Todas as coleções
OneFlow
Fiscal
Como gerar a DeSTDA sem movimento?
Como gerar a DeSTDA sem movimento?

Contribuintes que precisam entregar o arquivo mesmo quando não há ST e DIFAL apuradas

Heverton Gentilim avatar
Escrito por Heverton Gentilim
Atualizado há mais de uma semana

A Declaração de Substituição Tributária, Diferencial de Alíquota e Antecipação (DeSTDA) é uma declaração que deve ser apresentada mensalmente pelos contribuintes de ICMS (Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação)  optantes pelo Simples Nacional de acordo com as determinações de cada estado da federação.

Quando o contribuinte está obrigado à entregar a DeSTDA, em meses que não houver apuração da ST e da DIFAL deverá ser gerado o arquivo sem movimentação para entrega.

Como fazer isso no OneFlow?
Primeiramente a DeSTDA deverá estar habilitada no sistema para a empresa em questão. Clique aqui para ver como fazer isso.

Já está habilitado e agora?
A apuração da ST e da DIFAL é automática no OneFlow (conforme explicado no artigo do link acima). Porém, se você estiver em uma competência que não há nenhum documento apurado, o card correspondente não aparecerá na coluna "Apurações" (já que não existe apuração):

Mas não se preocupe!!! Quando você finalizar as apurações do mês, quando não houver movimento de ST ou da DIFAL mas a empresa estiver configurada para a geração da DeSTDA,  o sistema irá exibir a seguinte mensagem (para cada uma das apurações que não houver movimento):

Ao clicar em "Sim", o sistema irá criar a apuração zerada e iniciará a geração do arquivo correspondente para entrega, que ficará disponível para download:

Fácil né? Clique aqui para acessar o artigo que explica como realizar a entrega e fazer a baixa no OneFlow.

Respondeu à sua pergunta?