Neste artigo, você encontrará as possíveis causas para uma rejeição no padrão GIAP, além das orientações necessárias para resolvê-las.
⚠️ Antes de iniciar qualquer ajuste, certifique-se de qual é o padrão utilizado pela sua prefeitura.
Motivo
Essa rejeição pode ocorrer durante a emissão da NFS-e quando a Prefeitura identifica que os campos "Código de Serviço ou CNAE" e "Código do Serviço LC 116", informados no Omie, estão incorretos, ou não estão devidamente cadastrados e autorizados para a sua empresa no sistema da Prefeitura.
Solução
Para resolver essa rejeição, é necessário validar e ajustar os dados informados na sua Ordem de Serviço.
Recomendamos também que você consulte os códigos aceitos pela Prefeitura:
A Prefeitura de cada município possui uma lista de códigos de serviços que estão autorizados para a sua empresa, de acordo com sua inscrição municipal e as atividades cadastradas.
Por isso, é importante validar junto à Prefeitura se os códigos que você está utilizando estão habilitados para a sua empresa.
Em caso de dúvida:
Recomendamos entrar em contato com a Prefeitura do seu município ou consultar o Portal da NFS-e da sua cidade, caso disponibilize essa informação online.
Você também pode verificar com o a sua contabilidade quais são os códigos corretos para sua atividade.
1) Para correção do código no Omie, acesse o módulo de “Serviços e NFS-e”:
2) Para correção, acesse o menu suspenso do módulo de “Serviços e NFS-e” e no campo "Ordens de Serviço", clique em “Exibir Todas”:
3) Dê um duplo clique sobre a Ordem de Serviço rejeitada de interesse:
4) Na aba "Serviço" (1), revise e preencha os campos “Código do serviço ou CNAE” e “Código do Serviço LC 116” (2) e clique em "Salvar" (3):
💡 Em caso de dúvidas sobre o preenchimento, consulte sua contabilidade.
5) Com as informações ajustadas, clique em “Reenviar NFS-e”: