Motivo
Isso acontece quando você tenta emitir uma nota, onde o valor total do ICMS Desonerado difere do informado na tributação do ICMS de cada item, quando a CST do ICMS é igual a uma das opções:
20 - Com redução de base de cálculo
30 - Isenta ou não tributada e com cobrança do ICMS por substituição tributária
40 - Isenta
41 - Não tributada
50 - Com suspensão
70 - Com redução de base de cálculo e cobrança do ICMS por substituição tributária
90 - Outras (caso incidir sobre esta)
Ou também, quando a Situação Tributária do ICMS não está relacionada com o Motivo da Desoneração do ICMS
Como corrigir
Nesse caso, o correto seria validar o campo de ICMS Desonerado nos itens do pedido de venda:
Todos eles foram preenchidos e atualizados?
⚠️ Outro ponto importante:
Para cada Situação Tributária do ICMS, existe um Motivo da Desoneração específico estabelecido pela própria SEFAZ. Valide com o seu contador se essa relação está correta também:
Com tudo corrigido, clique em "Salvar" e depois em "Reenviar NF-e":
📌 Em caso de dúvidas sobre as regras a serem aplicadas para o seu processo de venda, consulte o seu contador |