Passar para o conteúdo principal
Todas as coleçõesRejeições de NF-e
(494) Rejeição: Chave de Acesso inexistente
(494) Rejeição: Chave de Acesso inexistente

Rejeição NF-e 494

Thais Oldani avatar
Escrito por Thais Oldani
Atualizado há mais de 6 meses

Motivo

Esse erro ocorre quando você tenta emitir um Evento de Cancelamento ou uma Carta de Correção para uma NF-e que ainda não foi autorizada, e a Chave de Acesso informada no Evento não existe no banco de dados da SEFAZ.

As causas mais comuns para esse problema são:

  • NF-e emitida em contingência;

  • Eventos emitidos antes da autorização da NF-e correspondente à Chave de Acesso;

  • Falha no processamento do Evento pela SEFAZ;

  • NF-e aguardando autorização da SEFAZ;

  • NF-e emitida em ambiente de homologação referenciando uma nota em ambiente de produção.


Como Corrigir

1) Inicialmente, é valide a Chave de Acesso referenciada diretamente no site da SEFAZ.

Verifique se a NF-e foi realmente autorizada e se as informações da Chave de Acesso estão corretas antes de tentar novamente emitir o Evento de Cancelamento ou Carta de Correção.

💡 Se a Chave de Acesso estiver autorizada na SEFAZ, basta reenviar a Nota.

2) Caso a NF-e ainda não apareça no site da SEFAZ, o ideal é aguardar o processamento pela SEFAZ e, depois, tentar novamente a emissão do Cancelamento ou a Carta de Correção.

Se a NF-e já aparecer como emitida, verifique os seguintes pontos:

💡 Em caso de dúvidas sobre as regras a serem aplicadas para o seu processo de venda, consulte o seu contador

Respondeu à sua pergunta?