Passar para o conteúdo principal
Todas as coleçõesVendas e NF-eOperações com NF-e
Inutilização de Nota Fiscal Eletrônica
Inutilização de Nota Fiscal Eletrônica

Nesse artigo, descubra como inutilizar as notas fiscais eletrônicas

Diego Pancera avatar
Escrito por Diego Pancera
Atualizado há mais de um ano

A legislação que regulamenta as normas e diretrizes para emissão das Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e) determina que não pode haver nenhum "buraco" na sequência da numeração das notas

💡 Ou seja, você não pode emitir a nota 10 e depois a nota 12. O Governo quer saber o que houve com a nota 11

Esse tipo de erro é comum principalmente na migração de sistemas, quando você precisa indicar para o novo sistema em qual número de nota ele deve começar. Caso tenha ocorrido algum "buraco", a legislação prevê um mecanismo para que a situação seja regularizada: a inutilização de um número ou uma faixa de números de notas

Ao fazer isso, você está explicando para o Governo que houve um erro no controle da sua numeração e que esses números de notas não serão mais utilizados. Apesar de o nome ser complicado, é só isso mesmo!


Inutilizando Notas Fiscais através do Omie

1) Acesse o Painel de NF-e no Módulo de Vendas e NF-e:

2) No menu lateral esquerdo, clique em "Inutilizar Notas Fiscais":

3) Preencha a numeração inicial (1) e final (2) que deve ser inutilizada, então, clique em "Inutilizar Agora" (3):

  • 💡 O sistema demonstrará a série e o ambiente configurado no seu aplicativo

4) E pronto! O Omie vai fazer toda a comunicação com a SEFAZ inutilizando a numeração informada, e trazendo de volta o número de protocolo de cada inutilização, que pode ser consultado no próprio painel:

Isso também é enviado automaticamente para seu contador no começo do mês seguinte

Respondeu à sua pergunta?