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Emitindo uma Nota Fiscal de Remessa de Produto

Nesse artigo, descubra como emitir uma Nota Fiscal (NF-e) de Remessa.

Ketilyn Vasconcelos avatar
Escrito por Ketilyn Vasconcelos
Atualizado há mais de um mês

A Remessa de Produto é uma operação de Nota Fiscal que não possui cobranças associadas, permitindo a emissão da NF-e e a movimentação do seu estoque sem movimentar o financeiro.

Se sua empresa faz transferências de mercadorias entre diferentes locais de estoque, envio produtos para demonstração, devoluções de compras ao fornecedor, distribuição de bonificações ou brindes, a Remessa de Produto é a solução ideal para você!

Confira agora quais são os principais passos e como realizar sua emissão de nota fiscal de Remessa de Produto 🚀.

Tópicos do Artigo


Primeiros Passos

Antes de começar o faturamento da sua NF-e de Remessa de Produtos, é necessário seguir algumas etapas essenciais para garantir o sucesso da operação. Abaixo, você encontrará instruções que vão te auxiliar nesse processo 😄:

1) É muito importante que todos os dados da empresa estejam corretamente preenchidos e que o aplicativo esteja habilitado para emitir Notas Fiscais de Produto, confira no botão abaixo como configurar a emissão da sua empresa ⚙️:

2) Cadastre seu Cliente ou Fornecedor que será o destinatário da NF-e 📁:

3) Registre seus produtos a serem enviados na nota 📁:

💡 Deseja otimizar seu tempo de emissão de notas de produtos? Confira agora nossa ferramenta de Cenário Fiscal e parametrize todos os impostos da sua NF-e.

4) Após criar e configurar os principais pilares, é hora de cadastrar a Remessa de Produto no aplicativo da sua empresa. Confira abaixo a instrução completa📄:

E pronto, agora sua Remessa de Produto está pronta para ser faturada 🚀


Faturando a Remessa de Produtos

1) Acesse o menu suspenso do módulo de Vendas e NF-e, localize o tópico "Remessa de Produto" e clique em "Exibir Todas":

📌 Também é possível acessas as remessas através do módulo de Compras, Estoque e Produção, confira no exemplo abaixo:

2) Localize a Remessa de interesse e dê um duplo clique para acessá-la, ou se preferir, selecione a remessa (1) e utilize o botão "editar" (2):

3) Utilize a opção "Concluir Remessa de Produto" para faturar sua NF-e e enviá-la para a análise da SEFAZ:

4) Confirme o faturamento clicando em "Sim", conforme o exemplo abaixo:

5) Sua Remessa de Produto passará por uma conferência que indicará se está tudo certo com sua configuração e informações básicas:

E pronto, sua nota será analisada pela SEFAZ 😄.


Acompanhando a emissão da Remessa de Produtos

É importante ressaltar que, através do Omie enviamos as informações da Remessa para a Secretaria da Fazenda (SEFAZ), porém a validação da autorização ocorre por eles, com isso é necessário acompanhar a situação da NF-e.

1) Acesse o menu suspenso do módulo de Vendas e NF-e, localize o tópico "Remessa de Produto" e clique em "Exibir Todas":


2) Na coluna situação você poderá acompanhar o status da nota fiscal, confira os exemplos a seguir:

  • Pendente. São pedidos de remessa que ainda não foram concluídos (faturados):

  • Concluído. Sucesso! A solicitação foi autorizada pela Secretaria da Fazenda (SEFAZ) e a nota fiscal foi gerada. Nesse momento, após a autorização, serão geradas as baixas/saídas no estoque dos produtos:


  • Cancelado. Indica que a NF-e se foi cancelada:

  • Concluído (NF-e Rejeitada). A solicitação de emissão foi rejeitada pela Secretaria da Fazenda (SEFAZ):

📌 Além da opção de acompanhar a situação pelo "Exibir Todas" das "Remessas de Produtos", você pode acompanhar as emissões através do Painel de NF-e disposto no menu suspenso do módulo de Vendas:


Rejeições SEFAZ

Quando uma solicitação de emissão de Nota Fiscal é rejeitada pela Secretaria da Fazenda (SEFAZ), isso pode ocorrer por duas principais razões:

  1. A Secretaria da Fazenda (SEFAZ) está fora do ar.

    Sim, é verdade que a Secretaria da Fazenda (SEFAZ) ocasionalmente pode enfrentar instabilidades e ficar fora do ar. Nesses casos, você não precisa se preocupar ou tomar nenhuma ação específica. O Omie foi projetado para lidar com essa situação e agir de forma automática.


    Quando o Omie identifica que a SEFAZ está indisponível, ele continua tentando enviar as solicitações periodicamente, sem que você precise intervir.

  2. Alguma informação está errada no Pedido de Venda e foi criticada pela SEFAZ.

    E para te ajudar com isso, separamos um artigo com as rejeições que podem ocorrer e como resolvê-las 😉


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