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Acessando, Filtrando e Exportando Informações no Omie

Nesse Artigo, descubra como verificar, filtrar e exportar as informações das listagens (Grids) do Omie.

Ygor Bastos avatar
Escrito por Ygor Bastos
Atualizado há mais de uma semana

As Listagens no Omie, também chamadas de Grids, são as telas que organizam as informações em colunas e linhas exibidas no formato de grade, centralizando os dados principais da opção em questão, como, por exemplo: Clientes, Produtos, Pedidos de Venda, etc.

O acesso e análise da informação é um aspecto fundamental para a boa gestão da empresa. No Omie, é possível pesquisar e filtrar a informação por diversos critérios e, após isso, exportar para o formato de seu interesse.

Descubra abaixo como verificar as informações, aplicar filtros e realizar a exportação das informações!

Tópicos do Artigo:


Conhecendo as Listagens do Omie

Os principais fluxos de processos do Omie possuem a opção "Exibir Todos" que possibilita a visualização dos registros por listas.

Abaixo estão as principais opções de listagem de cada módulo.

CRM

  • (1) Contas

  • (2) Contatos

  • (3) Oportunidades

Vendas

  • (1) Clientes

  • (2) Produtos

  • (3) Vendas de Produto

  • (4) Remessa de Produto

  • (5) Devolução de Venda

  • (6) Nota Complementar ou de Ajuste

  • (7) MDF-e

Serviços

  • (1) Clientes

  • (2) Serviços

  • (3) Ordens de Serviço

  • (4) Contratos de Serviço

Compras

  • (1) Fornecedores

  • (2) Produtos

  • (3) Compras de Produto

  • (4) Importação de Mercadorias

  • (5) Devolução ao Fornecedor

  • (6) Remessa de Produto

  • (7) Outras Notas de Entrada

  • (8) Devolução de Venda

  • (9) Nota Complementar e de Ajuste

  • (10) Ordem de Produção

Finanças

  • (1) Cliente e Fornecedores

  • (2) Contas a Pagar

  • (3) Contas a Receber

  • (4) Contas Correntes

💡 Importante

Boa parte das exibições de informações no Omie são em formato de Listagem para possibilitar a aplicação de filtros e a exportação dos dados.

Desta forma, mesmo fora dos tópicos citados acima, você pode se deparar com a mesma exibição, em telas como seu extrato das contas, por exemplo:


Acessando as Listagens

1) Após realizar o login no Omie e acessar o modulo de interesse:

2) Utilize o menu lateral esquerdo do módulo escolhido, dessa forma poderá optar por uma das listagens disponíveis:

💡 Você pode verificar todas as principais listagens disponíveis aqui.

3) Pronto! Dessa forma os registros serão exibidos em tela. Você também pode filtrar ou exportar as informações! 🚀


Opções nas Listagens

1) Após realizar o login no Omie, acesse a listagem de sua preferência.

2) Pressionando com o botão direito é possível realizar algumas ações, são elas:

  • (1) Atualizar - Força uma atualização das informações que estão sendo exibidas na listagem.

  • (2) Exportar - Possibilita a exportação das informações para vários formatos de arquivo.

    🗄️Formatos de Exportação

    Você pode exportar os registros nos seguintes formatos:

    • Documento PDF

    • Página HTML

    • Planilha do Excel (XLSX)

    • Arquivo Texto (CSV)

    • Tabela Dinâmica

  • (3) Exibir totais/Ocultar Totais - Exibe uma última linha da listagem que mostra o total de todos os valores exibidos na listagem.

  • (4) Configurar exibição - Possibilita que tenha uma visão mais clara de quais campos existem na listagem e se eles estão ocultos ou visíveis.

  • (5) Redefinir - Redefine os listagem para as configurações padrões.


Filtrando informações na Listagem

Uma das principais capacidades das listas no Omie é a possibilidade de aplicar filtros para localizar as informações facilmente.

