Em muitos casos, após a criação do Pedido de Venda, é comum que ocorram ajustes, como alterações na quantidade, valor ou até mesmo nas configurações fiscais (como impostos).
Por isso, manter o pedido sempre atualizado é fundamental para garantir a precisão das informações e evitar inconsistências no momento da emissão da Nota Fiscal e durante o processo de faturamento.
Neste passo a passo, te mostraremos como você pode atualizar as informações de forma simples e rápida! 😃
Tópicos do Artigo:
Alteração no Cenário Fiscal
Se você alterou o Cenário Fiscal do seu Pedido de Venda, é importante atualizar todas as informações do Pedido para que estejam em conformidade com o novo cenário.
1) Para isso, clique em "Atualizar os impostos dos itens":
Alteração no cadastro do Cliente ou Produto
É comum que algumas informações sejam atualizadas no cadastro de clientes ou produtos. Para refletir essas alterações no Pedido de Venda, você pode utilizar duas formas simples de atualização:
ℹ Para expandir a informação, basta clicar na seta em cima da descrição do campo de interesse.
I. Atualização na Listagem de Pedidos
I. Atualização na Listagem de Pedidos
1) Após realizar login no Omie, acesse o módulo de Vendas e NF-e:
2) Passe o cursor do seu mouse sobre o Módulo de Vendas e NF-e (1) para acessar o menu suspenso. Em seguida, clique em "Exibir Todas" na seção Venda de Produto (2):
3) Clique com o botão direito do mouse sobre a lista de Pedidos e então clique em "Atualizar"
II. Atualização no Pedido de Venda
II. Atualização no Pedido de Venda
Outra forma de forçar a atualização dos dados no Pedido de Venda é o que chamamos internamente de “chacoalhar” o Pedido.
1) Para isso, faça uma pequena alteração no preenchimento do campo de Frete e salve. Depois, retorne ao valor correto e salve novamente:
Isso faz com que o sistema recalcule as informações com base nas configurações mais atuais.
Atualização nos Impostos dos itens
Se você alterou algum imposto ou ajustou uma regra de cálculo no cenário fiscal, o sistema identificará essa mudança e exibirá no seu Pedido de Venda a seguinte mensagem: “Atualizar os impostos dos itens”.
1) Para que os itens do pedido sejam atualizados automaticamente com as novas configurações fiscais, clique sobre essa mensagem:
2) E pronto, seu Pedido foi atualizado! 😉
Alteração em Pedidos já faturados
Mesmo após o faturamento, ainda é possível ajustar algumas informações importantes no Pedido de Venda, como Categoria, Conta Corrente, Projeto e Vendedor.
Essas alterações não impactam a Nota Fiscal já emitida, mas ajudam a manter os lançamentos organizados e alinhados com a realidade da operação e dos relatórios gerenciais:
📚 Artigos Relacionados