Criando o plano de contabilização
Para incluir lançamentos contábeis recorrentes em lote, primeiramente é necessário configurá-los em um plano de contabilização.
Para criar o plano de contabilização, acesse o menu "Contábil / Planos de Contabilização / Incluir":
Será aberto o assistente de inclusão de um novo plano de contabilização. A questão aqui é se você irá criar um plano novo, do zero, ou irá compartilhar um plano já existente no sistema e que está em uso:
Criando um novo plano
Caso você queira criar um novo plano, marque a opção "Quero criar um plano de contabilização do zero" e clique em "Continuar".
Na tela que será aberta, informe no campo utilização (1) a opção "Digitação e integração", defina um nome (2) para o plano de contabilização e informe o plano de contas (3) e o plano de históricos (4).
Feito isso, clique na opção "Incluir lançamento" para que o sistema exiba a tela de inclusão dos lançamentos contábeis:
Será aberta a tela para que você crie o lançamento que será utilizado futuramente na inclusão em lote. Você precisará determinar um código (1) e um nome (2), além de incluir as partidas de débito e crédito (3):
É o código indicado acima no item (1) que será utilizado para a digitação em lote. Feito isso, é só clicar no botão "Salvar" e repetir o processo de inclusão para todos os lançamentos que você deseja disponibilizar na inclusão em lote.
Depois que você incluir os lançamentos desejados, não esqueça de adicionar em quais empresas esse plano será utilizado. Para isso, basta acessar a opção "Empresas Vinculadas" e adicionar as desejadas:
Utilizando um plano já existente
Caso você queira utilizar o mesmo plano que já existe em uma outra empresa, na tela de "Inclusão de planos" marque a opção "Quero utilizar um plano de contabilização que já existe no sistema" e depois a opção "Quero utilizar nessa empresa o mesmo plano de contabilização que já está em uso em outra empresa."
Será aberta a tela para que você indique a empresa e o plano que deseja copiar.
Feito isso é só clicar em "Vincular".
Incluindo os lançamentos em lote
No menu Contábil / Lançamentos, clique em 'Incluir':
Selecione a opção 'Lançamentos em Lote':
Selecione o plano de contabilização para que sejam apresentados os lançamentos correspondentes:
Clique duplo sobre cada lançamento, informe os dados - data, documento (se houver) e valor - e clique em Salvar:
Após informar os dados dos lançamentos, clique em 'Gerar lançamentos':
Os lançamentos serão gerados e será apresentada a mensagem:
Ao acessar a consulta, poderá visualizar os dados dos lançamentos gerados (origem Digitação em lote), via painel de lançamentos: