O plano de contas referencial tem por finalidade estabelecer um relacionamento (De-Para) entre as contas analíticas de Ativo, Passivo, Patrimônio líquido, Receitas e Despesas do Plano de contas da Pessoa Jurídica para um Plano de contas padronizado da Receita Federal.
Esse De/Para será gerado no registro I051 do arquivo SPED ECD e recuperado pelo registro C051 do SPED ECF.
O SPED ECD (Escrituração Contábil Digital) é uma obrigação anual que tem por finalidade declarar toda a escrituração contábil da empresa (Plano de contas, Históricos, C/Custos, Saldos, Lançamentos, Apuração do Resultado e Demonstrações Contábeis), enquanto o SPED ECF (Escrituração Contábil Fiscal) é outra obrigação anual que faz a interligação entre os dados contábeis declarados na ECD, com os dados fiscais referentes às apurações do IRPJ e da CSLL.
Essa interligação (Contábil e Fiscal) é feita via validador (PGE) do SPED ECF, por meio da recuperação da ECD, com base nos relacionamentos do Plano de Contas x Plano Referencial, por isso, a importância de estar com os relacionamentos sempre atualizados.
Como relacionar as contas do Plano de Contas com o Plano Referencial SPED
Para relacionar as contas contábeis do Plano de contas da empresa com o Plano Referencial, acesse o Plano de Contas:
E a opção ‘Relacionamento Plano Referencial ECD/ECF:
Será aberta a tela de relacionamento, com duas grids compostas pelo Plano Contábil da empresa (lado esquerdo) e pelo Plano Referencial (lado direito).
Se o Plano Referencial (item 1 - lado direito) não for carregado automaticamente, poderá selecioná-lo na lista disponível.
💡 Dicas
As empresas tributadas pelo Lucro Presumido e com a Qualificação da Pessoa Jurídica definida como PJ em Geral, terão o Plano Referencial 'PJ em Geral - Lucro Presumido' (1) carregado automaticamente.
O Plano de Contas da empresa poderá ser relacionado com mais de um Plano Referencial SPED, se necessário.
É possível relacionar várias contas contábeis para apenas uma conta referencial.
Para fazer o relacionamento, selecione as contas analíticas (2) do Plano Contábil (lado esquerdo), marque uma conta analítica (3) do Plano Referencial e clique em ‘Relacionar’ (4).
O código da conta referencial relacionada será apresentado na coluna ‘Plano referencial’ (5) do Plano Contábil (lado esquerdo).
Para facilitar o relacionamento, você pode usar o filtro ‘Situação da conta’ (6), que possibilita consultar as contas:
Com relacionamento
Sem Relacionamento
Com movimento e com relacionamento
Com movimento e sem relacionamento
⚠️Observações:
Com o filtro de contas com movimento, serão apresentadas todas as contas da empresa selecionada que tiveram alguma movimentação de saldos durante o exercício da ECD.
Para que as contas com movimento sejam filtradas corretamente, a funcionalidade de relacionamento referencial deve ser acionada à partir de um mês (preferencialmente DEZ) referente ao exercício de geração da ECD (Ex.: Dez/2025).
No arquivo da ECD, serão enviadas as contas com movimento, logo, essas devem ter prioridade no relacionamento.
Você poderá acompanhar o andamento do relacionamento por meio da informação 'Existem X (de Y) contas a relacionar' (7), onde serão demonstradas as quantidades de contas já relacionadas versus as contas pendentes de relacionamento.
Excluir Relacionamento (8): essa opção será habilitada quando selecionar contas do Plano de Contas (lado esquerdo) que já possuem relacionamento gravado.
Incluir Conta (9): é um atalho para a inclusão de novas contas no Plano de Contas.
Alterar Relacionamento: a alteração pode ser realizada ao relacionar uma conta do Plano Contábil (lado esquerdo) que já possua relacionamento, com uma conta do Plano Referencial. Ao clicar em ‘Relacionar’ o código referencial anterior será substituído pelo novo.
Também poderá alterar ou excluir relacionamento por meio da aba ‘Planos Referenciais’ do Plano de Contas.
Ver Detalhes da Conta Referencial: ao clicar duplo sobre a conta referencial (lado direito), é possível consultar os detalhes da mesma:
⚠️ Regras de Relacionamento: só poderão ser relacionadas contas do Plano Contábil x Referencial que:
Sejam analíticas
Pertençam ao mesmo grupo contábil
Não pertençam aos grupos de Compensação ou Outras
Definindo o Plano Referencial que será gerado no SPED Contábil (ECD)
O Plano Referencial que estiver parametrizado na Obrigação SPED Contábil é o que será gerado no registro I051 do arquivo ECD e que também será usado na geração do Balancete Referencial - à partir do Balancete de Verificação.
Como gerar o Balancete Referencial
Após concluir os relacionamentos, você pode gerar o Balancete Referencial para conferir se os saldos das contas relacionadas estão de acordo com a escrituração contábil.
O Balancete Referencial será gerado no formato 'Consulta', podendo ser acionado de duas formas:
via funcionalidade de Relacionamento do Plano Referencial:
via funcionalidade de emissão do Balancete de Verificação:
💡 Dica: para mais detalhes sobre os parâmetros de emissão do Balancete de Verificação, clique aqui.
No Balancete Referencial serão geradas apenas as contas referenciais relacionadas à contas contábeis que tiveram movimentação de saldos no período solicitado.
O seu conteúdo será demonstrado em formato consulta, que possui o conceito de drill-down, permitindo navegar desde as contas referenciais até a transação que originou o lançamento contábil.
Ao clicar duplo na conta referencial, o sistema irá apresentar as contas contábeis relacionadas, que compõem o saldo da mesma:
Ao clicar sobre a conta contábil, será aberto o razão correspondente:
Para ver os detalhes do lançamento contábil, basta dar um duplo clique. Uma vez no lançamento, caso você queira visualizar a origem do mesmo, basta clicar em "Ver Origem" (no canto superior esquerdo da tela):
Com isso, poderão ser exibidos o documento fiscal, o contas a pagar ou o contas a receber que o originou: