Após acessar o menu de configuração de impostos, para configurar o ICMS (Simples Nacional), basta executar os passos a seguir:

Ao clicar na caixinha ICMS (Simples Nacional), o sistema irá exibir a tela a seguir:

Quando se trata do simples nacional, a alíquota do ICMS a ser destacada nas NF-e será baseada na faixa de faturamento em que sua empresa está enquadrada e a regra prevista em legislação, portanto não é possível alterar o percentual a ser destacado.

1 – Tipo de Atividade: Neste campo o sistema apresentará o tipo de atividade da empresa, que será o mesmo indicado nas configurações iniciais;

2 – Receita Bruta em 12 Meses (R$): Aqui será indicado a RBT12 que o sistema utilizará para determinar a faixa de faturamento e alíquota de ICMS a ser destacada, será a mesma indicada nas configurações iniciais;


3 – Alíquota: Baseado nos dois campos anteriores, o sistema exibirá o percentual de ICMS que será sugerido automaticamente;

4 – Tabelas Simples Nacional: Links para consulta das tabelas e anexos.

Obs.: A RBT12 precisa ser atualizada todas as vezes que isso significar alteração de alíquota conforme tabelas e anexos, para que o sistema possa destacar corretamente o percentual de ICMS nas NF-e de vendas, ainda não é possível fazer essa atualização de forma automática.

IMPORTANTE

Esse manual indica como deve ser o preenchimento, os valores expressos em cada campo são exemplos ilustrativos. Em caso de dúvidas, entre em contato com o seu contador.

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