Passar para o conteúdo principal

(254) Rejeição: NF-e complementar não possui NF referenciada

Rejeição NF-e 254

Thais Oldani avatar
Escrito por Thais Oldani
Atualizado há mais de um mês

Motivo

A Rejeição 254 ocorre quando é emitida uma NF-e complementar (finalidade 2 – NF-e complementar), mas não é informada a Nota Fiscal original que está sendo complementada.

Para que a SEFAZ autorize esse tipo de nota, é obrigatório informar a chave de acesso do documento fiscal original no Grupo de Documento Fiscal Referenciado (tag NFref). Esse documento pode ser uma NF-e, NFC-e, CT-e, ECF ou NF modelo 1/1A.

Sem esse vínculo, a SEFAZ não consegue identificar qual nota está sendo ajustada e, por isso, rejeita a emissão.



Como corrigir


É necessário realizar a referência da nota origem na Nota Complementar que está sendo gerada. Para isso, siga os passos abaixo:

1) Acesse o menu suspenso do módulo de Vendas e NF-e, clicando no ícone do módulo, menu lateral à esquerda (1). Em seguida, clique em “Exibir todos” no grupo “Nota Complementar e de Ajuste” (2):

2) Será exibida a listagem de Notas Complementares ou de Ajustes registradas. Dê um duplo clique sobre o registro desejado:

3) Dentro da Nota Complementar, acesse a aba “Informações Adicionais” (1) e clique em “Adicionar uma NF-e, Cupom Fiscal, NFC-e ou SAT como relacionada” (2):

4) Preencha a informação do documento de origem.

Se tratando de uma NF-e, preencha a chave da NF-e origem no campo “Chave da NFC-e, NFC-e ou SAT Relacionada” (1) e clique em “Salvar e Fechar” (2):

💡 Em caso de dúvidas sobre as regras a serem aplicadas para o seu processo de venda, consulte a sua contabilidade.

5) Após referenciar o documento de origem, clique em “Reenviar NF-e” no menu lateral à direita:

6) E pronto! A NF-e será reenviada para ocorrer nova comunicação junto a SEFAZ.


📚 Artigos Relacionados

Respondeu à sua pergunta?