As Listagens no Omie, também chamadas de Grids, são as telas que organizam as informações em colunas e linhas exibidas no formato de grade, centralizando os dados principais da opção em questão, como, por exemplo: Clientes, Produtos, Pedidos de Venda, etc.
O acesso e análise da informação é um aspecto fundamental para a boa gestão da empresa. No Omie, é possível pesquisar e filtrar a informação por diversos critérios e, após isso, exportar para o formato de seu interesse.
Descubra abaixo como verificar as informações, aplicar filtros e realizar a exportação das informações!
Tópicos do Artigo:
Conhecendo as Listagens do Omie
Os principais fluxos de processos do Omie possuem a opção "Exibir Todos" que possibilita a visualização dos registros por listas.
Abaixo estão as principais opções de listagem de cada módulo.
💡 Importante
Boa parte das exibições de informações no Omie são em formato de Listagem para possibilitar a aplicação de filtros e a exportação dos dados.
Desta forma, mesmo fora dos tópicos citados acima, você pode se deparar com a mesma exibição, em telas como seu extrato das contas, por exemplo:
Acessando as Listagens
1) Após realizar o login no Omie e acessar o modulo de interesse:
2) Utilize o menu lateral esquerdo do módulo escolhido, dessa forma poderá optar por uma das listagens disponíveis:
💡 Você pode verificar todas as principais listagens disponíveis aqui.
3) Pronto! Dessa forma os registros serão exibidos em tela. Você também pode filtrar ou exportar as informações! 🚀
Opções nas Listagens
1) Após realizar o login no Omie, acesse a listagem de sua preferência.
2) Pressionando com o botão direito é possível realizar algumas ações, são elas:
(1) Atualizar - Força uma atualização das informações que estão sendo exibidas na listagem.
(2) Exportar - Possibilita a exportação das informações para vários formatos de arquivo.
🗄️Formatos de Exportação
Você pode exportar os registros nos seguintes formatos:
Documento PDF
Página HTML
Planilha do Excel (XLSX)
Arquivo Texto (CSV)
Tabela Dinâmica
(3) Exibir totais/Ocultar Totais - Exibe uma última linha da listagem que mostra o total de todos os valores exibidos na listagem.
(4) Configurar exibição - Possibilita que tenha uma visão mais clara de quais campos existem na listagem e se eles estão ocultos ou visíveis.
(5) Redefinir - Redefine os listagem para as configurações padrões.
Filtrando informações na Listagem
Uma das principais capacidades das listas no Omie é a possibilidade de aplicar filtros para localizar as informações facilmente.
1) Após acessar a Lista de interesse, Você pode escolher o Tipo de Filtro que será utilizado por meio do funil que aparece no campo:
ℹ️ Tipos de Filtro
Temos os seguintes tipos de Filtro dentro do Listagem:
Alfanuméricos/Strings
Alfanuméricos/Strings
Começa com
Termina Com
Contém
Não Contém
Igual a
Diferente de
Numéricos
Numéricos
Igual a
Diferente de
Maior que
Menor que
Maior ou Igual a
Menor ou Igual a
Datas
Datas
Igual a
Diferente de
Depois
Antes
Hoje
Ontem
Esse mês
Último mês
Próximo mês
Ano passado
Próximo ano
2) Após escolher o Tipo de Filtro, escreva no campo do filtro de interesse o valor a ser procurado ou retirado conforme o filtro selecionado no funil:
3) Além de filtrar as informações, você pode também ordená-las em ordem crescente ou decrescente, clicando no título da coluna que você quer ordenar:
Exportando informações da Listagem
📣 Lembrete
Apenas as informações que estão filtradas na lista serão exportadas!
1) Acessando a Listagem, clique com o botão direito do mouse na tabela e selecione a opção Exportar:
2) Escolha o formato para exportar os registros do sistema:
3) Pronto! O download do arquivo será iniciado em seu dispositivo!
FAQ - Filtrando Informações nas Listas (Grids)
1) Como filtrar a lista dos cadastros por departamento?
1) Como filtrar a lista dos cadastros por departamento?
A coluna "Departamento" não está disponível nas listagens de Contas a Pagar e Contas a Receber, assim como em outros cadastros que também utilizam essa informação.
Isso ocorre porque a listagem apresentada no sistema segue um padrão, não permitindo a inclusão de colunas adicionais como o departamento.
2) É possível incluir novas colunas na listagem dos cadastros?
2) É possível incluir novas colunas na listagem dos cadastros?
As listagens apresentadas seguem um padrão fixo e pré-estabelecido, pensado para otimizar a visualização e a consulta das informações mais relevantes para cada módulo.
Por esse motivo, os campos disponíveis em cada tela já são padronizados.
3) Filtrando e entendendo campos “Alfanuméricos”
3) Filtrando e entendendo campos “Alfanuméricos”
Os campos como “Código do Produto”, “Nota Fiscal” e “Número do Documento”. São campos que podem ser preenchidos com letras e números e, por isso, são chamados de Alfanuméricos.
Os números representados desta forma não são comparados numericamente, mas carácter por carácter.
Por exemplo, na imagem abaixo, o campo “Código de Produto” está realizando a seguinte análise:
Comparando “124V1” e “13”:
O sistema olha o 1º caractere: '1' e '1' (são iguais, então ele passa para o próximo).
O sistema olha o 2º caractere: '2' (do código “124V1”) e '3' (do código “13”).
Como '2' vem antes de '3' na ordem alfabética/numérica, o sistema decide que “124V1” vem primeiro que “13”.
Não importa o que vem depois, após esta validação ter ocorrido.
Comparando “13” e “13000250”:
O sistema olha o 1º caractere: '1' e '1' (iguais).
O sistema olha o 2º caractere: '3' e '3' (iguais).
O sistema olha o 3º caractere: O código 13 acaba aqui. O código 13000250 continua com um '0'.
Na ordenação de texto, quando um item mais curto é idêntico ao início de um item mais longo, o item mais curto (13) vem primeiro.
4) Filtrando por campos “Preenchidos/Não Preenchidos”
4) Filtrando por campos “Preenchidos/Não Preenchidos”
Você pode procurar por um registro ao qual aquela coluna esteja vazia, ou então, apenas por registros que possuam informação preenchida.
Para isso, basta utilizar a expressão “%%”.
Com o filtro “Não contém”, serão exibidos registros que não tem informação preenchida no respectivo campo.
Enquanto ao utilizar o “Contém”, o Omie exibirá todos os registros com preenchimento na coluna.


















