Motivo:
Ao enviar para a SEFAZ uma NF-e onde o destinatário está marcado como "Isento" ou "Não Contribuinte" (sem inscrição estadual), e o mesmo possui uma Inscrição Estadual (IE) ativa em seu Estado, será apresentada essa rejeição
Como resolver?
Deve-se verificar a Inscrição Estadual informada para o destinatário no cadastro do cliente
O primeiro passo é consultar a Inscrição Estadual do seu cliente, você pode usar o SINTEGRA ou o CCC (Cadastro Centralizado de Contribuintes)
Após validar a inscrição estadual, acesse o cadastro do cliente, ajuste o campo "Inscrição Estadual", e em seguida, reenvie a nota, conforme exemplo:
Acesse o cadastro do cliente. Você poderá acessá-lo desta forma, ou seguindo o exemplo, através do pedido de venda/orçamento, é só clicar no 🔗 (link) ao lado de "Cliente";
Acesse a aba "Inscrições, CNAE e Outros";
Altere a IE, salve e retorne para o pedido de venda/orçamento;
Agora é só reenviar a nota
📌 Em caso de dúvidas sobre as regras a serem aplicadas para o seu processo, consulte seu contador |