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Inutilização de Nota Fiscal Eletrônica
Inutilização de Nota Fiscal Eletrônica

Nesse artigo, descubra como inutilizar as notas fiscais eletrônicas

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Escrito por Diego Pancera
Atualizado há mais de uma semana

A legislação que regulamenta as normas e diretrizes para emissão das Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e) determina que não pode haver nenhum "buraco" na sequência da numeração das notas

💡 Ou seja, você não pode emitir a nota 10 e depois a nota 12. O Governo quer saber o que houve com a nota 11

Esse tipo de erro é comum principalmente na migração de sistemas, quando você precisa indicar para o novo sistema em qual número de nota ele deve começar. Caso tenha ocorrido algum "buraco", a legislação prevê um mecanismo para que a situação seja regularizada: a inutilização de um número ou uma faixa de números de notas

Ao fazer isso, você está explicando para o Governo que houve um erro no controle da sua numeração e que esses números de notas não serão mais utilizados. Apesar de o nome ser complicado, é só isso mesmo!


Inutilizando Notas Fiscais através do Omie

1) Acesse o Painel de NF-e no Módulo de Vendas e NF-e:

2) No menu lateral esquerdo, clique em "Inutilizar Notas Fiscais":

3) Preencha a numeração inicial (1) e final (2) que deve ser inutilizada, então, clique em "Inutilizar Agora" (3):

  • 💡 O sistema demonstrará a série e o ambiente configurado no seu aplicativo

4) E pronto! O Omie vai fazer toda a comunicação com a SEFAZ inutilizando a numeração informada, e trazendo de volta o número de protocolo de cada inutilização, que pode ser consultado no próprio painel:

Isso também é enviado automaticamente para seu contador no começo do mês seguinte

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