A Declaração de Substituição Tributária, Diferencial de Alíquota e Antecipação (DeSTDA) é uma declaração que deve ser apresentada mensalmente pelos contribuintes de ICMS (Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação) optantes pelo Simples Nacional de acordo com as determinações de cada estado da federação.
Quando o contribuinte está obrigado à entregar a DeSTDA, em meses que não houver apuração da ST e da DIFAL deverá ser gerado o arquivo sem movimentação para entrega.
Como fazer isso no OneFlow?
Primeiramente a DeSTDA deverá estar habilitada no sistema para a empresa em questão. Clique aqui para ver como fazer isso.
Já está habilitado e agora?
A apuração da ST e da DIFAL é automática no OneFlow (conforme explicado no artigo do link acima). Porém, se você estiver em uma competência que não há nenhum documento apurado, o card correspondente não aparecerá na coluna "Apurações" (já que não existe apuração) ou o card será demonstrado com o valor "zerado" caso já tenha tido algum tipo de movimentação anterior como exclusão de documentos:
Mas não se preocupe!!! Quando você finalizar as apurações do mês, e não houver movimento de ST ou da DIFAL mas a empresa estiver configurada para a geração da DeSTDA, o sistema irá gerar a declaração zerada automaticamente.
O card da DeSTDA ficará com o arquivo sem movimento disponivel para download.
Fácil né? Clique aqui para acessar o artigo que explica como realizar a entrega e fazer a baixa no OneFlow.


