Como importar clientes por planilha

Nesse artigo, descubra como cadastrar em massa os clientes

Hugo Alves avatar
Escrito por Hugo Alves
Atualizado essa semana

Temos um treinamento exclusivo sobre o tema que você pode conferir no vídeo abaixo:

📌 Esse processo pode ser feito tanto pelo módulo "Vendas e NF-e" quanto pelos módulos "Serviços e NFS-e", e "Finanças".


⚠️ Atenção!

Caso esteja atualizando os registros do sistema por meio da planilha, ela deve ser preenchida por completo! Ou seja, se a coluna na planilha for importada em branco, o Omie entende que deve ser apagada a informação do cadastro atual.

Verifique antes, quais são as informações do cadastro já preenchidas para preencher também na planilha.


Importando clientes por planilha

Acesse o menu suspenso do módulo de "Finanças", e clique em "Importar Planilha" no grupo de Clientes e Fornecedores:

Depois disso, acesse o Passo 1, para fazer o download da versão mais atualizada da planilha:

Com a planilha em mãos, vamos para o passo 2:

Primeiro, habilite a edição dela:

Agora vamos ao preenchimento :)

1) Existem três tipos de colunas:

As marcadas como "Obrigatórias" necessariamente devem ser preenchidas para não ocorrer nenhum erro na importação. Já as colunas marcadas como "Opcional", ficam a seu critério se devem ser preenchidas ou não. As colunas como "Pode ser obrigatório" vai depender das configurações feitas no sistema :)

2) As opções obrigatórias são:

  • Razão Social / Nome Completo

  • CNPJ/CPF (Pode ser obrigatório)

Após todas as informações serem preenchidas, vamos importar a planilha no sistema:

💡 #DicasDoBem

  • apenas as planilhas padrões do sistema, ou seja, essa que acabou de fazer o download, são possíveis de importar. Quaisquer outras planilhas pessoais, devem ter os dados copiados para uma de nossas planilhas e realizar a importação

  • todas as planilhas são protegidas com senha, para manter a estrutura que vai ser lida devido à vinculação com nosso banco de dados. Por isso não é possível mover/excluir/incluir colunas

Caso ocorra algum erro durante a importação, você receberá as instruções no seu e-mail:

Basta corrigir os erros apontados e importar novamente :)

Caso não ocorra nenhum erro, aparecerá a seguinte mensagem:

E os cadastros no seu sistema 😉


📌 Separamos alguns artigos importantes sobre o assunto :)

Respondeu à sua pergunta?