Sabemos que no momento de emitir a sua NFS-e pode ocorrer alguma rejeição por parte da prefeitura. Por isso, vamos mostrar nesse artigo, como identificá-las no Omie 😉
Nesse artigo temos
Por que as rejeições ocorrem?
De forma resumida, a emissão de uma NFS-e ocorre da seguinte forma: o Omie coletará todas as informações da sua Ordem de Serviço, irá organizá-las em um arquivo XML* e o enviará para o portal webservice da prefeitura do seu município, para que eles possam realizar a validação dos dados. Se todas as informações contidas nesse arquivo corresponderem ao padrão esperado pela prefeitura e todos os dados corretos, a NFS-e será emitida. Caso alguma informação esteja fora do padrão, ausente, ou em desacordo, a NFS-e será rejeitada
(*) XML é uma linguagem, com regras para formatar documentos de forma que eles sejam facilmente lidos tanto por humanos quanto por máquinas. O arquivo XML da NFS-e é gerado obedecendo aos critérios de escrituração fiscal para a NFS-e, determinado por cada prefeitura
Visualizando o status da NFS-e através do Painel de NFS-e
No menu suspenso do módulo de Serviços e NFS-e, clique no Painel de NFS-e:
Informe os filtros desejados, e clique em "Atualizar":
Selecione a NFS-e rejeitada, e clique em "Visualizar Mensagens" no menu esquerdo:
Ao clicar duas vezes sobre o erro, aparecerá a mensagem de retorno da prefeitura com a descrição:
Visualizando o status da NFS-e através do kanban de serviços
Ao acessar o Módulo de Serviços, caso tenha alguma nota rejeitada, será indicado:
Quando clicar no Passo 3 do Módulo de Serviços e NFS-e, na coluna "Faturado", o card da OS estará com uma faixa vermelha e o status de "NFS-e Rejeitada":
Visualizando o status da NFS-e através da Ordem de Serviço
Você também pode visualizar o erro diretamente pela OS:
Mais detalhes estarão disponíveis na aba "Comunicação com a Prefeitura", ao clicar duas vezes no erro
Quando o erro for corrigido, basta clicar em "Reenviar NFS-e":
E-mail com as rejeições
Você também pode receber a informação que as notas foram rejeitadas por e-mail!
Para isso, é necessário configurar as notificações para receber no e-mail. Você pode marcar as opções tanto para Contrato de Serviço, quanto para Ordem de Serviço: