Todas as coleções
Vendas e NF-e
Inteligência Artificial Fiscal
Alterando as Sugestões de Tributação: Inteligência Artificial Fiscal 🤖
Alterando as Sugestões de Tributação: Inteligência Artificial Fiscal 🤖

Neste artigo, descubra como alterar as Sugestões de Tributação na Inteligência Artificial Fiscal.

Thais Oldani avatar
Escrito por Thais Oldani
Atualizado há mais de uma semana

A ferramenta de Inteligência Artificial Fiscal utiliza técnicas de Machine Learning para sugerir a tributação para sua empresa no processo de Venda e Revenda de produtos e mercadorias.

Você está utilizando a Inteligência Artificial Fiscal, porém, não foi sugerido a tributação esperada? Aqui iremos te ajudar sobre isso! 😉

Considerando a complexidade da legislação tributária em nosso país, é bastante comum que um produto com uma única classificação fiscal possa ser tributado de diferentes formas, dependendo do destino da venda, do tamanho da embalagem ou até mesmo da finalidade de uso.

Nesse sentido, considerando à remota possibilidade de a sugestão apresentada não se adequar ao seu caso específico, oferecemos uma funcionalidade que permite o acesso a todas as sugestões de tributação disponíveis, para que você possa selecionar aquela que melhor se ajusta às suas necessidades.

Neste artigo, temos os seguintes tópicos:


Super dica sobre a Inteligência Artificial Fiscal

Um dos fatores primordiais, utilizado pela Inteligência Artificial Fiscal na pesquisa das tributações é a descrição do produto. Isso porque um mesmo NCM pode ter vários produtos semelhantes associados a ele, porém, com tributação diferente

Como resultado, a sugestão de tributação pode apresentar várias regras tributárias correspondentes a cada possível "classificação" do produto.

💡 Por exemplo. Considere o produto com a descrição "Mangueira".

Esse produto pode ser uma mangueira automotiva, ou uma mangueira de plástico, ou uma mangueira para material de construção, entre outros.

Por esse motivo, quanto mais detalhada for a descrição do produto, mais fácil a IAF conseguirá achar e trazer as sugestões de tributação.


Acessando as sugestões de tributação e
Aplicando uma nova sugestão

1) Para acessar as sugestões de tributação, no menu suspenso do módulo de Vendas e NF-e, clique na opção "Inteligência Artificial Fiscal":

2) Nesta tela, você poderá selecionar um produto (1) e a UF de destino (2) de interesse.

O sistema demonstrará uma listagem com os tributos já carregados (3). Cada linha corresponde a um perfil de venda/estado:

3) Caso a tributação já carregada para o produto não esteja conforme o esperado, você poderá consultar outras Sugestões de Tributação que o monitoramento automático encontrou para o seu produto, considerando possíveis classificações para ele

Para isso, clique em "Clique aqui para acessar outras Sugestões de Tributação para este produto":

💡 Com isso, será realizada uma consulta nas regras de tributação. É importante observar que essa consulta pode levar alguns instantes para ser concluída, pois envolve processamento de dados e verificação de informações relevantes

Separamos um exemplo para você entender na prática:

4) Nesta tela, você encontrará:

  1. O número total de sugestões encontradas para esse produto. Cada sugestão considera uma possível classificação deste produto

  2. Qual é a sugestão selecionada, e a sua classificação do produto. E ainda, por aqui você poderá pesquisar as demais sugestões disponíveis.

    Separamos um tópico detalhando esse processo, para saber mais, clique aqui.

  3. Algumas simulações de tributação, considerando a opção selecionada no passo 2:
    Ou seja, com base na sugestão selecionada, realizaremos algumas simulações de tributação e as demonstraremos, visando exemplificar detalhes relacionados.

    💡 Dica. Além disso, por aqui você poderá visualizar uma prévia da sugestão;

5) Após revisar todos os detalhes da sugestão e confirmar que ela é adequada para o seu produto, para aplicar a nova regra, clique no botão "Aplicar essa Sugestão Agora":

💡 Ao aplicar uma nova sugestão, será iniciado um processo de análise da tributação do produto, considerando todos os perfis de venda possíveis. É preciso aguardar essa etapa ser concluída para poder utilizar as novas sugestões deste produto nas suas vendas.

Separamos alguns detalhes importantes sobre a Sugestão de Tributação

Por isso, sugerimos a leitura do tópico "FAQ - Sugestão de Tributação".


FAQ - Sugestão de Tributação

Preparamos uma lista das perguntas mais frequentes sobre a Sugestão de Tributação da IAF, para que você encontre as respostas que procura de forma rápida e fácil. 🚑

Sobre as Sugestões de Tributação

Cada sugestão é uma versão ou classificação identificada pela IAF para um mesmo produto, por isso, cada uma delas apresentará regras tributárias diferentes.

  • 🧠 Aprendendo na prática: Considere nosso exemplo inicial, o produto "Mangueira".


    Ao clicar em "Clique aqui para acessar outras Sugestões de Tributação para este produto", pesquisaremos as demais sugestões disponíveis para esse produto:

    Aqui, a IAF encontrou 5 sugestões diferentes, cada uma delas considerando uma classificação diferente para o mesmo produto "mangueira":


Filtrando diferentes sugestões para um mesmo produto

Conforme citamos anteriormente, um mesmo NCM pode ter vários produtos semelhantes associados a ele, porém, com tributação diferente. Como resultado, a IAF pode identificar várias regras de tributação, correspondentes a cada possível classificação do produto.


Na tela de "Sugestão de Tributação" você poderá consultar o total de sugestões identificadas para este produto (1) e qual é a sugestão demonstrada no momento (2):

Para filtrar outras sugestões deste produto, siga os passos abaixo:

  1. Clique na lupa ao lado direito da opção "regra de tributação para: ";

  2. Clique na lupa laranja;

  3. Serão demonstradas todas as sugestões encontradas, cada uma delas será sobre uma possível classificação deste produto:

  4. Para selecionar uma sugestão, dê um clique na opção de interesse:

  5. Assim, com base nesta sugestão, realizaremos uma simulação e apresentaremos algumas demonstrações de tributação. Cada linha representa um Perfil de Venda:


Cada Sugestão de Tributação selecionada apresentará demonstrações

Ao selecionar uma das sugestões disponíveis, o sistema exibirá algumas demonstrações de exemplo, em que cada linha representando um Perfil de Venda distinto.

Caso a sugestão seja aplicada, será iniciado um processo de análise da tributação do produto, considerando todos os perfis de venda possíveis:


Sobre o Perfil de Venda / do Destinatário

É importante observar que as demonstrações podem exibir apenas algumas opções de "Perfil do Destinatário", não englobando todas as possibilidades existentes. Isso acontece principalmente para otimizar o processo:

Mas não se preocupe! Ao aplicar uma Sugestão, todos os perfis de destinatário e todos os estados serão monitorados, e após a atualização, ficarão disponíveis.


Prévia da Sugestão de Tributação

Ao dar um duplo clique em uma linha, será possível visualizar uma prévia da demonstração selecionada:


Possibilidade de utilizar outro cenário fiscal no Pedido de Venda

É sempre importante lembrar que a qualquer momento você pode definir o seu Cenário Fiscal utilizado na venda, alterando a opção do Monitoramento Automático por outro.

Ao utilizar outro Cenário Fiscal, você poderá configurar os tributos manualmente, conforme sua necessidade e realizar a emissão da sua NF-e imediatamente:


Em caso de dúvidas sobre as regras a serem aplicadas para o seu processo de venda, consulte a sua contabilidade.

Alterar sugestão de imposto, alterar sugestão de tributo, aplicar sugestão de imposto, sugestão fiscal

Respondeu à sua pergunta?