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Criando os Grupos de Acesso ao Omie e Configurando o Perfil dos Usuários
Criando os Grupos de Acesso ao Omie e Configurando o Perfil dos Usuários

Nesse artigo, descubra como criar as Permissões de Acesso no Omie, e como configurá-las para cada usuário do seu sistema Omie.

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Escrito por Thais Oldani
Atualizado há mais de uma semana

Conheça os Grupos de Acesso do Omie, como personalizá-los e configurar o Perfil dos Usuários no Omie!

Garantir que cada membro de sua equipe tenha as permissões adequadas é fundamental para otimizar a eficiência e a segurança de suas operações no sistema.

Neste artigo, exploraremos quais são os Grupos de Acesso padronizados do Omie, como personaliza-los de acordo com suas necessidades, e então, como defini-los para cada usuário, garantindo que eles tenham acesso apenas às funcionalidades necessárias para desempenhar suas funções.


Ao convidar um novo usuário, você pode selecionar os Grupos de Acesso apropriados e também editar o acesso dos usuários já convidados.

Tópicos do Artigo:

🎓 Confira o treinamento exclusivo sobre o tema:


Personalizando os Grupos e as Permissões de Acesso

💡 Informação Importante para aprimorar a sua experiência

Apenas os usuários com o perfil de Administrador poderão personalizar os Grupos de Acesso.

Para os demais usuários, a engrenagem de configuração não será exibida, como ilustrado abaixo:


1) Após realizar o login no Omie, você será redirecionado para a tela de "Meus Aplicativos". Nessa tela, você verá todos os aplicativos Omie para os quais seu usuário foi convidado e possui acesso:

2) Localize o aplicativo em que você deseja configurar as Permissões de Acesso, clique na engrenagem ⚙️ (1) e depois em "Grupos de Acesso" (2):

3) Nesta área, você encontrará todos os Grupos de Acesso deste aplicativo.

Dentro de cada grupo, você poderá consultar os seguintes dados:

  1. O nome do Grupo e a sua descrição. No exemplo acima, o nome do grupo se chama "Administrador", e sua descrição é "Os usuários deste grupo têm acesso a tudo do Omie".

  2. O tipo do Grupo de Acesso. O "Grupo Padrão Omie" é uma opção predefinida do Omie, e os Grupos criados por você estarão identificados como "Meu Grupo".

    • Grupo Padrão Omie: Por padrão, o Omie disponibiliza alguns Perfis de Acesso fixos..

      Esses perfis têm opções predefinidas e não podem ser modificados. Seu objetivo é proporcionar uma maneira prática de garantir que o usuário tenha acesso apenas a determinados módulos do sistema ou acesso de administrador.

    • Meu Grupo: Este Grupo é personalizado e permite que todas as opções sejam editadas, incluindo o nome, a descrição e as opções liberadas, de acordo com as suas necessidades e preferências.

  3. Permissões do Grupo de Acesso. Aqui, você pode verificar todas as opções que estão liberadas neste grupo de acesso, ou seja, que estão disponíveis para os usuários deste grupo.

  4. Usuários neste Grupo. Neste área, é possível verificar todos os usuários que pertencem a este grupo, ou seja, que tiveram este grupo atribuído a eles.

4) No Omie, você tem a flexibilidade de copiar esses grupos padrões e personalizá-los, permitindo definir precisamente quais ações os usuários terão acesso.

Para criar um novo Grupo de Acesso, personalizando-o de acordo com suas preferências, em qualquer um dos grupos, clique em "Copiar para um novo grupo":

5) Com isso, os dados do Grupo Padrão são copiados para a sua personalização. Este é o momento para customizar as permissões de acordo com suas necessidades!

  1. Nome do Grupo: Escolha um nome personalizado para identificar este grupo de acesso.

  2. Descrição do Grupo: Adicione uma descrição que explique o propósito ou função deste novo grupo.

  3. Permissões de Acesso. Selecione quais acessos deseja conceder a este grupo.

💭 Separamos um exemplo para você aprender na prática!

6) Após personalizar todas as opções de interesse, role até o final da página e clique em "Salvar e Continuar".

7) Uma nova página será aberta, para você conferir todos os dados deste novo Grupo de Acesso. Então, basta revisá-los e clicar em "Confirmar":

8) Tudo pronto! Seu novo Grupo de Acesso foi criado com sucesso!

9) Ele estará disponível na tela de Grupos de Acesso e poderá ser atribuído aos usuários do seu sistema:


Atribuindo o Grupo de Acesso dos Usuários

💡 Informação Importante para aprimorar a sua experiência

Apenas os usuários com o perfil de Administrador poderão atribuir os Grupos de Acesso.

Para os demais usuários, a engrenagem de configuração não será exibida, como ilustrado abaixo:


1) Após realizar o login no Omie, você será redirecionado para a tela de "Meus Aplicativos". Nesta tela, você verá todos os aplicativos Omie para os quais seu usuário foi convidado e possui acesso:

2) Localize o aplicativo em que você deseja definir o Grupo de Acesso para seus usuários, clique na engrenagem ⚙️ (1) e depois em "Cadastrar Usuários" (2):

3) Nesta tela, serão demonstrados todos os usuários convidados neste aplicativo (1), o status do convite (2), indicando se está ativo, cancelado ou pendente, e qual Grupo de Acesso está atribuído a cada um deles (3):

4) Para configurar um Grupo de Acesso para um usuário (1), clique no grupo atribuído a ele (2) e, na lista de Grupos existentes, selecione a opção desejada (3):

💡 Para criar um novo Grupo de Acesso, siga estes passos.

5) Tudo pronto! Agora, basta clicar em qualquer área da tela, e este Grupo foi atribuído ao usuário selecionado!


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