Passar para o conteúdo principal

(1801) Rejeição eSocial: FAP do estabelecimento não localizado na base

Neste artigo, você descobrirá como resolver o retorno de rejeição do eSocial 1801 - FAP não localizado na base nos eventos S-1005.

Escrito por Clécio Cavalcante

Mensagem apresentada:

1801 - O FAP do estabelecimento não foi localizado na base. Isso ocorre porque o procedimento padrão é não enviar o FAP para o eSocial, mas quando o eSocial não encontra o FAP publicado para o CNPJ do estabelecimento ele orienta o reenvio do evento com a informação do FAP, portanto: Esse evento será retransmitido automaticamente informado o FAP exigido pelo eSocial.

Este alerta pode ocorrer ao enviar os eventos de Estabelecimentos e Obras (S-1005).


Motivo

O eSocial não localizou o FAP (Fator Acidentário de Prevenção) publicado para o CNPJ do estabelecimento em sua base de dados. Nessa situação, o eSocial passa a exigir que a informação do FAP seja enviada diretamente no evento S-1005.


Como corrigir

1) No Painel de Etapas, acesse o Card do eSocial (1).

2) Acesse a aba Eventos (1) e dê um duplo clique sobre o evento S-1005 rejeitado (2).

3) Acesse a aba Erros e Alertas (1) e dê um duplo clique no Alerta pendente (2).

4) Clique na opção Clique Aqui (1) ao fim da tela de Detalhe de Auditoria para marcar o alerta como resolvido.

5) Retorne a aba Eventos, selecione o evento S-1005 (1) e clique em Transmitir Evento (2) para transmiti-lo novamente.


📚Artigos Relacionados

Respondeu à sua pergunta?