Você sabia que é possível otimizar o cadastro de Clientes e Fornecedores e agilizar os processos de maneira super eficiente?
No Omie, você pode cadastrar ou atualizar seus Clientes e Fornecedores desejados a partir de uma Planilha!
Descubra como nos passos abaixo! 🚀
💡 Informações Importantes
O cadastro de Clientes e Fornecedores pode ser acessado pelo módulo "Vendas e NF-e", "Serviços e NFS-e", "Compras, Estoque e Produção" e "Finanças". Desta forma, a Planilha de Importação fica disponibilizada em todos os Módulos citados.
Caso esteja utilizando a Planilha para atualizar os registros já existentes de Clientes e Fornecedores do sistema, é fundamental que ela seja preenchida por completo! Antes de iniciar, verifique quais informações já estão preenchidas no Cadastro para garantir que você as inclua corretamente na Planilha.
Ou seja: se uma coluna na Planilha for deixada em branco, o Omie interpretará que a informação correspondente no cadastro atual deve ser removida. Portanto, preencha todos os campos com cuidado para evitar a perda de dados importantes!
🎓 Confira o treinamento exclusivo sobre o tema:
Importando Clientes e Fornecedores por Planilha
1) Após realizar o login no Omie, acesse o módulo de Finanças e clique no Passo 2 - Cadastrar Clientes e Fornecedores:
2) Ao acessar a listagem de Clientes e Fornecedores, clique na opção "Importar Planilha", localizada no menu lateral esquerdo:
3) Para cadastrar seus clientes em lote, utilize o modelo de planilha fornecido pela Omie. Comece clicando em Passo 1 - Baixar Modelo para fazer o download da versão mais recente da nossa planilha:
⚠️ Somente as planilhas padrão do sistema, como essa que você acabou de baixar, podem ser importadas. Se você tiver uma planilha pessoal, será necessário copiar os dados para o nosso modelo antes de realizar a importação.
Todas as planilhas são protegidas por senha para garantir que a estrutura necessária para a leitura, vinculada ao nosso banco de dados, seja mantida. Portanto, não é possível mover, excluir ou adicionar colunas.
4) Após baixar a Planilha Modelo, insira as informações necessárias no arquivo. Nesta etapa, é fundamental garantir que todos os campos obrigatórios sejam preenchidos corretamente para evitar erros no cadastro:
Dicas para preenchimento da Planilha
Dicas para preenchimento da Planilha
Assim que abrir a Planilha Modelo, clique em Habilitar Edição para começar a preencher as informações:
A Planilha Modelo da Omie é dividida em três tipos de colunas:
Obrigatório: Essas colunas devem ser preenchidas para garantir que a importação seja concluída.
A coluna obrigatória é: Nome e CPF/CNPJ
Pode ser obrigatório: O preenchimento dessas colunas dependerá das configurações específicas que você definiu no sistema.
A coluna que pode ser obrigatória é: CNPJ/CPF
Opcional: Essas colunas são flexíveis, e o preenchimento fica a seu critério.
5) Após todas as informações serem preenchidas, importe a planilha no sistema:
6) Se ocorrer algum erro durante a importação, você receberá um e-mail com detalhes sobre o que deu errado. Esse e-mail incluirá orientações sobre como corrigir o problema, permitindo que você ajuste as informações e tente a importação novamente.
7) Tudo pronto! Os seus cadastros foram incluídos com sucesso!