Motivo
Essa rejeição ocorre quando você tenta emitir uma NF-e complementar, mas o CNPJ do emitente informado na Nota Complementar não é o mesmo CNPJ da nota original que está sendo complementada.
A NF-e complementar serve para corrigir ou ajustar valores de uma única nota fiscal já emitida, e por isso deve ser emitida pelo mesmo CNPJ que emitiu a NF-e original.
Se os CNPJs forem diferentes, a SEFAZ não consegue associar corretamente a nota complementar à original, resultando na rejeição 269.
Como corrigir
1) Uma Nota Complementar deve referenciar um documento com mesmo CNPJ de Emissor.
Nessa situação, deve-se verificar tanto o CNPJ do emitente (nos Dados da Minha Empresa), quanto o documento referenciado e identificar qual foi informado indevidamente.
2) Para conferir o documento referenciado, na Nota Complementar, acesse a aba “Informações Adicionais” (1) e clique em “Adicionar uma NF-e, Cupom Fiscal, NFC-e ou SAT como relacionada” (2):
3) Valide se a chave da NF-e referenciada corresponde a uma NF-e emitida por sua empresa. Caso não, realize o ajuste referenciando a Nota correta no campo “Chave da NF-e, NFC-e ou SAT Relacionada” (1). Após isso, clique em “Salvar e Fechar” (2):
Em caso de dúvidas sobre as regras a serem aplicadas para o seu processo de venda, consulte a sua contabilidade.
4) Após realizar o ajuste, clique em “Reenviar NF-e” no menu lateral à direita:
5) E pronto! A NF-e será reenviada para ocorrer nova comunicação junto a SEFAZ.




