Para fazer a geração dos informes dos rendimentos, primeiramente é necessário configurar a obrigação, seguindo os passos detalhados nos tópicos abaixo.
Configurando a obrigação Informe de Rendimentos
A configuração da obrigação é compartilhada entre os módulos Folha de Pagamento e Contábil, podendo ser acessada por meio de ambos.
Para isso, acesse a área de configurações da empresa, por meio do botão representando por uma engrenagem, no canto superior direito da tela:
E na tela seguinte acesse a área de 'Obrigações' dos módulos Contábil ou Folha:
E clique para 'Incluir' a obrigação 'Informe de rendimentos':
💡 Lembrando que se tais configurações já tiverem sido realizadas no ano anterior, a obrigação já existe.
Os parâmetros para a geração da obrigação já virão previamente configurados, sendo que:
(1) - Envio do informe de rendimentos: poderá definir se os informes deverão publicados no portal e/ou enviados por e-mail para os trabalhadores (beneficiários). Para mais detalhes, veja também o artigo da Folha de Pagamento, clicando aqui.
(2) - Rendimentos isentos e não tributáveis - Distribuição de lucros: esse campo será utilizado na geração do relatório do informe de rendimentos e virá previamente preenchido (podendo ser alterado) conforme o regime de tributação da empresa, sendo:
Simples Nacional e MEI: Valores pagos ao titular ou sócio da ME ou EPP, exceto pró-labore, alugueis ou serviços prestados.
Demais regimes de tributação (ex.: Presumido): Lucros e dividendos, apurados a partir de 1996, pagos por PJ.
Criando o card da obrigação do Informe de Rendimentos
Tendo configurado a obrigação, para gerar o card dela, deverá acessar o Menu Contábil / Obrigações / Gerar Anuais / Informe de Rendimentos (ou o Menu da Folha de Pagamento / Obrigações / Gerar Anuais):
Em seguida, informar o ano calendário da obrigação e clicar em 'Gerar':
Caso o card da obrigação já esteja criado para o ano informado, o sistema irá sinalizar essa informação, possibilitando que seja gerado novamente:
⚠️ Importante
Ao gerar o card da obrigação, se a opção de envio do Informe de Rendimentos por e-mail estiver marcada, o sistema já realizará o envio automático do documento ao trabalhador e/ou sócio (beneficiário) e o card será atualizado para 'Entregue'.
Portanto, caso seja necessário complementar informações referentes a períodos não processados pelo Oneflow ou realizar eventuais manutenções, recomenda-se desmarcar tal opção, evitando que o beneficiário receba mais de um informe (um antes e outro após as manutenções), pois isso pode gerar dúvidas no momento da utilização do documento para a entrega da Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda.
Após a geração, é possível visualizar o card no painel de etapas da empresa, no ano de envio da obrigação (ou seja, se o Informe de rendimentos é de 2025, o card será apresentado em 01/2026):
💡 Se a empresa possuir os módulos Contábil e Folha de Pagamento habilitados, o mesmo card será apresentado em ambos os módulos.
Ao clicar sobre o card e acessar a opção 'Informações dos rendimentos', é possível visualizar o valor referente a distribuição de lucros, na coluna 'Lucros e dividendos'.
Ao clicar duplo sobre o rendimento, é possível visualizar os valores mensais gerados:
E ao clicar duplo sobre o mês, é possível visualizar o valor dos lucros e dividendos na aba de rendimentos:
Origem dos valores de lucros e dividendos no Informe
A origem dos valores de lucros e dividendos no informe é a Reinf gerada e transmitida via OneFlow. Com isso, estando na tela de 'Detalhes dos rendimentos', ao clicar em 'Ver recibo', será apresentada a tela da Reinf, de onde foram obtidos os valores:
Inclusão de valores no Informe de Rendimentos
Caso seja necessário incluir valores no Informe, que não tenham sido gerados e transmitidos via Reinf do OneFlow, poderá clicar em 'Incluir' na tela dos 'Detalhes por trabalhador' e informar os mesmos:
E caso seja necessário incluir um novo beneficiário, basta clicar em 'Incluir' na tela das 'Informações dos Rendimentos', selecioná-lo no campo 'Trabalhador' e informar os dados dele:
Relatório do Informe de Rendimentos
O relatório do Informe poderá ser visualizado por meio do card da obrigação, na opção 'Documentos e Comprovantes':
⚠️ Observações
Os Informes de Rendimentos serão agrupados em três tipos de situação:
Sem retenção e abaixo do limite de isenção
Com retenção de IRRF
Acima do limite de isenção
O valor dos lucros e dividendos poderá ser gerado nas linhas 5 ou 6 do Informe, dependendo do que estiver configurado na obrigação.
Eles também poderão ser gerados por meio do Menu Contábil / Relatórios / Informe de Rendimentos:
💡 Ou ainda por meio do Menu da Folha de Pagamento / Relatórios / Informe de Rendimentos.
Selecionar o ano base, marcar os beneficiários e clicar em 'Gerar':
Em seguida, marcar os beneficiários novamente e clicar em 'Visualizar':
Entrega da Obrigação
A obrigação do Informe de Rendimentos será atualizada na etapa de 'Entregas' da empresa, após os informes serem enviados aos beneficiários:


















