O DRE (Demonstração de Resultados) é uma ferramenta essencial na contabilidade para acompanhar o desempenho financeiro de uma empresa. Ele permite monitorar receitas e despesas mês a mês, mostrando se as operações estão gerando lucro ou prejuízo.
Esse relatório deve ser elaborado junto ao Balanço Patrimonial, preferencialmente com o apoio de sua contabilidade.
E para facilitar a sua análise, que tal gerarmos e analisarmos um DRE agora? 🚀
⚠️ Importante
Certifique-se de que as categorias foram configuradas antes de gerar o relatório. Esse é um passo essencial para iniciar a análise corretamente.
Gerando e analisando o relatório de DRE
1) Após realizar o login no Omie, acesse o módulo de Finanças:
2) Passe o cursor do seu mouse sobre o ícone do módulo de Finanças para visualizar o menu (1). Em seguida,clique em "DRE: Demonstrativo de Resultados" (2):
3) Antes de gerar o relatório, você consegue definir o período que deseja analisar (1), e também o tipo (2), por data de registro, ou por data de emissão:
4) E também, se o CMC das "Remessas de Produtos" (1) e dos "Produtos Utilizados na Prestação de Serviços" (2) devem ser contabilizados no relatório:
5) Após realizar as definições, basta clicar em "Executar":
6) Assim que gerar o relatório, as informações são apresentadas de forma comprimida, mas através do botão "Formatar", é possível expandir para visualizá-las por completo:
7) O DRE do Omie pode ser visualizado a partir dos seguintes filtros:
8) Cada um desses filtros é configurado e parametrizado por meio das categorias. Veja abaixo a estrutura do DRE:
9) No relatório, é possível filtrar as informações em todas as colunas que contém o ícone de engrenagem "⚙️":
10) Para a análise ficar ainda mais precisa, você consegue adicionar ou remover campos:
💡 Dica Omie
É comum que ao detalhar os lançamentos de determinada categoria, o sistema agrupe valores que compartilhem a mesma categoria, conta do DRE, cliente e conta-corrente, como neste exemplo:
Neste caso, o sistema identificou que há dois lançamentos, para o mesmo CNPJ, categoria, conta-corrente e data de Registro/Emissão.
E por conta disso, o DRE agrupou os dois valores em uma única linha com a soma total dos lançamentos.