No dia a dia das operações logísticas, é comum que empresas emitam uma Remessa de Saída para movimentação de mercadorias que, por diferentes motivos, podem retornar ao estoque posteriormente. Esse retorno pode ocorrer em situações como:
Troca de mercadorias 🛍️
Devolução de produtos 🔄
Processos de industrialização 🏭
Para registrar corretamente esse retorno, é necessário emitir uma Nota Fiscal de Entrada (Retorno). Isso permite abater a saída anterior e vincular ambas as notas, garantindo conformidade no processo da sua empresa.
Neste artigo, vamos mostrar como relacionar uma NF-e já emitida ao gerar a nota de retorno da mercadoria para a empresa.
Relacionando NF-es a uma Nota de Entrada (Retorno)
1) Para realizar esse processo, é necessário cadastrar sua Nota de Entrada, também chamada de Retorno de Remessa:
2) Após incluir seu Retorno de Remessa, acesse a aba "Informações Adicionais" e clique em "Adicionar uma NF-e, Cupom Fiscal, NFC-e ou SAT como relacionada":
3) Na tela a seguir, preencha um dos campos abaixo para referenciar o documento fiscal:
1) NF-e, NFC-e ou SAT Relacionada;
2) Cupom Fiscal Relacionado;
3) Nota Fiscal Relacionada Modelo 1/1A;
4) Nota fiscal Relacionada do Produtor Rural;
⚠️ Aviso Importante
1) Ao marcar a opção "Manter Sigilo da NF-e relacionada" no passo 1, ao concluir a nota, o campo que seria reservado aos dados da NF-e relacionada ficará com os caracteres especiais a seguir: "**********"
2) Para que o processo de relacionamento da NF-e funcione corretamente, basta preencher um único campo referente ao modelo da nota.
Note que a maioria das opções, são para modelos de notas diferentes, então ao preencher o campo 1 (Chave de Acesso da NF-e), os demais campos não precisam ser preenchidos.
4) Caso seja necessário relacionar mais que uma nota ou cupom, selecione a opção "Clique aqui para Adicionar outras Notas ou Cupons Relacionados":
E então, nas opções apresentadas, selecione o modelo que irá relacionar junto ao retorno e preencha os dados solicitados:
Quando concluído o preenchimento, clique em Confirmar:
5) Após relacionar todos os documentos, confira se os demais dados da NF-e estão preenchidos corretamente. Feito isso, agora é só concluir a NF-e clicando em "Conferir":
6) Após faturar o Retorno de Remessa, será possível visualizar no campo de Dados adicionais todas as informações relacionadas aos Cupons e Notas Fiscais:
7) Além disso, essas informações também serão incluídas dentro do arquivo XML. 😄
📚 Artigos Relacionados: