Passar para o conteúdo principal

Auditoria: Divergência entre o rateio dos departamentos do Omie e o rateio do Plano de Contas

Neste artigo, você descobrirá por que essa auditoria é apresentada e como configurar sua execução caso não deseje controlar essa divergência de rateio no OneFlow.

Escrito por Clécio Cavalcante

Mensagem apresentada

"Quando ocorre o rateio entre departamentos origem Omie x rateio configurado diretamente na partida do lançamento, a contabilização é feita com base na distribuição dos percentuais definidos para os departamentos do documento de origem.


O documento de origem desse lançamento possui distribuição de rateio entre os departamentos Omie e também a(s) partida(s) que o compõe(m) possui(em) Rateio Automático configurado na aba correspondente do Plano de Contas.


Essa auditoria tem o intuito de apenas alertar sobre a divergência na distribuição entre os % de rateio originados no Omie x Configurado no Plano de Contas, sendo desnecessária alguma ação."


Motivo

Essa auditoria é apresentada quando o documento de origem possui rateio entre departamentos configurado no Omie e uma ou mais partidas do lançamento também possuem Rateio Automático configurado na aba correspondente do Plano de Contas.

Nessa situação, os percentuais de rateio definidos no documento de origem podem ser diferentes daqueles configurados no Plano de Contas do OneFlow.

A auditoria tem caráter informativo e alerta sobre essa divergência. Conforme indicado na própria mensagem, não é necessária nenhuma ação quando a empresa deseja manter a contabilização com base na distribuição dos percentuais definidos para os departamentos do documento de origem.

Caso a empresa não deseje mais receber essa auditoria, é possível alterar seu tipo de execução para Não executar nas configurações da empresa.


Como corrigir

Marcando a auditoria como resolvida

Como essa auditoria é apenas informativa e já está configurada como Alerta, não é necessário alterar suas configurações nem reprocessar os lançamentos para tratar a ocorrência.

1) Na mensagem apresentada pela auditoria, clique em “Clique aqui”, no final do texto, para marcar a ocorrência como resolvida.

Desativando a auditoria

Caso não deseje mais receber alertas sobre divergências entre os percentuais de rateio do Omie e os configurados no Plano de Contas, altere o tipo de execução para Não executar, seguindo os passos abaixo.

1) Abra o OneFlow, acesse o módulo Contábil (1) e clique em "Abrir Contábil" (2) da empresa que realizará a operação.

2) Acesse a Engrenagem(⚙️) no canto superior direito.

3) Na aba Contábil, clique em Auditorias Automáticas (1).

4) Acesse a aba Lançamentos (1), localize a auditoria referente à divergência de rateio (2) e dê um duplo clique sobre ela para abrir a configuração (3).

5) No campo Tipo de execução (1), selecione Não executar e clique em Salvar (2) para aplicar a alteração.

Reprocessando os lançamentos contábeis

Após alterar a configuração da auditoria, reprocesse os lançamentos para que sejam avaliados conforme a nova configuração.

1) Acesse a tela Etapas e dê um duplo clique no card Lançamentos Contábeis (1).

2) Selecione os lançamentos que precisam ser reprocessados (1) e clique em Reprocessar (2).

Após o reprocessamento, os lançamentos serão reavaliados conforme o tipo de execução configurado para a auditoria.

⚠️ Importante


Se futuramente a empresa precisar voltar a controlar as divergências entre os percentuais de rateio do Omie e os configurados no Plano de Contas, será necessário reativar a auditoria.


📚 Artigos Relacionados

Respondeu à sua pergunta?