Motivo
Esse erro ocorre quando você tenta emitir um Evento de Cancelamento ou uma Carta de Correção para uma NF-e que ainda não foi autorizada, e a Chave de Acesso informada no Evento não existe no banco de dados da SEFAZ.
As causas mais comuns para esse problema são:
NF-e emitida em contingência;
Eventos emitidos antes da autorização da NF-e correspondente à Chave de Acesso;
Falha no processamento do Evento pela SEFAZ;
NF-e aguardando autorização da SEFAZ;
NF-e emitida em ambiente de homologação referenciando uma nota em ambiente de produção.
Como Corrigir
1) Inicialmente, é valide a Chave de Acesso referenciada diretamente no site da SEFAZ.
Verifique se a NF-e foi realmente autorizada e se as informações da Chave de Acesso estão corretas antes de tentar novamente emitir o Evento de Cancelamento ou Carta de Correção.
💡 Se a Chave de Acesso estiver autorizada na SEFAZ, basta reenviar a Nota.
2) Caso a NF-e ainda não apareça no site da SEFAZ, o ideal é aguardar o processamento pela SEFAZ e, depois, tentar novamente a emissão do Cancelamento ou a Carta de Correção.
Se a NF-e já aparecer como emitida, verifique os seguintes pontos:
A SEFAZ do seu estado está em contingência ou instabilidade?
Se sim, é necessário aguardar a normalização do serviço da SEFAZ antes de reenviar a nota.
Você está emitindo em ambiente de homologação?
Se sim, é necessário alterar para o ambiente de produção.
💡 Em caso de dúvidas sobre as regras a serem aplicadas para o seu processo de venda, consulte o seu contador