Como importar clientes por planilha

Nesse artigo, descubra como cadastrar em massa os clientes

Hugo Alves avatar
Escrito por Hugo Alves
Atualizado há mais de uma semana

Temos um treinamento exclusivo sobre o tema que você pode conferir no vídeo abaixo:

📌 Esse processo pode ser feito tanto pelo módulo "Vendas e NF-e" quanto pelos módulos "Serviços e NFS-e", e "Finanças".


⚠️ Atenção!

Caso esteja atualizando os registros do sistema por meio da planilha, ela deve ser preenchida por completo! Ou seja, se a coluna na planilha for importada em branco, o Omie entende que deve ser apagada a informação do cadastro atual.

Verifique antes, quais são as informações do cadastro já preenchidas para preencher também na planilha.


Importando clientes por planilha

Acesse o menu suspenso do módulo de "Finanças", e clique em "Importar Planilha" no grupo de Clientes e Fornecedores:

Depois disso, acesse o Passo 1, para fazer o download da versão mais atualizada da planilha:

Com a planilha em mãos, vamos para o passo 2:

Primeiro, habilite a edição dela:

Agora vamos ao preenchimento :)

1) Existem três tipos de colunas:

As marcadas como "Obrigatórias" necessariamente devem ser preenchidas para não ocorrer nenhum erro na importação. Já as colunas marcadas como "Opcional", ficam a seu critério se devem ser preenchidas ou não. As colunas como "Pode ser obrigatório" vai depender das configurações feitas no sistema :)

2) As opções obrigatórias são:

  • Razão Social / Nome Completo

  • CNPJ/CPF (Pode ser obrigatório)

Após todas as informações serem preenchidas, vamos importar a planilha no sistema:

💡 #DicasDoBem

  • apenas as planilhas padrões do sistema, ou seja, essa que acabou de fazer o download, são possíveis de importar. Quaisquer outras planilhas pessoais, devem ter os dados copiados para uma de nossas planilhas e realizar a importação

  • todas as planilhas são protegidas com senha, para manter a estrutura que vai ser lida devido à vinculação com nosso banco de dados. Por isso não é possível mover/excluir/incluir colunas

Caso ocorra algum erro durante a importação, você receberá as instruções no seu e-mail:

Basta corrigir os erros apontados e importar novamente :)

Caso não ocorra nenhum erro, aparecerá a seguinte mensagem:

E os cadastros no seu sistema 😉


📌 Separamos alguns artigos importantes sobre o assunto :)

Respondeu à sua pergunta?