Passar para o conteúdo principal
Todas as coleçõesConfigurações BásicasCertificado Digital
Adicionando ou Atualizando o Certificado Digital
Adicionando ou Atualizando o Certificado Digital

Neste artigo, descubra como importar ou atualizar o Certificado Digital no sistema Omie

Luis Felipe avatar
Escrito por Luis Felipe
Atualizado há mais de uma semana

Já instalou o novo Certificado Digital modelo A1 (.PFX, .PEM) no seu computador, mas não sabe como importar ou atualizar no Omie?

Então, vamos lá! 😊

🎓 Confira nosso treinamento exclusivo sobre o tema

Tópicos do Artigo:


Importando o Certificado Digital

1) Realize o login no Omie:

2) Em seguida, acesse o aplicativo de interesse:

3) Dentro do aplicativo, acesse as configurações da sua empresa:

4) Na aba "Principais" clique na opção "5. Certificado Digital (Modelo A1)":

💡 Caso você esteja realizando a importação do certificado pela primeira vez, vá direto para o passo 6.

5) Nesta tela você pode remover o certificado atual importado no sistema:

Para excluir o certificado atual, basta seguir os passos descritos abaixo:

  • (1) Clique em "Remover Certificado Digital";

  • (2) Confirme clicando em "Concluir".

6) Você será redirecionado para as configurações, clique novamente em "5. Certificado Digital (Modelo A1)":

6) Agora você poderá importar seu novo certificado digital no sistema Omie.

Clique em "Importar meu Certificado Digital (modelo A1)":

7) Em seguida, o sistema apresentará uma nova tela, para que você possa "subir" o certificado.

Você pode "arrastar" o arquivo com o certificado, ou então, clicar na opção "Selecione" para buscar o arquivo em seu computador:

8) Informe a senha do seu certificado digital:

9) O sistema exibirá uma mensagem para confirmar a importação do novo certificado.

Clique no botão "Sim" para continuar o processo:

10) Com as informações do certificado automaticamente preenchidas, basta clicar em "Concluir" para finalizar o processo de importação:

Prontinho. Agora você já pode começar emitir as notas fiscais de serviços e/ou de produtos pelo Omie! 😄


FAQ - Certificado Digital

1) Como verificar a data de vencimento do Certificado Digital?

Através das Configurações do aplicativo

1) No menu inicial do seu aplicativo Omie, acesse as Configurações clicando no símbolo de "⚙️ engrenagem" no canto superior direito da tela:

2) Em seguida, clique na opção "5. Certificado Digital (Modelo A1)":

3) Nesta tela, serão exibidas as informações do seu certificado, incluindo a data de validade:

Através do passo a passo do módulo Vendas e NF-e

1) Na página inicial do seu aplicativo Omie, acesse o Módulo de Vendas e NF-e:

2) Nesta página, são apresentadas as principais operações sobre o processo de vendas.

Ao lado direito da tela, exibimos a situação atual do seu Certificado Digital. São 3 status possíveis:

  • (1) Certificado Digital válido. Este status indica que seu certificado está dentro do período de validade:

  • (2) Certificado Digital próximo do vencimento. Este é um alerta sobre a expiração do seu certificado estar próxima de acontecer, mas, ainda é possível utilizá-lo:

  • (3) Certificado Digital vencido. Este aviso indica que seu Certificado Digital venceu. Para continuar a realizar emissões de NF-e, por exemplo, será preciso atualizá-lo:

2) A Omie emite Certificados Digitais?

Atualmente, a Omie não realiza emissão ou atualização de certificados digitais, porém, temos parceiros que fazem este processo.

Você pode conferir os parceiros clicando aqui.

⚠️ Aviso

  • Se você estiver utilizando o Omie.PDV Mobile, o processo de atualização do Certificado Digital deve ser efetuado no Omie.ERP, conforme o processo acima.

  • Caso seja necessário atualizar o Certificado Digital do Omie.PDV Desktop, entre em contato com o nossa equipe de Suporte.


📚 Artigos Relacionados

Onde atualizar certificado digital, como atualizar certificado digital
Respondeu à sua pergunta?