1) Após acessar a Lista de interesse, Você pode escolher o Tipo de Filtro que será utilizado por meio do funil que aparece no campo:

ℹ️ Tipos de Filtro

Temos os seguintes tipos de Filtro dentro do Listagem:

Alfanuméricos/Strings

  • Começa com

  • Termina Com

  • Contém

  • Não Contém

  • Igual a

  • Diferente de

Numéricos

  • Igual a

  • Diferente de

  • Maior que

  • Menor que

  • Maior ou Igual a

  • Menor ou Igual a

Datas

  • Igual a

  • Diferente de

  • Depois

  • Antes

  • Hoje

  • Ontem

  • Esse mês

  • Último mês

  • Próximo mês

  • Ano passado

  • Próximo ano

2) Após escolher o Tipo de Filtro, escreva no campo do filtro de interesse o valor a ser procurado ou retirado conforme o filtro selecionado no funil:

3) Além de filtrar as informações, você pode também ordená-las em ordem crescente ou decrescente, clicando no título da coluna que você quer ordenar:

image.png

Crescente (Começa pelos valores menores)

Decrescente (Começa pelos valores maiores)


Exportando informações da Listagem

📣 Lembrete

Apenas as informações que estão filtradas na lista serão exportadas!

1) Acessando a Listagem, clique com o botão direito do mouse na tabela e selecione a opção Exportar:

2) Escolha o formato para exportar os registros do sistema:

3) Pronto! O download do arquivo será iniciado em seu dispositivo!


FAQ - Filtrando Informações nas Listas (Grids)

1) Como filtrar a lista dos cadastros por departamento?

A coluna "Departamento" não está disponível nas listagens de Contas a Pagar e Contas a Receber, assim como em outros cadastros que também utilizam essa informação.

Isso ocorre porque a listagem apresentada no sistema segue um padrão, não permitindo a inclusão de colunas adicionais como o departamento.

2) É possível incluir novas colunas na listagem dos cadastros?

As listagens apresentadas seguem um padrão fixo e pré-estabelecido, pensado para otimizar a visualização e a consulta das informações mais relevantes para cada módulo.

Por esse motivo, os campos disponíveis em cada tela já são padronizados.

3) Filtrando e entendendo campos “Alfanuméricos”

Os campos como “Código do Produto”, “Nota Fiscal” e “Número do Documento”. São campos que podem ser preenchidos com letras e números e, por isso, são chamados de Alfanuméricos.

Os números representados desta forma não são comparados numericamente, mas carácter por carácter.

Por exemplo, na imagem abaixo, o campo “Código de Produto” está realizando a seguinte análise:

  • Comparando “124V1” e “13”:

    • O sistema olha o 1º caractere: '1' e '1' (são iguais, então ele passa para o próximo).

    • O sistema olha o 2º caractere: '2' (do código “124V1”) e '3' (do código “13”).

    • Como '2' vem antes de '3' na ordem alfabética/numérica, o sistema decide que “124V1” vem primeiro que “13”.

    • Não importa o que vem depois, após esta validação ter ocorrido.

  • Comparando “13” e “13000250”:

    • O sistema olha o 1º caractere: '1' e '1' (iguais).

    • O sistema olha o 2º caractere: '3' e '3' (iguais).

    • O sistema olha o 3º caractere: O código 13 acaba aqui. O código 13000250 continua com um '0'.

    • Na ordenação de texto, quando um item mais curto é idêntico ao início de um item mais longo, o item mais curto (13) vem primeiro.

4) Filtrando por campos “Preenchidos/Não Preenchidos”

Você pode procurar por um registro ao qual aquela coluna esteja vazia, ou então, apenas por registros que possuam informação preenchida.

Para isso, basta utilizar a expressão “%%”.

Com o filtro “Não contém”, serão exibidos registros que não tem informação preenchida no respectivo campo.

Enquanto ao utilizar o “Contém”, o Omie exibirá todos os registros com preenchimento na coluna.

  • Contém:

  • Não Contém:


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