Todas as coleções
OneFlow
Fiscal
Como configurar o sistema para geração da DeSTDA?
Como configurar o sistema para geração da DeSTDA?

Obrigação para contribuintes de ICMS do Simples Nacional que apurem ST ou DIFAL

Heverton Gentilim avatar
Escrito por Heverton Gentilim
Atualizado há mais de uma semana

A Declaração de Substituição Tributária, Diferencial de Alíquota e Antecipação (DeSTDA) é uma declaração que deve ser apresentada mensalmente pelos contribuintes de ICMS (Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação)  optantes pelo Simples Nacional de acordo com as determinações de cada estado da federação.

Como o sistema faz a geração da DeSTDA?
O OneFlow gera o arquivo da DeSTDA automaticamente após o fechamento da apuração de "ST" ou da "DIFAL" (se a empresa possuir as duas apurações, será necessário fechar as duas para que o sistema inicie o processamento).

Quais documentos fiscais são considerados para apuração da ST?
O sistema faz a apuração automaticamente nos documentos de saída que possuam itens com CFOPs indicados para descontar a ST da base de cálculo e que possuam o valor da ST destacado no documento fiscal.

Quais documentos fiscais são considerados para apuração da DIFAL?
O sistema faz a apuração automaticamente nos documentos de entrada que possuam itens com CFOPs indicados para esse tipo de cálculo.

Como configurar os CFOPs que devem apurar ST ou DIFAL?
Acesse a opção "Fiscal / Tabelas / Exibir todas" dentro de uma empresa no sistema:

Será aberta então a consulta das "Tabelas Fiscais" do OneFlow para a empresa em questão. Clique na opção "CFOPs" (1) para ter acesso à tabela de CFOP, marque os códigos desejados (2) e clique na opção "Selecione as CFOPs desejadas e clique aqui para alterar as configurações" (3):

O sistema irá abrir a tela de configuração das CFOPs selecionadas. Nessa tela:

a. Confirme se os códigos que serão alterados (1) são os códigos desejados;
b. Então na aba "Simples Nacional" (2) teremos a opção "Descontar o valor de ST da base de cálculo" (3) que deverá ser marcado nos CFOPs de SAÍDA que o sistema deverá considerar para o cálculo da ST:

c. Na aba "Outros" (4) há a opção "Calcular DIFAL para notas de entrada destes CFOPs" (5) que deverá ser marcado nos CFOPs de ENTRADA que o sistema deverá considerar para apuração do diferencial de alíquota:

d. Salve a alteração clicando no botão "Confirmar"

Feito isso o sistema irá aplicar essa nova configuração aos documentos escriturados a partir da alteração. Se existir documentos escriturados, será necessário reprocessá-los.

Habilitar a geração da DeSTDA
Para habilitar a geração do arquivo, acesse a opção "Configurações da Empresa" a partir da seguinte opção disponível no canto superior direito do sistema:

Na tela que será aberta, acesse a opção "Fiscal / Obrigações":

Será aberta então a lista das obrigações configuradas para essa empresa no módulo Fiscal.  Verifique se não há de fato a DeSTDA já configurada para a empresa (1). Se não houver, clique na opção "Incluir" (2):

O sistema abrirá então a tela de inclusão de novas obrigações fiscais. No campo "Obrigação" selecione a opção "DeSTDA" (1) para que o sistema carregue as informações correspondentes. Confirme os dados de geração e os prazos legais.
Depois, clique na opção "Perfil do Contribuinte" (2) para definir os indicadores correspondentes às características da empresa em questão:

Depois de configurado, é só clicar no botão "Salvar".

Verifique também o contador responsável
No arquivo da DeSTDA deverá conter os dados do contador responsável pela empresa. É importante que você verifique na tela de configurações se o contador já está habilitado:

Quando o ícone indicado acima estiver verde, significa que já há contador vinculado. Se estiver vermelho, será necessário fazer o vínculo (clique aqui para ler o artigo sobre como vincular um contador a uma empresa).

Fechamento da apuração e geração da DeSTDA
Estando os CFOPs devidamente configurados, quando o documento fiscal atender os requisitos para cálculo da ST ou da DIFAL (vide pergunta "Quais documentos fiscais são considerados para apuração?") e for escriturado, o sistema automaticamente irá processar a apuração fiscal. Nesse caso o card será exibido no painel de etapas o card de apuração correspondente.

Para fechar a apuração, basta clicar na opção "Fechar todas as apurações" no painel de etapas. O sistema encerrará a apuração do Simples Nacional e também da ST e/ou da DIFAL se houver.

Geração do arquivo da DeSTDA
Após fechar a apuração, o sistema irá automaticamente iniciar a geração do arquivo da DeSTDA. Ao concluir o processo o arquivo ficará disponível para download:

Para fazer o download do arquivo, dê um duplo clique sobre o card "DeSTDA". Será aberta a tela contendo o arquivo gerado. Clique na aba "Documentos e Comprovantes" (1) para que o sistema liste os arquivos disponíveis e depois clique duas vezes sobre o arquivo desejado (2):

Entrega do arquivo e finalização da obrigação no OneFlow
A transmissão da DeSTA deverá ser feita pelo usuário por meio do aplicativo SEDIF. Após transmitir o arquivo, para finalizar a obrigação no OneFlow será necessário acessar a opção "Informar Entrega" dentro da obrigação para indicar ao OneFlow que a DeSTDA foi devidamente entregue:

Será aberta então a tela para que você informe os dados da entrega da DeSTDA:

Feito isso, é só clicar em "Salvar". O comprovante de entrega ficará anexado no sistema (juntamente com o arquivo) na aba "Documentos e Comprovantes" (que acabamos de ver acima) e a obrigação será considerada como entregue no processo fiscal:

Respondeu à sua pergunta?