Com os Grupos de Acesso, você cria um ambiente mais seguro, ágil e colaborativo, onde cada membro da equipe tem as ferramentas certas para desempenhar suas funções com foco e segurança.
Ao convidar um novo colaborador ou revisar acessos já existentes, você poderá definir e ajustar os Grupos de Acesso de forma simples e rápida.
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🎓 Confira o treinamento exclusivo sobre o tema:
Personalizando os Grupos e as Permissões de Acesso
💡 Informação Importante
Apenas os usuários com o perfil de Administrador poderão personalizar os Grupos de Acesso.
Para os demais usuários, a engrenagem de configuração não será exibida, como ilustrado abaixo:
1) Após realizar o login no Omie, você será redirecionado para a tela de "Meus Aplicativos". Nela, você verá todos os aplicativos Omie para os quais seu usuário foi convidado e possui acesso:
2) Localize o aplicativo em que você deseja configurar as Permissões de Acesso, clique na engrenagem ⚙️ (1) e depois em "Grupos de Acesso" (2):
3) Nesta área, você encontrará todos os Grupos de Acesso deste aplicativo.
Dentro de cada grupo, você poderá consultar os seguintes dados:
- (1) O nome do Grupo e a sua descrição. No exemplo acima, o nome do grupo se chama "Administrador", e sua descrição é "Os usuários deste grupo têm acesso a tudo do Omie". 
 
- (2) O tipo do Grupo de Acesso. O "Grupo Padrão Omie" é uma opção predefinida do Omie, e os Grupos criados por você estarão identificados como "Meu Grupo". - Grupo Padrão Omie: Por padrão, o Omie disponibiliza alguns Perfis de Acesso fixos. 
 
 Esses perfis têm opções predefinidas e não podem ser modificados. Seu objetivo é proporcionar uma maneira prática de garantir que o usuário tenha acesso apenas a determinados módulos do sistema ou acesso de administrador.
 
 Você pode copiar esses grupos e personalizá-los.
 
- Meu Grupo: Este Grupo é personalizado e permite que todas as opções sejam editadas, incluindo o nome, a descrição e as opções liberadas, conforme as suas preferências. 
 
 
- Permissões do Grupo de Acesso. Aqui, você pode verificar todas as opções que estão disponíveis para os usuários deste grupo. 
 
- Usuários neste Grupo. Neste área, é possível verificar todos os usuários que pertencem a este grupo, ou seja, que tiveram este grupo atribuído a eles. 
4) No Omie, você tem a flexibilidade de copiar esses grupos padrões e personalizá-los, permitindo definir precisamente quais ações os usuários terão acesso.
Para criar um novo Grupo de Acesso, personalizando-o de acordo com suas preferências, em qualquer um dos grupos, clique em "Copiar para um novo grupo":
5) Com isso, os dados do Grupo Padrão são copiados para a sua personalização. Este é o momento para customizar as permissões:
- (1) Nome do Grupo: Escolha um nome personalizado para identificar este grupo de acesso. 
 
- (2) Descrição do Grupo: Adicione uma descrição que explique o propósito ou função deste novo grupo. 
 
- (3) Permissões de Acesso. Selecione quais acessos deseja conceder a este grupo. 
 
6) Após personalizar todas as opções de interesse, role até o final da página e clique em "Salvar e Continuar".
7) Uma nova página será aberta, para você conferir todos os dados deste novo Grupo de Acesso. Então, basta revisá-los e clicar em "Confirmar":
8) Tudo pronto! Seu novo Grupo de Acesso foi criado com sucesso!
9) Ele estará disponível na tela de Grupos de Acesso e poderá ser atribuído aos usuários do seu sistema:
Atribuindo o Grupo de Acesso dos Usuários
💡 Informação Importante
Apenas os usuários com o perfil de Administrador poderão atribuir os Grupos de Acesso.
Para os demais usuários, a engrenagem de configuração não será exibida, como ilustrado abaixo:
1) Após realizar o login no Omie, você será redirecionado para a tela de "Meus Aplicativos". Nesta tela, você verá todos os aplicativos Omie para os quais seu usuário foi convidado e possui acesso:
2) Localize o aplicativo em que você deseja definir o Grupo de Acesso para seus usuários, clique na engrenagem ⚙️ (1) e depois em "Cadastrar Usuários" (2):
3) Nesta tela, serão demonstrados todos os usuários convidados neste aplicativo (1), o status do convite (2), indicando se está ativo, cancelado ou pendente, e qual Grupo de Acesso está atribuído a cada um deles (3):
4) Para configurar um Grupo de Acesso para um usuário (1), clique no grupo atribuído a ele (2) e, na lista de Grupos existentes, selecione a opção desejada (3):
💡 Para criar um novo Grupo de Acesso, siga estes passos.
5) Tudo pronto! Agora, basta clicar em qualquer área da tela, e este Grupo foi atribuído ao usuário selecionado!
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