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Cadastrando um Cliente ou Fornecedor Estrangeiro

Neste artigo, descubra como cadastrar no Omie um Cliente ou Fornecedor estrangeiro.

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Escrito por Thais Oldani
Atualizado há mais de 2 semanas

Cadastrar seus Clientes e Fornecedores no Omie é de extrema importância! 📊📋🔍

Esses cadastros possibilitam armazenar informações detalhadas sobre eles, mantendo um banco de dados atualizado que revela as preferências e histórico de compras dos clientes e interações com seus fornecedores.

Além disso, esses dados podem ser utilizados em diversos processos no sistema.


Cadastrando um Cliente ou Fornecedor Estrangeiro

1) Após realizar o login no Omie, acesse o Módulo de Finanças:

📣 Lembrete

O cadastro de Clientes e Fornecedores está disponível em diversos módulos do sistema. Você poderá acessá-lo pelo módulo de "Vendas e NF-e", "Serviços e NFS-e" e "Compras, Estoque e Produção", ou "Finanças".

2) Para realizar o cadastro manual, aqui acesse o menu suspenso do módulo de sua preferência (1), localize o tópico "Clientes e Fornecedores" e clique em "+ Incluir" (2):

3) O Omie oferece diversas opções para o cadastro de Clientes e Fornecedores. Porém, atualmente, o cadastro de clientes estrangeiros deve ser feito manualmente.

Selecione a opção "Inserção Manual":

4) Então, clique em "Quero continuar a inclusão manualmente"

5) Preencha as informações do cliente ou fornecedor nos campos de cadastro.

As opções disponíveis são projetadas para serem intuitivas, mas gostaríamos de destacar alguns pontos importantes:

Estado, Cidade, País e CEP

  • (1) Estado: selecione a opção "EX - Exterior".

  • (2) País: informe o país de origem do cliente ou fornecedor.

💡 Dica: Para informar um cliente ou fornecedor da Inglaterra, preencha o País com "Reino Unido".

  • (3) CEP: este campo não está disponível para preenchimento, pois este registro se refere a um cliente estrangeiro.

  • (4) Complemento: se houver, adicione um complemento ao endereço.

  • (5) Cidade (do Exterior): preencha o nome da cidade no país de origem.

CNPJ / CPF

Quando você informa um endereço no exterior, o campo de CNPJ/CPF torna-se indisponível para preenchimento.

Isso ocorre porque o CNPJ/CPF é um identificador fiscal específico para o Brasil, e clientes ou fornecedores estrangeiros não possuem esses documentos:

NIF - Número de Identificação Fiscal

Ao preencher um endereço no exterior, o sistema habilita o campo NIF - Número de Identificação Fiscal (1) na aba "Inscrições, CNAE e Outros" (2).

O NIF é um identificador fiscal utilizado em alguns países para substituírem o CNPJ/CPF, e pode ser necessário informá-lo no cadastro de clientes ou fornecedores estrangeiros:

6) Tudo pronto, basta clicar em "Salvar":


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