Neste artigo, você encontrará as possíveis causas para uma rejeição no padrão PRODAUB, além das orientações necessárias para resolvê-las.
⚠️ Antes de iniciar qualquer ajuste, certifique-se de qual é o padrão utilizado pela sua prefeitura.
Motivo
Essa rejeição pode ocorrer durante a emissão de uma NFS-e quando a prefeitura identifica que o campo "Código de Serviço ou CNAE" informado no Omie está incorreto, segundo as exigências da Prefeitura, e precisa ser ajustado.
💡 Dica Omie
Se você não tem certeza de qual padrão de preenchimento a sua Prefeitura está esperando para aceitar a emissão da nota, a gente te ajuda! 😊
Uma forma simples de descobrir é consultar o PDF de uma NFS-e já emitida pela sua Prefeitura, preferencialmente no mesmo mês em que você está tentando fazer a emissão. Esse documento costuma mostrar qual é o formato certo que deve ser usado.
Se possível, solicite à sua contabilidade o XML de uma nota emitida nesse período. Esse arquivo mostra com exatidão como os dados foram enviados à Prefeitura e pode ajudar a identificar rapidamente o que precisa ser ajustado.
Em geral, o Código de Serviço pode aparecer em formatos como:
LC/CNAE
Código do serviço/CNAE
CNAE/CNAE
Solução
1) Para correção, acesse o menu suspenso do módulo de “Serviços e NFS-e” e clique em “Exibir Todas”:
2) Dê um duplo clique sobre a Ordem de Serviço rejeitada de interesse:
3) Na aba "Serviço", preencha o campo “Código do serviço ou CNAE” e clique em "Salvar":
💡 Em caso de dúvidas sobre o preenchimento, consulte sua contabilidade.
4) Com as informações ajustadas, clique em “Reenviar “NFS-e”: