Os três tipos de Data
Atualmente trabalhamos com três tipos de data na definição de prazos específicos para a execução das suas tarefas. Vou explicar aqui como interpretamos cada uma dessas datas e as aplicações sugeridas.
Data de Ação
Podemos dizer que a Data de Ação é como o prazo para começar. É o dia programado para você iniciar sua tarefa, mas não significa que você tenha que começar exclusivamente deste dia, você pode e deve começar antes, se você está com disponibilidade.
A data de ação é a única data que pode ser alterada por qualquer usuário na tarefa, permitindo definir qual o próximo dia no qual este usuário vai interagir com esta tarefa, mas claro que existe uma regra, a data de ação não pode ser superior à data de meta.
Entendesse que, se você já não cumpriu com sua meta, não há mais tempo para "se organizar", agora é pedir ajuda e lidar com o atraso.
Data de Meta
Já a Data de Meta indica o prazo entrega interno, estipulado pela empresa. Garantindo que as demandas não sejam entregues em cima da hora, principalmente aquelas que geram multa e que precisam ser entregue aos clientes com antecedência, para que possam efetuar pagamentos.
Data de Vencimento/Prazo
Nas obrigações, temos a Data de Vencimento, que indica a data limite para entrega do serviço. Indica a data oficial do vencimento de guias, DARFs e demais impostos, e permite o controle da quantidade de multas geradas.
A data de vencimento só será alterada em casos extremos, como a prorrogação desta pelo próprio governo.
Já no caso das solicitações trabalhamos com a Data de Prazo, que diferente do vencimento, o prazo pode ser alterado a qualquer momento por aqueles que estão supervisionando a execução do serviço - os autorizadores.
Quando se tratando de um serviço avulso - controlado pelas solicitações - entendesse que a duração do trabalho é uma média, é pode acabar sofrendo alterações devido a impedimentos externos.
Então, será muito importante estudar de fato quando essa alteração deverá ocorrer e considerar que, se está com muitas tarefas atrasadas, ou prorrogando muito os prazos, talvez seja o momento de rever o tempo de duração do serviço.
Datas adicionais
Além das datas principais, que serão mais no dia a dia, no G-Click ainda temos outras datas que permitem controles adicionais.
Data de Criação
Registrará o dia em que a tarefa foi criada. Para tarefas de solicitação, você pode usar esta data combinada com a data de conclusão para dizer o tempo de vida dessa tarefa.
Data de Finalização
Nas tarefas de solicitação trabalhamos com 2 momentos de encerramento, a finalização é quando o responsável encerra a tarefa e à envia para a revisão do autorizador.
Então essa data permite você acompanhar o real encerramento da tarefa pelo responsável.
Data de Entrega/Conclusão
Nas tarefas de obrigação, a entrega indica quando a tarefa encerrou realmente, sendo definida automaticamente quando todas as atividades são concluídas.
Já nas tarefas de solicitação, a conclusão será definida pelo usuário responsável por revisar e aprovar o serviço, indicando que está tudo dentro do padrão.
É permitido que o responsável e o autorizador sejam o mesmo usuário, então nesses casos para deixar a rotina mais dinâmica, por padrão o sistema irá concluir a tarefa no momento em que for indicada sua finalização, mantendo ambas as datas no mesmo dia e evitando que o usuário tenha que fazer 2 ações: finalizar e depois concluir.
Ainda sobre o tema, veja também:

