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O que são Categorias?

Nesse artigo, descubra a definição de categoria no sistema de gestão e como cadastrá-las no Omie.

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Escrito por Thais Oldani
Atualizado há mais de 4 meses

As categorias em um sistema ERP desempenham um papel central na organização e classificação das informações financeiras, contábeis e operacionais de uma empresa.

Elas são como marcadores ou classificações que reúnem transações semelhantes ou correlacionadas, simplificam a compreensão, gestão e interpretação dos dados.

Neste artigo, temos os seguintes tópicos:


Qual a sua importância das Categorias em um ERP?

A espinha dorsal de qualquer sistema de gestão é o gerenciamento financeiro. É nele que todos os fluxos convergem e se refletem.

E o coração de um financeiro é a categorização dos gastos e receitas. Por isso, é primordial dedicar uma atenção especial à configuração das categorias no Omie, com dois objetivos principais:

  1. Apresentar com clareza ao empresário a geração de receita e, sobretudo, o destino dos recursos.

  2. Organizar as informações conforme as exigências legais (uma das razões para adotar um sistema de gestão).

Os dois pontos anteriores acima remetem para uma palavra-chave: PLANEJAMENTO.

Esse planejamento garante que o empresário estabeleça uma estratégia personalizada que não apenas permita a visualização clara da classificação dos gastos, mas também esteja alinhado com os requisitos mínimos estabelecidos pela legislação.


Entenda o funcionamento das Categorias no Omie.

O Omie oferece inicialmente um conjunto de categorias baseado no plano referencial divulgado pelo governo, o que o torna compatível com as exigências legais.

Entretanto, é possível realizar alterações nesse plano a qualquer momento, permitindo personalização segundo as necessidades da empresa.

💡 É importante destacar que as modificações nas categorias do sistema podem ser feitas exclusivamente pelos usuários Administradores ou pelo Contador da empresa.

Caso haja a necessidade de adicionar ou editar uma categoria, os demais usuários devem solicitar aos responsáveis. Isso faz com que seja mantida a integridade do planejamento executado.

💭 Exemplificando o uso de uma Categoria no Omie

Ao registrar um Pedido de Venda, Pedido de Compra, Ordem de Serviço, Contrato de Serviço, ou Conta a Receber, é possível designar as Categorias as quais essa receita deve ser classificada durante a geração da Conta a Receber:


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