Passar para o conteúdo principal

Atualizando as informações no Pedido Venda

Neste artigo, descubra como atualizar as informações de Vendas.

Sara Celis avatar
Escrito por Sara Celis
Atualizado há mais de 2 meses

Em muitos casos, após a criação do Pedido de Venda, é comum que ocorram ajustes, como alterações na quantidade, valor ou até mesmo nas configurações fiscais (como impostos).

Por isso, manter o pedido sempre atualizado é fundamental para garantir a precisão das informações e evitar inconsistências no momento da emissão da Nota Fiscal e durante o processo de faturamento.

Neste passo a passo, te mostraremos como você pode atualizar as informações de forma simples e rápida! 😃

Tópicos do Artigo:


Alteração no Cenário Fiscal

Se você alterou o Cenário Fiscal do seu Pedido de Venda, é importante atualizar todas as informações do Pedido para que estejam em conformidade com o novo cenário.

1) Para isso, clique em "Atualizar os impostos dos itens":


Alteração no cadastro do Cliente ou Produto

É comum que algumas informações sejam atualizadas no cadastro de clientes ou produtos. Para refletir essas alterações no Pedido de Venda, você pode utilizar duas formas simples de atualização:

Para expandir a informação, basta clicar na seta em cima da descrição do campo de interesse.

I. Atualização na Listagem de Pedidos

1) Após realizar login no Omie, acesse o módulo de Vendas e NF-e:

2) Passe o cursor do seu mouse sobre o Módulo de Vendas e NF-e (1) para acessar o menu suspenso. Em seguida, clique em "Exibir Todas" na seção Venda de Produto (2):

3) Clique com o botão direito do mouse sobre a lista de Pedidos e então clique em "Atualizar"

II. Atualização no Pedido de Venda

Outra forma de forçar a atualização dos dados no Pedido de Venda é o que chamamos internamente de “chacoalhar” o Pedido.

1) Para isso, faça uma pequena alteração no preenchimento do campo de Frete e salve. Depois, retorne ao valor correto e salve novamente:

Isso faz com que o sistema recalcule as informações com base nas configurações mais atuais.


Atualização nos Impostos dos itens

Se você alterou algum imposto ou ajustou uma regra de cálculo no cenário fiscal, o sistema identificará essa mudança e exibirá no seu Pedido de Venda a seguinte mensagem: “Atualizar os impostos dos itens”.

1) Para que os itens do pedido sejam atualizados automaticamente com as novas configurações fiscais, clique sobre essa mensagem:

2) E pronto, seu Pedido foi atualizado! 😉


Alteração em Pedidos já faturados

​Mesmo após o faturamento, ainda é possível ajustar algumas informações importantes no Pedido de Venda, como Categoria, Conta Corrente, Projeto e Vendedor.

Essas alterações não impactam a Nota Fiscal já emitida, mas ajudam a manter os lançamentos organizados e alinhados com a realidade da operação e dos relatórios gerenciais:


📚 Artigos Relacionados

Respondeu à sua pergunta?