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(1839): Elemento 'Descrição do Elemento': [Erro 'Layout'] O valor '' não é aceito para o padrão
(1839): Elemento 'Descrição do Elemento': [Erro 'Layout'] O valor '' não é aceito para o padrão

Erro 1839: Elemento 'Descrição do Elemento': [Erro 'Layout'] O valor '' não é aceito para o padrão

Kessy Silva avatar
Escrito por Kessy Silva
Atualizado há mais de um mês

Motivo

O Erro 1839 é um erro genérico que pode ocorrer em diversas situações. Esse erro é comum quando faltam dados de um Elemento necessário em um grupo de Elementos com as informações já preenchidas.


Como Corrigir

É necessário realizar o preenchimento do Elemento indicado e, em seguida, reenviar a NF-e. Para isso, siga os passos abaixo:

1) Acesse o cadastro do Pedido de Venda que apresentou a rejeição.

2) Dentro do Pedido de Venda, acesse a tela onde o elemento é apresentado e realize o preenchimento.

💡 Possui dúvidas sobre o Elemento citado no retorno da Rejeição?
Consulte o Manual de Orientação do Contribuinte da SEFAZ, contendo os Padrões Técnicos de Comunicação, ou contate o nosso Suporte.

Clique aqui para entrar em contato conosco e informar a Rejeição de sua NF-e para receber novas instruções.


Abaixo veja Elementos onde a rejeição costuma ser apresentada e suas resoluções:

Para expandir a informação, basta clicar na seta em cima da descrição do campo de interesse.

Elemento 'xCpl'


O Elemento xCpl se refere ao Complemento do Endereço.
Nessa situação, pode haver rejeição/erro devido ao Complemento do Endereço do Cadastro do Cliente ou do Local de Entrega/Retirada definido dentro do Pedido de Venda.

Para verificar o Endereço de Cadastro:


1) Dentro do Pedido, acesse o cadastro de seu Cliente clicando no ícone de clipe de papel 📎 acima do campo "Cliente":


2) Ajuste o Complemento (1) e clique em "Salvar" (2). Após isso, retorne até o Pedido de Venda clicando no ícone de seta (3):



Para verificar o Endereço de Local de Entrega/Retirada:


1) Dentro do Pedido, acesse a aba "Informações Adicionais" (1) e clique em "Alterar Outros Detalhes da NF-e" (2):


2) Ajuste o Complemento (1) e clique em "Salvar" (2). Após isso, retorne até o Pedido de Venda clicando no ícone de seta (3):





Elemento 'CMUNFG'

Nessa situação, é necessário realizar o preenchimento do Município de ocorrência do Fato Gerador do ICMS.

1) Dentro do Pedido, clique sobre a aba "Frete e Outras Despesas" (1) e selecione a opção "Informar os valores para o ICMS Retido do Serviço de Transporte" (2):


2) Será aberta a tela para preenchimento das informações. Selecione o município

onde ocorre o fato gerador da retenção do ICMS do transporte no Campo "Cidade de

Ocorrência do Fato Gerador do ICMS" (1) e clique em "Salvar e Fechar" (2):
​​

💡 Possui dúvidas sobre os demais campos desta tela?



3) Após realizar o preenchimento e salvar a informações, na tela do Pedido de Venda clique em "Reenviar NF-e":

4) E pronto! A NF-e será reenviada para ocorrer nova comunicação junto a SEFAZ.


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