoluções de Venda.

Na coluna "Situação", o status de cada devolução será representado por diferentes cores, permitindo uma visualização rápida e clara do andamento de cada processo.

A atualização da situação ocorrerá de forma automática a cada 10 segundos:

✓ Concluído: sucesso! A emissão foi autorizada pela Secretaria da Fazenda (SEFAZ) e a Nota Fiscal foi gerada. Nesse momento, após a autorização, serão geradas as baixas/saídas no estoque dos produtos.

• Concluído (aguardando retorno da SEFAZ): a solicitação ainda está sendo analisada e processada pela Secretaria da Fazenda (SEFAZ).

• Pendente: a devolução ainda não foi concluída (faturada).

• Concluído (NF-e rejeitada): a solicitação foi rejeitada pela Secretaria da Fazenda (SEFAZ). Nesse caso a nota fiscal não foi gerada.

× Cancelado: são Notas Fiscais canceladas.

5) E também, você poderá acompanhar o status da emissão pelo Painel de NF-e:

⚠️ Devolução Rejeitada pela SEFAZ

Quando uma solicitação de emissão de Nota Fiscal é rejeitada pela SEFAZ, isso pode ocorrer por duas principais razões:

  1. Problemas com o Sistema da SEFAZ: Às vezes, a SEFAZ pode estar fora do ar. Nesses casos, o Omie identifica que o sistema está indisponível e reenvia automaticamente a solicitação periodicamente até que a SEFAZ volte ao funcionamento normal.

  2. Informações Incorretas na Devolução: Se houver alguma informação errada na Devolução, a SEFAZ pode rejeitar a emissão da NF-e. Para ajudar a resolver esse problema, disponibilizamos um artigo detalhado sobre as possíveis causas de rejeição e como corrigi-las. 😉


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