O inventário é um elemento fundamental para empresas que atuam com vendas e revendas, e por isso ter o registro correto de todo o seu material é essencial!
Para facilitar esse processo, especialmente considerando a grande quantidade de itens que podem estar em seu estoque, disponibilizamos a opção de importação de produtos em lote.
Com esse recurso, você poderá cadastrar todos os seus produtos de forma rápida, garantindo que sua gestão de inventário esteja sempre atualizada e organizada! 📦
⚠️ Atenção
Ao atualizar os registros do sistema utilizando uma planilha, é necessário que todos os campos sejam revisados.
Caso alguma coluna seja deixada em branco durante a importação, o Omie interpretará isso como uma instrução para apagar a informação correspondente do cadastro atual. Por isso, recomendamos que você verifique previamente as informações já cadastradas para garantir que todos os dados sejam corretamente preenchidos na planilha. Assim, você evita alterações indesejadas e mantém seus registros sempre atualizados!
Cadastrando Produtos via Planilha
💡 Esse processo pode ser feito tanto pelo módulo "Vendas e NF-e" quanto pelo módulo "Compras, Estoque e Produção". |
1) Após realizar o login no Omie, acesse o Módulo de Compras:
2) Clique no menu suspenso do módulo de Compras (1) , localize o tópico "Produtos" e clique em "Importar Planilha" (2):
3) Depois disso, acesse o Passo 1, para fazer o download da versão mais atualizada da planilha:
4) Após baixar a Planilha Modelo, insira as informações necessárias no arquivo. Nesta etapa, é fundamental garantir que todos os campos obrigatórios sejam preenchidos corretamente para evitar erros no cadastro.
Lembrando que para a configuração do fornecedor, você pode preencher apenas a aba "Omie_Produtos".
⚠️ Somente as planilhas padrão do sistema podem ser importadas. Se você tiver uma planilha pessoal, será necessário copiar os dados para o nosso modelo antes de realizar a importação.
Todas as planilhas são protegidas por senha para garantir que a estrutura necessária para a leitura, vinculada ao nosso banco de dados, seja mantida. Portanto, não é possível mover, excluir ou adicionar colunas.
💡 Dicas para preenchimento da Planilha
💡 Dicas para preenchimento da Planilha
Assim que abrir a Planilha Modelo, clique em Habilitar Edição para começar a preencher as informações:
Para essa parametrização você utilizará apenas a aba Omie_Produtos_Fornecedor. Esta aba é dividida em dois tipos de colunas:
Opcional: Essas colunas são flexíveis, e o preenchimento fica a seu critério.
Obrigatório: Essas colunas devem ser preenchidas para garantir que a importação seja concluída. As colunas obrigatórias são:
Código do Produto. O código do produto é uma informação única de cada produto e serve para uma identificação mais rápida dele. Ele pode ser cadastrado da forma que preferir. Exemplo: "PRD0001"; "PROD-01".
Descrição do Produto. A descrição do produto é uma informação que serve para a identificação exata do produto. Exemplo: "Camisa Branca Básica - Tamanho M".
Código NCM. Também conhecido como "Nomenclatura Comum do Mercosul", o NCM é uma nomenclatura regional para categorização de mercadorias para as operações de comércio exterior dos países do Mercosul.
Consulte a contabilidade para verificar como preencher este campo.
Unidade. Essa coluna deve ser preenchida com a unidade de medida do produto, ou seja, se ele é medido em Peças (PÇ), Unidade (UN), etc.
Local de Estoque. Essa coluna deve ser preenchida com a descrição OU com o código do seu Local de Estoque.
Tipo do Produto (Bloco K). Essa informação é utilizada também para geração do SPED Bloco K. Saiba mais.
5) Após todas as informações serem preenchidas, importe a planilha no sistema:
6) Se ocorrer algum erro durante a importação, você receberá um e-mail com detalhes sobre o que deu errado. Esse e-mail incluirá orientações sobre como corrigir o problema, permitindo que você ajuste as informações e tente a importação novamente:
7) Tudo pronto! Os seus cadastros foram incluídos com sucesso!
📚 Artigos Relacionados