Passar para o conteúdo principal
Todas as coleçõesRejeições de NF-e
(494) Rejeição: Chave de Acesso inexistente
(494) Rejeição: Chave de Acesso inexistente

Rejeição NF-e 494

Thais Oldani avatar
Escrito por Thais Oldani
Atualizado há mais de um mês

Motivo

Esse erro ocorre quando você tenta emitir um Evento de Cancelamento ou uma Carta de Correção para uma NF-e que ainda não foi autorizada, e a Chave de Acesso informada no Evento não existe no banco de dados da SEFAZ.

As causas mais comuns para esse problema são:

  • NF-e emitida em contingência;

  • Eventos emitidos antes da autorização da NF-e correspondente à Chave de Acesso;

  • Falha no processamento do Evento pela SEFAZ;

  • NF-e aguardando autorização da SEFAZ;

  • NF-e emitida em ambiente de homologação referenciando uma nota em ambiente de produção.


Como Corrigir

1) Inicialmente, é valide a Chave de Acesso referenciada diretamente no site da SEFAZ.

Verifique se a NF-e foi realmente autorizada e se as informações da Chave de Acesso estão corretas antes de tentar novamente emitir o Evento de Cancelamento ou Carta de Correção.

💡 Se a Chave de Acesso estiver autorizada na SEFAZ, basta reenviar a Nota.

2) Caso a NF-e ainda não apareça no site da SEFAZ, o ideal é aguardar o processamento pela SEFAZ e, depois, tentar novamente a emissão do Cancelamento ou a Carta de Correção.

Se a NF-e já aparecer como emitida, verifique os seguintes pontos:

💡 Em caso de dúvidas sobre as regras a serem aplicadas para o seu processo de venda, consulte o seu contador

Respondeu à sua pergunta?