Passar para o conteúdo principal

Omie.G-Click: Criando uma Solicitação de Cobrança

Neste artigo, mostraremos como criar uma tarefa de solicitação de cobrança.

Escrito por Thales Lopes

A Omie.G-Click possui um tipo de tarefa próprio para que o seu escritório registre as cobranças dos seus clientes.

Essa tarefa por padrão é atribuída ao departamento Financeiro e somente poderá ser gerada dentro de uma tarefa de solicitação, certificado ou procuração.

💡Consulte como gerar uma tarefa de solicitação pelo nosso artigo abaixo:

Tópicos do Artigo:


Gerando uma solicitação de cobrança

1) Primeiro será necessário acessar a tarefa de solicitação. Caso precise de ajuda para encontrar sua tarefa você pode consultar o nosso artigo sobre o tema pelo botão abaixo:

2) Em seguida, você poderá cadastrar o valor a ser cobrado do cliente na tarefa de solicitação, de modo que o registro fique nela e também na cobrança.

Se o valor ainda não tiver sido apurado, você conseguirá criar a cobrança mesmo sem esse cadastro.

Para registrar o valor:

  1. Na tarefa, abaixo da lista de atividades clique no botão $Financeiro;

  2. Surgirá um quadro ao centro da página, nele preencha a sua Categoria, Valor, adicione uma Descrição sobre o lançamento, e clique em Salvar;

  3. Próximo ao final da página, na região do meio no menu Financeiro, será possível consultar os valores lançados na tarefa:

    ⚠️ Lançamentos de recebimento somente poderão ser realizados na tarefa de cobrança.

3) Para gerar a cobrança, você pode seguir os passos abaixo:

  1. Abaixo da lista de atividades você pode clicar em Criar Cobrança;

  2. Surgirá um diálogo ao centro da página, nele você precisará selecionar uma data que será atribuída como ação, meta e vencimento na cobrança;

  3. Se desejar, você poderá adicionar alguma observação, e por fim precisará clicar em Gerar Solicitação de Cobrança:


Acessando e autorizando a tarefa de cobrança

1) Para conseguir acessar e autorizar a tarefa de cobrança, o usuário precisa possuir algumas permissões.

Para acessar a tarefa, será necessária a permissão de acesso Visualizar Cobranças.

Além disso, para definir um responsável por ela e autorizá-la, será preciso ter no departamento Financeiro as permissões: Pode acessar todas as tarefas, Pode definir responsável nas Solicitações e Pode autorizar Solicitações.

2) A tarefa de cobrança poderá ser acessada pela própria solicitação em que foi gerada, abaixo da lista de atividades pelo botão Cobrança:

3) Outra forma de acessá-la será pelo painel de controle de solicitações:

  1. No menu lateral a esquerda selecione o ícone de casa para acessar o painel de controle;

  2. Mais abaixo, no painel de solicitações, no departamento Financeiro, na coluna do status Pendentes, à esquerda, clique sobre o primeiro quadro;

  3. A lista de tarefas será aberta, e acima do campo de busca clique em Cobranças;

  4. Em seguida, clique sobre o nome da tarefa para abri-la:

4) Após acessar a tarefa de cobrança, será preciso autorizá-la:

  1. Na lateral inferior esquerda, no campo Responsável selecione o nome de um usuário;

  2. Em seguida, ao centro da página, o responsável pela tarefa precisará clicar em Autorizar:


Lançando valores na tarefa de cobrança

1) Para consultar os valores já lançados, próximo ao final da tela, na região central, clique no menu Financeiro:

2) Você também poderá realizar o lançamento de outros valores:

  1. Mais acima, clique no botão $Financeiro;

  2. Surgirá um quadro ao centro da página, nele preencha a sua Categoria, Valor, adicione uma Descrição sobre o lançamento e clique em Salvar:

    💡Categorias Disponíveis

    • Honorário e Despesa Reembolsável
      Categorias que registram valores devidos pelos clientes.

    • Despesa Empresa e Informativo
      Categorias usadas apenas para anotação, sem impacto no cálculo final.

    • Recebimento, Desconto e Devolução
      Categorias que reduzem o valor total devido pelo cliente.


Finalizando a solicitação de cobrança

1) Primeiro será necessário registrar o acerto de contas com o cliente, para que os valores do menu Financeiro fiquem zerados.

No título anterior apresentamos como realizar isso: Lançando valores na tarefa de cobrança

2) Por fim, no meio da página, no canto à esquerda, clique em Finalizar:

⚠️Atenção

  • Somente um usuário com vínculo de criador, responsável ou autorizador na cobrança conseguirá finalizá-la.

  • Além disso, se o criador/responsável finalizarem a tarefa e não forem o seu autorizador, ela ainda precisará ser concluída por esse último.


📚 Artigos Relacionados

Respondeu à sua pergunta?